8 personagens que você não imaginaria que já derrotaram o Superman

Capa da Publicação

8 personagens que você não imaginaria que já derrotaram o Superman

Por Gus Fiaux

Considerado por muitos como o maior super-herói de todos os tempos, o Superman é a definição de perfeição na DC Comics. Nascido em Krypton e criado em uma fazenda no Kansas, o Homem de Aço possui dons acima de qualquer outro ser humano, tudo graças ao poder do nosso sol amarelo, que interage com as células do corpo do kryptoniano de uma forma bem diferente.

Ao longo dos anos, o Superman se tornou um exemplo de poder, determinação, justiça e força bruta, sempre disposto a sacrificar suas próprias necessidades em prol daqueles que precisam – mas nem sempre, isso resultou em vitórias para ele. Aqui, você conhecerá 8 personagens que você não imaginaria que já derrotaram o Superman!

Imagem de capa do item

Coringa

O universo de Injustice é uma das muitas realidades presentes na DC Comics, e traz uma das tramas mais grotescas e brutais já vistas nas HQs. A história começa quando o Coringa lança um ataque nuclear na cidade de Metropolis, dizimando milhares de vidas e matando Lois Lane. Só por isso, já dá para dizer que ele derrotou o Superman, deixando-o incapaz.

No entanto, a virada dramática acontece quando o Herói do Amanhã perde completamente a cabeça e atravessa seu braço no peito do Príncipe Palhaço do Crime, matando-o instantaneamente. É aqui que vemos como o vilão teve sua vitória de fato, já que foi capaz de corromper e destruir até mesmo toda a pureza do Último Filho de Krypton, transformando-o em um tirano ditador.

Imagem de capa do item

Arqueiro Verde

Quando falamos de Batman: O Cavaleiro das Trevas, a clássica HQ de Frank Miller que redefiniu os rumos do Cruzado Encapuzado e, de quebra, nos deu um baita conflito entre o herói e o Superman, que se torna uma arma do governo norte-americano, muitos se esquecem da importância do Arqueiro Verde na história.

No fim, quando estamos tendo um brutal conflito entre Bruce Wayne e Clark Kent, é Oliver Queen quem aparece para ajudar - com um braço a menos do que sua contraparte mais conhecida - e usa uma flecha feita de Kryptonita para enfraquecer o herói, o que dá ao Batman uma pequena vantagem para deter definitivamente o Homem de Aço.

Imagem de capa do item

Shazam (Capitão Marvel)

Uma das fraquezas mais conhecidas do Superman é a magia. Embora seu corpo esteja pronto para (quase) tudo, ele ainda é vulnerável a ataques que tem como base energias místicas e arcanas, e um bom exemplo disso se dá em Reino do Amanhã, quando ele fica cara a cara com o Shazam e é derrotado.

Na trama, Lex Luthor convence o Capitão Marvel original a lutar contra o Homem de Aço. Assim, ele começa a jogar seus raios místicos contra o herói, que se vê incapaz de fazer qualquer coisa para se defender. Quando já sabe que foi derrotado pela disputa de poder, o Homem de Aço consegue fechar a boca de Billy Batson com sua mão e o convence a ajudá-lo.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

O Superman e a Mulher-Maravilha são grandes amigos, certo? Eles já até chegaram a namorar durante os Novos 52, então não há motivo para os dois brigarem, correto? Bem, não. Na verdade, a Princesa de Temíscira é uma das responsáveis por uma das derrotas mais amargas já vividas pelo Homem de Aço.

Em Wonder Woman #219, de 2005, Maxwell Lord controla a mente do herói e faz ele acreditar que Diana é o Apocalypse. Totalmente furioso, ele se volta contra seus amigos e deixa o Batman em um estado crítico, mas é finalmente derrotado quando Diana usa sua tiara para rasgar a sua garganta. Ele sobrevive, é óbvio, e a trama faz parte do arco Sacrifício.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Quando falamos sobre crossovers entre a Marvel e a DC Comics, temos que pensar que essas histórias eram feitas justamente para lucrar através do interesse dos fãs - e por isso, o Superman acabou sendo derrotado por uma figura bem intrigante, o Doutor Destino. Isso aconteceu na revista Superman and Spider-Man, publicada em 1981.

Na trama, Victor Von Doom quer usar o Superman para dar continuidade aos seus planos de dominação mundial, e ele atrai o herói até a embaixada da Latvéria em Nova York. Depois, o vilão combina magia, ciência e um pouco de seus artifícios para capturar o Homem de Aço - e teria conseguido continuar seu plano, caso o Homem-Aranha não tivesse salvo o dia...

Imagem de capa do item

Galactus

Ainda dando continuidade aos crossovers intereditoriais, um exemplo bem interessante se deu em Fantastic Four/Superman, de Dan Jurgens e Art Thibert. Na trama, o Homem de Aço se junta ao Quarteto Fantástico na tentativa de deter Galactus, o Devorador de Mundos. Porém, o herói de Krypton acaba encontrando uma ameaça maior do que imaginava.

Não só o Superman é derrotado por Galactus como também se torna um arauto dele, ganhando novos poderes aumentados pelo Poder Cósmico do Devorador de Mundos. Felizmente, ao final, a Família Fundamental - que já estava acostumada em enfrentar o titã cósmico - consegue derrotá-lo e ainda restauram o Superman antes dele voltar para seu universo.

Imagem de capa do item

Muhammad Ali

Ainda no campo dos crossovers, um que jamais deve ser esquecido é o gibi Superman vs. Muhammad Ali, publicado originalmente em 1978. Aqui, tanto o Herói do Amanhã quanto o maior pugilista do século se veem presos em uma arena intergaláctica, e precisam lutar para impedir uma invasão de alienígenas na Terra.

Acontece que o local onde a arena é situada fica longe do sol amarelo que dá poderes ao Superman. Assim, o Homem de Aço até tenta, mas leva uma verdadeira surra nas mãos de Ali. Ao fim, os dois conseguem repelir os aliens da Terra e ainda por cima formam uma grande amizade - como em todos os grandes crossovers de super-heróis.

Imagem de capa do item

Arlequina

Cerca de trinta anos após a publicação de Superman vs. Muhammad Ali, os escritores da DC Comics decidiram homenagear o quadrinho em Harley's Little Black Book. Na HQ, vemos a Arlequina e o Superman presos em uma arena intergaláctica, onde precisam lutar para impedir uma invasão alienígena na Terra... soa familiar?

Pois bem, a trama segue exatamente o que vimos no crossover original, só que dessa vez com a Arlequina no papel que pertencia a Muhammad Ali. Ela, que praticava boxe desde criança, é capaz de derrotar o Superman, que não possuía seus poderes graças à falta do sol amarelo. E eventualmente, os dois se unem para repelir os extraterrestres.