10 personagens de quadrinhos que foram adaptados de maneira péssima
10 personagens de quadrinhos que foram adaptados de maneira péssima
Nem sempre um filme bom traz uma adaptação fiel das HQs…
Seja com os filmes da DC ou o Universo Cinematográfico da Marvel, temos vários personagens dos quadrinhos sendo levados para as telas do cinema, TV e streaming. Porém, nem sempre esses personagens são adaptados de forma fiel à sua mídia de origem.
Assim, separamos aqui algumas das maiores e piores adaptações dos personagens. Vale lembrar que isso não significa que os personagens ficaram ruins, mas sim que suas adaptações são bastante destoantes por diferentes motivos e não se assemelham em nada a pontos importantes estabelecidos anteriormente em suas histórias.
Alguma adaptação que você julga péssima ficou de fora? Não deixe de comentar!
Ciclope na primeira trilogia dos X-Men
Os filmes dos X-Men da Fox representam muito bem duas formas que um personagem pode ser adaptado de forma péssima. A primeira pode ser representada pelo Ciclope de James Marsden: Ele tem um ótimo visual - tirando o uniforme de couro - é bastante semelhante ao herói das HQs e possui os mesmos poderes.
Ainda assim, toda sua personalidade é completamente mal aproveitada e compreendida da maneira mais errada o possível. Enquanto nos quadrinhos o Ciclope é um líder nato, mas extremamente falho, os filmes decidiram lhe dar uma personalidade sem graça, o tornando uma piada dentro da equipe para que o Wolverine pudesse brilhar como um protagonista que enfrenta o "mocinho chato".
Deadpool em X-Men Origens: Wolverine
Já a segunda forma que os filmes dos X-Men trazem péssimas adaptações pode ser representada perfeitamente pelo Deadpool de X-Men Origens: Wolverine. Assim como vários outros mutantes que apareceram nos filmes, muitas vezes os roteiristas e produtores já tinham um roteiro pronto, com personagens pré-definidos que precisavam apenas de um nome...
Assim, que tal apenas dar uma olhada na lista de mutantes que poderiam ser utilizados nos filmes e apenas jogar esse codinome heroico para eles, mesmo que isso não tenha nada a ver com suas habilidades, personalidade ou história das HQs?
Foi exatamente o que aconteceu com a Psylocke em X-Men 3: O Confronto Final, com a Míssil Adolescente Megasônico em Deadpool 2 e Selene em X-Men: Fênix Negra, além de incontáveis outros mutantes cujos nomes foram utilizados por personagens avulsos que só foram "adaptados" para uma cena de 10 segundos ou menos.
Batman na Trilogia Nolan
Sim, a trilogia Nolan é excelente e traz uma visão bastante original e moderna do Cavaleiro das Trevas. Ainda assim, é inegável que, tirando alguns pontos básicos e impossíveis de serem alterados, o Batman desses filmes não tem nada a ver com o personagem que os fãs vão encontrar nas HQs.
Seja pelo tom sombrio e violento, vilões mais realistas e, principalmente, a falta de preparo de Bruce Wayne - que em todos os filmes é surpreendido pelos planos dos seus nimigos - o Batman de Nolan é uma péssima adaptação dos quadrinhos.
Mas isso não impede de forma alguma que a história e seus personagens sejam excelentes por seus próprios méritos. E dai que o Robin não é parecido com o dos quadrinhos? Os filmes continuam ótimos e definiram o gênero por anos por um bom motivo: sua qualidade excepcional.
Galactus em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado
E seguindo a rota do "primeiro Deadpool" dos cinemas. O segundo filme do Quarteto Fantástico da Fox também trouxe uma adaptação tenebrosa do Galactus, um dos maiores vilões do Universo Marvel.
Tentando trazer uma abordagem mais realista e não colocar um homem roxo gigante que devora planetas, o vilão da Família Fundamental foi transformado em uma névoa espacial gigante que é até parecida com outra entidade das HQs, mas não recebeu o nome dela na produção.
Definitivamente uma péssima adaptação...
A Mulher-Gato no filme de 2004
Mulher-Gato pode até estar sendo redescoberto como um "clássico camp e cult" nos últimos anos. Com uma história bastante divertida e boba, o filme se leva a sério demais, mas consegue entreter com a atuação de Halle Berry.
Contudo, quando falamos de adaptação... O longa, que foi descrito por Berry como "um filme horrível de m----", apenas pega o título da anti-heroína da DC e cria uma história com personagens e poderes novos, que nada lembram a Selina Kyle das HQs da DC Comics.
A Feiticeira Escarlate no MCU
Uma das personagens mais amadas no MCU atualmente é Wanda Maximoff e, por mais que a Marvel esteja tentando sempre alterar a personagem nas HQs para ficar mais próxima dos filmes, é inegável que sua versão das telonas tem nada a ver com a eterna Vingadora.
Alguns pontos estão lá: seus poderes são parecidos, seus trajes lembram o visual da heroína e ela também possui um romance épico com o Visão. Ainda assim, o cerne da personagem, assim como suas raízes culturais, foram apagados na adaptação.
Wanda ainda é uma personagem complexa, mas não pelos mesmos motivos. E a cada vez que vemos mais da Feiticeira Escarlate no MCU, ela se afasta mais um pouco de quem é nas HQs.
Cassandra Cain em Aves de Rapina
Em Aves de Rapina vemos a equipe feminina da DC Comics se reunindo em uma aventura divertida e inteligente dirigida por Cathy Yan. Porém, mesmo várias das personagens tendo algumas semelhanças com suas contrapartes das HQs, elas ainda se diferem em pontos bastante importantes.
Cassandra Cain é a melhor representação disso, já que a personagem lembra em absolutamente nada a heroína dos quadrinhos da DC. Mesmo sendo um ótimo filme, esse parece um clássico "caso X-Men" de "temos um bom personagem para o filme, então vamos escolher um herói avulso para o qual ninguém liga muito e usar o nome dele".
O Homem-Aranha do MCU
Mesmo sendo um produto do Universo Cinematográfico da Marvel, o Peter Parker de Tom Holland é bem diferente de sua versão dos quadrinhos. Enquanto nos filmes dirigidos por Jon Watts o personagem ainda possui os poderes e faz piadas como o herói, todo o seu universo próximo foi alterado drasticamente.
Peter continua pobre, mas não tão pobre quanto visto na trilogia de Sam Raimi ou até mesmo nos filmes do Espetacular Homem-Aranha - afinal, o espectador não pode ficar muito desconfortável. O personagem também não parece muito interessado em ser o "amigo da vizinhança" e suas aventuras são sempre grandiosas e focadas em salvar todo o mundo, e não apenas ajudar as pessoas de Nova York.
Além disso, toda sua origem heroica foi alterada para que ele agora use trajes extremamente tecnológicos e seja considerado o sucessor do Homem de Ferro... Talvez após o fim de "Sem Volta para Casa" o Peter dos quadrinhos volte a aparecer nos cinemas, mas até lá, o que temos são vários filmes que não adaptam, ou compreendem, a essência simples e inspiradora do Homem-Aranha.
O Superman de Snyder
E assim como o Homem-Aranha, o Superman de Zack Snyder - seja em Homem de Aço, Batman vs. Superman, ou A Liga da Justiça - também falham em tentar representar o herói extremamente honesto e bondoso dos quadrinhos para as telonas.
Enquanto para Snyder seja mais interessante mostrar uma versão sombria e quebrada do herói. Mesmo mantendo o visual dos quadrinhos, o Superman não possui a aura inspiradora de compaixão e justiça que ele possui nos quadrinhos.
O Cavaleiro da Lua em sua série
Por fim, o Cavaleiro da Lua foi adaptado de uma forma excelente quando o assunto é visual: as duas versões dos trajes do herói são espetaculares e conseguem traduzir muito bem a imponência do herói para uma linguagem cinematográfica.
Porém, quando falamos de personalidade e história, a coisa fica bem mais complexa. Das três facetas mais conhecidas do herói, a única que continua um pouco fiel é a do mercenário Marc Spector.
Enquanto Steven Grant é um playboy milionário nas HQs, a série traz ele como um bobalhão usado apenas para efeito cômico. além de transformar o misterioso taxista Jake Lockley em um assassino psicótico e violento.