10 personagens do MCU que são bem diferentes das suas versões nos quadrinhos
10 personagens do MCU que são bem diferentes das suas versões nos quadrinhos
Eles não têm nada a ver com suas adaptações para o cinema!
No ar desde 2008, o Universo Cinematográfico da Marvel trouxe vários personagens dos quadrinhos para as telonas, dando a eles um novo papel em uma franquia vasta e coesa de filmes. Com o passar dos anos, novas figuras foram incorporadas à saga, cada uma delas ganhando destaque em suas produções solo ou nos grandes eventos, que nem Guerra Infinita e Ultimato.
E embora as adaptações quase sempre sejam bem fiéis à essência dos quadrinhos, vez ou outra nos deparamos com algum personagem que é muito diferente de sua versão original – seja por conta de detalhes de sua origem ou até mesmo pelo seu desenvolvimento diante do público. Com isso em mente, aqui estão 10 personagens do MCU que são muito diferentes de suas contrapartes das HQs!
Mar-Vell
Mar-Vell foi apresentada em Capitã Marvel, como uma piloto Kree que veio até a Terra e cruzou seu caminho com Carol Danvers. Após uma explosão arquitetada por um vilão, ela passou parte de seu material genético para Carol, que acabou ganhando superpoderes. No entanto, ela morre nesse acidente, se tornando um pináculo na origem da Capitã Marvel.
Nos quadrinhos, Mar-Vell era bem diferente. Antes de tudo, ele era um personagem masculino, que teve seu gênero trocado na adaptação. Ele era o primeiro Capitão Marvel da editora, tendo vivido várias aventuras na Terra antes de falecer, em decorrência de um câncer. Apesar disso, a origem dos poderes de Carol coincide com a história vista nas HQs.
M'Baku
Embora tenha sido transformado em um aliado para o Pantera Negra nos cinemas, M'Baku sempre teve uma história um tanto quanto tumultuada nos quadrinhos. Nascido em Wakanda, ele se tornou parte do Culto do Gorila e acabou se transformando no vilão conhecido como Homem-Gorila, que sempre aparece para tentar roubar o trono de T'Challa.
No MCU, a versão interpretada por Winston Duke acabou sendo muito mais simpática e heroica, apesar de desafiar as ordens e tradições de T'Challa. Em Wakanda para Sempre, ele se torna um dos generais de Wakanda e lidera as tropas contra as forças de Namor, e seu visual animalesco foi substituído para evitar estereótipos racistas.
Wong
Interpretado por Benedict Wong, o adorável Wong é um personagem que passou por várias mudanças em sua adaptação para os cinemas. Aqui, ele é retratado como um estudante da Anciã que, após a morte da mentora, se torna o defensor do Sanctum Sanctorum de Nova York. Além disso, ele também passa a responder pelo título de Mago Supremo da Terra.
Nos quadrinhos, Wong sempre foi um personagem secundário, que servia só como mordomo para Stephen Strange, apesar de ter conhecimentos em magia. Wong teve alguns arcos de destaque nas HQs, mas nunca foi alçado ao posto de Mago Supremo como no MCU, e é um personagem bem mais sério e sisudo.
Namor
Desde que foi anunciado no MCU, os fãs sabiam que Namor passaria por uma série de mudanças e alterações, tanto para se adequar ao visual da franquia quanto para evitar comparações com o Aquaman da DC. Nos quadrinhos, ele sempre foi um líder glorioso, mas moralmente ambíguo, Ele não tem problema de cruzar certos limites, especialmente para salvar Atlantis.
No MCU, o personagem interpretado por Tenoch Huerta ganhou uma grande repaginada visual e cultural. Em vez de liderar Atlantis, ele comanda a nação de Talokan, que é baseada em culturas nativas e mesoamericanas. Ainda que sua personalidade seja tão explosiva quanto nas HQs, ele perdeu um pouco de seu charme sedutor e sua moralidade mais "fluida".
Yelena Belova
Apresentada em Viúva Negra, a espiã conhecida pelo nome Yelena Belova é uma guerreira visceral, treinada pela Sala Vermelha e disposta a tudo para reunir sua família - incluindo sua "irmã" Natasha Romanoff. E com a morte da Viúva Negra original, ela assume seu lugar e jura vingar sua morte, o que a garantirá um lugar entre os Thunderbolts.
Nos quadrinhos, a personagem começou de uma forma bem diferente. Ela era uma "rival" de Natasha Romanoff, que tentou durante anos eliminá-la, e chegou a fazer parcerias com diversos supervilões. Nos últimos anos, Yelena ganhou uma nova história nos quadrinhos, motivada por sua versão do MCU, mas isso não muda o fato de que a Yelena original é bem menos amigável do que sua adaptação.
Abutre
Um dos primeiros vilões que o Homem-Aranha já enfrentou nas histórias em quadrinhos, o Abutre ganhou uma caracterização totalmente original em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, primeiro filme do Teioso no MCU. Aqui, ele se tornou um homem que perdeu seu emprego graças à ascensão dos super-heróis, e se tornou um ladrão. Ele também é pai de Liz Allan.
Nos quadrinhos, Adrian Toomes era um bandido de quinta categoria que desenvolveu para si um traje capaz de fazê-lo voar. Com ele, Toomes roubava bancos e outras instituições em Nova York, mas ele nunca teve nenhum tipo de vendeta pessoal contra os heróis, e tampouco era pai de Liz Allan nas HQs. Além disso, o vilão também era um integrante do Sexteto Sinistro.
Mandarim
O Mandarim é um personagem bem curioso do Universo Marvel. Tendo sido um grande conquistador no passado, ele acabou descobrindo dez anéis feitos com tecnologia alienígena em uma nave abandonada, e acabou usando seus poderes para cometer uma série de crimes ao longo da história, virando um inimigo clássico do Homem de Ferro.
O MCU, por sua vez, já nos apresentou três versões distintas do vilão - tanto o empresário Aldrich Killian e o ator Trevor Slattery quanto o magnata Wenwu, líder dos Dez Anéis. Desses, o último é o mais "fiel" ao Mandarim das HQs, tendo encontrado dez pulseiras ao longo de suas jornadas. Porém, o personagem passou por várias mudanças para evitar a caracterização racista dos quadrinhos.
Mantis
Mantis é uma personagem bem interessante dos quadrinhos da Marvel, ainda que suas origens sejam bem confusas. Em algumas histórias, ela é uma humana da Terra que passou por mudanças genéticas, enquanto em outras, é uma alienígena. De qualquer forma, ela é tida como a Madona Celestial, um ser mitológico para os Kree, que deveria dar luz ao "messias cósmico".
Nos cinemas, a personagem ganhou uma versão drasticamente diferente. Ela é filha de Ego - e, portanto, é meio-irmã do Senhor das Estrelas. Alien desde sempre, ela possui a capacidade de manipular as emoções de todos que toca, mas seus poderes originais nas HQs incluíam telepatia, pirocinese, projeção astral e até controle de plantas.
Drax
Ainda no tópico dos Guardiões da Galáxia, precisamos falar de Drax e de como o personagem foi um dos mais mal-adaptados do MCU. Vivido no cinema por Dave Bautista, ele é um mero alienígena que deseja se vingar de Thanos pela morte de sua família (e, no fim, não consegue isso). Além disso, ele é o membro mais obtuso e limitado dos Guardiões.
Nos quadrinhos, Drax era Arthur Douglas, um humano normal que certo dia, viu sua família sendo dizimada pelo Titã Louco. Ele então renasceu após passar por experimentos criados por Mentor e Cronos, o pai e o avô de Thanos, e parte em busca de vingança enquanto tenta proteger o universo da loucura do titã. Nas HQs, ele é pai da heroína Serpente da Lua.
Shuri
Encerrando essa lista, temos outra personagem do núcleo do Pantera Negra que passou por diversas mudanças em sua adaptação. Nas HQs, Shuri é uma mulher astuta e espirituosa que acaba virando a Pantera Negra quando seu irmão, T'Challa, se prova indigno do trono. Ela comanda Wakanda de uma forma implacável, por vezes tomando decisões moralmente duvidosas.
No MCU, no entanto, a personagem foi transformada em um grande gênio da tecnologia, podendo rivalizar facilmente com Tony Stark. Interpretada por Letitia Wright, ela perdeu muito de seu tom astuto e impiedoso das HQs, ainda que sua moralidade ambígua seja mais explorada em Pantera Negra: Wakanda para Sempre.