10 personagens da Marvel que assumiram o manto de heróis que já existiam

Capa da Publicação

10 personagens da Marvel que assumiram o manto de heróis que já existiam

Por Gus Fiaux

Nas HQs, é bem comum vermos personagens se transformando em verdadeiras “marcas”. São os personagens de legado, cuja identidade heroica se transforma em um manto passado de geração em geração, sempre para novos heróis que vivem suas próprias aventuras e jornadas.

Na Marvel Comics, isso é bem comum, já que temos vários heróis e heroínas que assumem os mantos de personagens já estabelecidos, criando uma verdadeira “família” desse legado. Pensando nisso, listamos aqui 10 personagens da Marvel que já assumiram mantos de heróis pré-existentes!

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Robbie Reyes - Motoqueiro Fantasma

Nos quadrinhos da Marvel, vimos vários personagens assumindo o manto do Motoqueiro Fantasma ao longo dos anos. Embora Johnny Blaze tenha sido o receptor "original" do Espírito da Vingança (ele não havia sido o primeiro, como descobrimos depois), vários personagens se tornaram o avatar dessa força de destruição infernal.

Um bom exemplo disso aconteceu quando Robbie Reyes se tornou um Motoqueiro Fantasma (na verdade, o personagem dirige um carro, mas a Panini optou por manter seu nome como "motoqueiro" no Brasil). Reyes se tornou um estiloso sucessor para Blaze, inclusive fazendo sua estreia em live-action na quarta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D..

Imagem de capa do item

Flash Thompson - Agente Venom

Originalmente apresentado como um inimigo do Homem-Aranha, o Venom acabou se tornando um personagem muito querido pelos fãs, ganhando várias histórias solo e uma mitologia própria. Ainda assim, vários personagens já passaram a mão no simbionte gosmento utilizado por Eddie Brock.

Um dos casos mais famosos é justamente Flash Thompson, o ex-bully de Peter Parker que acabou se tornando um grande amigo do herói e virou veterano de guerra. Após perder as duas pernas em um sanguinário conflito, ele se uniu ao Venom graças a um programa governamental, transformando-se no heroico Agente Venom.

Imagem de capa do item

Scott Lang - Homem-Formiga

Quem acompanha apenas o Universo Cinematográfico da Marvel pode até achar que Scott Lang é o principal Homem-Formiga da editora, mas na verdade, o personagem surgiu muitos anos após a criação do Homem-Formiga original, o cientista Hank Pym. Scott começou sua carreira como nos filmes - um ladrão com um bom coração.

A realidade é que Scott acabou se tornando um personagem bem mais carismático que Hank - especialmente após grandes polêmicas do cientista, como quando espancou sua mulher em um surto psicótico ou quando se fundiu ao poderoso Ultron. Por isso, Scott acabou sendo escolhido para protagonizar a franquia do Homem-Formiga nos cinemas, em vez de Hank.

Imagem de capa do item

Kate Bishop - Gaviã Arqueira

Os Jovens Vingadores surgiram em uma época na qual os Vingadores principais estavam separados. Os heróis juvenis então vieram para honrar o legado dos Heróis Mais Poderosos da Terra, cada um usando identidades que lembravam os Vingadores originais - e um belo exemplo disso foi Kate Bishop, que se tornou a Gaviã Arqueira.

Acontece que Kate se deu tão bem entre os fãs que acabou se tornando uma parceira oficial para Clint Barton, o Gavião Arqueiro original. Juntos, os dois viveram várias aventuras - e devem protagonizar em conjunto uma série que está sendo planejada para o Disney+. Kate honrou o manto de seu mentor ao liderar algumas equipes, como os Vingadores da Costa Oeste.

Imagem de capa do item

Jane Foster - Thor

Durante a Nova Marvel, a editora decidiu mudar todo seu status quo, trazendo novos personagens para substituírem seus principais ícones. E nem mesmo o Deus do Trovão ficou a salvo disso. Na saga Pecado Original, o Filho de Odin acabou perdendo sua dignidade, enquanto Jane Foster acabou se transformando na Poderosa Thor.

Foster se tornou uma heroína bem diferente do Leão de Asgard, lutando contra ameaças perigosas e com uma doença devastadora. Como resultado, a personagem acabou se tornando bem querida pelos fãs e seu arco heroico será oficialmente adaptado em Thor: Love and Thunder, o próximo filme do Deus do Trovão dirigido por Taika Waititi.

Imagem de capa do item

Bucky Barnes - Capitão América

Há alguns anos, testemunhamos a Guerra Civil tomar forma nas HQs, separando heróis em dois lados. O Capitão América liderava uma das facções, defendendo seus ideais. Ao fim da saga, ele é preso e "morto" - na verdade, ele havia sido atingido por uma bala temporal -, e como o mundo não pode ficar sem um Sentinela da Liberdade, outro herói o substituiu.

Bucky Barnes havia sido o parceiro original de Steve Rogers, lutando ao seu lado durante a Segunda Guerra Mundial. Nos últimos anos, ele havia sido transformado no Soldado Invernal, se tornando uma espécie de anti-herói. Em sua fase como Capitão América, ele voltou de vez ao heroísmo, ainda que muitos da comunidade heroica não o aceitassem nessa posição.

Imagem de capa do item

Sam Wilson - Capitão América

Bucky sequer foi o único a se transformar em Capitão América. Na Nova Marvel, vimos Steve Rogers perder todo o soro do super-soldado em seu sangue, transformando-se em um senhor idoso. Para substituí-lo, ele mesmo escolheu um herói que sempre esteve ao seu lado: Sam Wilson, o Falcão.

Em suas aventuras como Sentinela da Liberdade, Sam se tornou um herói do povo, batendo de frente contra o governo norte-americano - o que atraiu a ira de muitos, sobretudo supremacistas raciais, como os Filhos da Serpente. No MCU, veremos Wilson se tornando o novo Capitão América durante ou após a série Falcão e o Soldado Invernal.

Imagem de capa do item

Carol Danvers - Capitã Marvel

Uma das maiores mudanças de status quo trazidas pela Nova Marvel foi justamente a transformação de Carol Danvers na Capitã Marvel - um manto que hoje em dia todos conhecem. A personagem havia sido criada originalmente para ser um interesse amoroso do Capitão Marvel original, mas agora ela honra o título de um dos maiores heróis cósmicos da editora.

Já fazia um bom tempo que Carol possuía superpoderes, conhecida pelo manto de Ms. Marvel (aliás, falaremos mais sobre isso depois). No entanto, como Capitã Marvel, ela se torna uma peça crucial do Universo Marvel, liderando equipes de heróis e se tornando uma importante heroína dos Vingadores, além de ter ganhado sua própria franquia nos cinemas.

Imagem de capa do item

Kamala Khan - Ms. Marvel

Pois bem, quando Carol Danvers abandonou seu antigo manto para se transformar na Capitã Marvel, um vácuo ficou aberto para que outra heroína pudesse assumir o título de Ms. Marvel. E quem decidiu incorporar o nome foi ninguém menos que Kamala Khan, uma das criações originais da Marvel mais queridas dos últimos anos.

Kamala é uma garota muçulmana que, certo dia, se descobre inumana, com habilidades de metamorfose corporal, fator de cura e bioluminescência. Ela adota o nome de Ms. Marvel por ser uma grande fã de super-heróis e da própria Carol Danvers. Agora, ela está dominando a cultura pop, prestes a estrelar sua própria série e protagonizando o game Marvel's Avengers.

Imagem de capa do item

Miles Morales - Homem-Aranha

Encerrando a lista, temos talvez a melhor transição de um super-herói nos últimos anos. Quando o Peter Parker do Universo Ultimate morreu em um evento emocionante, sabíamos que outro herói precisava assumir o lugar do Homem-Aranha - e foi aí que surgiu Miles Morales, um jovem negro e latino que logo conquistou o coração dos fãs.

Miles se tornou o Homem-Aranha de sua realidade, mas após as Guerras Secretas, ele foi completamente incorporado ao Universo-616, inclusive interagindo com o Peter Parker de lá. O personagem tem sua própria galeria de poderes e de vilões, além de ter sido o protagonista da aclamada animação Homem-Aranha no Aranhaverso.