Os 7 personagens da Marvel que mais morreram nos quadrinhos
Os 7 personagens da Marvel que mais morreram nos quadrinhos
Quando se é um super-herói, morrer não é um problema!
Ao longo das décadas, a Marvel Comics criou para si uma reputação bem questionável no que diz respeito à morte de seus personagens mais importantes. Tirando uma ou outra figura excepcional, como o Tio Ben ou o Capitão Marvel original, ninguém que morre nas HQs passa muito tempo assim, já que logo há alguma explicação mirabolante que não só traz o personagem de volta, como também justifica seu retorno.
Por conta disso, é bem comum vermos personagens famosos da editora morrendo mais de uma única vez – e em alguns casos, isso chega a soar cômico, já que eles vão e vêm ao bel-prazer, como se a morte fosse apenas um detalhe insignificante. Com isso em mente, nós reunimos aqui os 7 heróis da Marvel que mais morreram nos quadrinhos!
Thor
Mesmo sendo o Deus do Trovão, Thor Odinson nunca esteve imune aos efeitos e consequências da morte - na verdade, algumas de suas histórias não só incorporam esse elemento narrativo, como também o tornam crucial para algumas profecias e lendas sobre a divindade. Dessa forma, o asgardiano já bateu as botas pelo menos 6 vezes nas HQs da Marvel.
A maior parte das mortes do Deus Trovejante aconteceram graças ao fatídico Ragnarok, um evento lendário considerado o "apocalipse" para os deuses nórdicos. Além disso, ele já bateu as botas em batalha com Jormungand, a grande serpente que repousa sobre os galhos de Yggdrasil, e também na saga A Essência do Medo (mas não tardou para voltar, nesse caso).
Gavião Arqueiro
Um humano entre seres superpoderosos e deuses, Clint Barton sempre foi visto com descrença por vários fãs, por ser apenas um humano comum com o treinamento de combate avançado. E é justamente por isso que ele sucumbiu à morte mais de uma vez nas HQs: mais precisamente, o Gavião Arqueiro já morreu pelo menos 7 vezes.
O herói morreu nos seguintes arcos: A Saga de Korvac, Guerras Secretas (a original), Vingadores da Costa Oeste, Desafio Infinito e Massacre Marvel. Em Vingadores: A Queda ele se sacrifica para explodir uma nave Kree, e após ser trazido de volta em Dinastia M, ele é apagado da existência pelos filhos de Wanda Maximoff (mas volta depois, óbvio).
Wolverine
Levando em conta que o Wolverine é um dos mutantes cujo poder central é curar-se de qualquer coisa, toda vez que a Marvel anuncia uma morte do personagem, os fãs reviram os olhos - e com razão. Mas assim como Gavião Arqueiro, ele também teve um alto número de baixas no universo principal da editora, contabilizando pelo menos 7 mortes.
O grande último evento que resultou na morte do herói foi... A Morte do Wolverine, um arco bem criticado de 2014, onde o vemos perdendo o seu fator de cura. Agora, graças à fase dos mutantes em Krakoa, onde os X-Men aprenderam a ressuscitar seus mortos sem grandes problemas, ele já bateu as botas e voltou algumas vezes.
Vespa
Mesmo que seja bem menosprezada pelos fãs do MCU, a Vespa é uma das heroínas mais importantes da Marvel, tendo sido uma das fundadoras - e a responsável por batizar a equipe - dos Vingadores. E como, nas HQs, a morte é um índice bem acertado da importância de um herói, a incomparável Janet Van Dyne já morreu e voltou pelo menos 7 vezes (na Terra-616).
Ela já morreu durante a Saga de Korvac, durante a HQ dos Vingadores da Costa Oeste, nas Guerras Secretas originais (duas vezes), na infame saga Massacre Marvel. A última morte grande da heroína aconteceu em Invasão Secreta, onde ela é transformada em uma bomba gigante e viva pelos Skrull, e precisa ser "morta" para impedir uma catástrofe global.
Homem-Aranha
Um dos maiores heróis da Casa das Ideias, o Homem-Aranha já teve uma considerável quantidade de mortes, isso contando apenas os quadrinhos da Terra-616 (o universo "principal" da Marvel). Deixando de lado as várias realidades alternativas, o personagem já faleceu cerca de 9 vezes, sempre causando um bafafá entre a comunidade heroica.
Ele já faleceu nas Guerras Secretas originais (como metade do Universo Marvel), na Saga do Clone e em algumas histórias solo. Além disso, as suas três mortes mais famosas se deram pelas mãos de vilões bem famosos: tanto o vampiro interdimensional Morlun - que o matou duas vezes - e o lendário Doutor Octopus.
Capitão América
O Sentinela da Liberdade nunca teve problema em se colocar na frente dos inocentes para defendê-los da morte certa, o que já ocasionou em mais de um fim para o herói. Na verdade, o Capitão América já pereceu cerca de 12 vezes nos quadrinhos da Marvel - isso contando apenas os eventos da Terra-616, como no resto da lista.
Sua morte mais conhecida veio ao final de Guerra Civil, quando toma um tiro disparado por Sharon Carter, que estava sendo controlada pelo vilão Doutor Fausto. Além disso, ele já sucumbiu em várias das histórias mencionadas anteriormente, como a Saga de Korvac, Desafio Infinito, As Guerras Secretas e também na polêmica Império Secreto.
Jean Grey
Agora, se é mesmo para falar de morte, Jean Grey faz todos os outros da lista parecerem meros amadores. Isso porque, possuída pela Força Fênix, a heroína já morreu e voltou à vida mais do que qualquer outro herói ou vilão da editora, com pelo menos 15 mortes registradas nos quadrinhos - e isso sem contar a fase atual de Krakoa, onde ela pode ressuscitar sempre.
A morte mais famosa da heroína certamente veio durante a Saga da Fênix Negra, onde ela faz um sacrifício para salvar seus amigos mutantes, em um dos momentos mais trágicos já registrados nas HQs da Marvel. Além disso, ela foi assassinada múltiplas vezes pelo Wolverine no arco A Derradeira Canção da Fênix, para enfraquecer a força cósmica que habitava seu corpo.