15 personagens mais icônicos do gênero do terror
15 personagens mais icônicos do gênero do terror
Os protagonistas dos pesadelos de diversas pessoas
Dos cantos mais obscuros da literatura, cinema e jogos, algumas figuras sinistras transcenderam o tempo e atormentaram o público em todas as formas possíveis. De Drácula até Sadako, Freddy Krueger até Jigsaw, apenas a menção de alguns nomes causam arrepios em qualquer um. Nessa lista, separamos 15 personagens icônicos do horror. Esquecemos de algum? Deixe nos comentários!
Drácula
Criado pelo irlandês Bram Stocker, Drácula nasceu de um romance gótico de 1897. Sem protagonista, mas iniciando sua história com o advogado Jonathan Harker, conhecemos o castelo do Conde Drácula na Transilvânia e seus interesses nada ortodoxos.
Ao longo dos anos, o personagem foi vivido por diversos grandes atores do cinema, desde Bela Lugosi até Gary Oldman, Nicolas Cage e Adam Sandler.
Frankenstein
Frankenstein, o Prometeu Moderno, nasceu de um romance de terror gótico escrito por Mary Shelley. Conhecida como uma precursora do gênero de horror e ficção científica, é impossível falar em ícones do horror sem lembrar do monstro feito com partes de homens.
Publicada pela primeira vez em 1818, o livro conta a história do doutor Victor Frankenstein e de sua criatura. Além deste monstro ter recebido diversas releituras ao longo dos anos, foi referenciado, adaptado e se tornou um dos principais rostos do gênero horror.
Candyman
Candyman não é, necessariamente, uma figura marcante do horror, mas sim Tony Todd. O ator construiu uma carreira no terror com seu carisma e, entre tantos papéis icônicos, Candyman é um dos mais lembrados. Criado por Clive Baker em 1986, o personagem é uma lenda urbana que ganha vida após ser o centro da pesquisa de uma antropóloga.
Com um gancho no lugar da mão decepada, Candyman aparece após seu nome ser pronunciado cinco vezes na frente do espelho. Totalizando quatro filmes em seu currículo, o vilão tem uma curta, mas interessante, franquia nas mãos.
Hannibal
Psiquiatria e canibalismo. O universo de Hannibal é rico em cenas chocantes, mas belas e isso se prova uma constante desde o primeiro filme com Anthony Hopkins até a série com Mads Mikkelsen.
Criado pelo escritor Thomas Harris, o assassino apareceu pela primeira vez em 1981, no livro Dragão Vermelho. Desde então, foi o centro de um extenso universo contando com cinco filmes, uma série e até mesmo um spin-off focado em Clarice, sua "nêmesis".
Regan MacNeil
Interpretada originalmente por Linda Blair em O Exorcista de 1973, Regan MacNeil é baseada em uma história real escrita por William Peter Blatty em 1971. Conhecida por profanar o sagrado e vomitar por todo lado, Reagan é o rosto que se imagina quando se fala em exorcismo.
A personagem foi e ainda é referenciada em diversas mídias, fazendo tanto da atuação de Linda Blair quanto a direção de William Friedkin, um marco para o gênero de possessão no horror.
Sadako
O nome Sadako Yamamura pode não ser facilmente reconhecido deste lado do globo, mas, no Japão, a personagem protagonizou 9 filmes, mangás e livros. Sem contar que foi adaptada para os cinemas coreanos, sob o nome de Park Eun-suh e americanos, como a terrível Samara Morgan.
Criada pelo escritor Koji Suzuki em 1991, Sadako chegou aos cinemas em 1998, onde recebeu o seu icônico visual, uma origem macabra com um poço e sua ligação com fitas VHS.
Pinhead
Pinhead, também conhecido como o Cenobita Líder ou o Padre do Inferno é um daqueles personagens do horror conhecido por um visual icônico. Com a cabeça coberta por pregos, a entidade foi criada por Clive Baker em 1986 para o livro The Hellbound Heart. Porém, apenas conquistaria o público e um nome quando Baker decidisse adaptar sua história para os cinemas, em 1987, com Hellraiser.
Jigsaw
Criado por James Wan e Leigh Whannel, Jigsaw é o curioso boneco da franquia Jogos Mortais. Por trás da máscara sombria do objeto, temos a identidade de John Kramer, interpretado por Tobin Bell. Além das mortes sangrentas pelas quais ficou conhecido, o que marcou o personagem foi o fato de proporcionar opções às vítimas, para que pudessem escolher entre a vida e a morte.
Chucky
Chucky, também conhecido como Charles Lee Ray, é o nome da alma que tomou conta do boneco Good Guys. Conhecido como O Estrangulador de Lakeshore em vida, o personagem conquistou o público ao encarnar o papel de "brinquedo assassino".
Desde sua criação em 1988 pela mente de Don Mancini, o vilão se mostrou em sete filmes e uma série. Além disso, recebeu um remake em 2019, mas sem a presença ácida de Charles Lee Ray.
Norman Bates
Criado pelo autor Robert Bloch, Norman Bates ficou conhecido após ser interpretado por Anthony Perkins em Psicose, filme de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock. O choque do público com a reviravolta final do diretor fez com que a Universal Studios investisse ainda mais no personagem.
Norman Bates não apenas deu as caras em outros três filmes, como também teve sua própria série de origem, Bates Motel. Enquanto na obras originais foi vivido por Perkins, o assassino foi interpretado por Freddie Highmore na série de 2013. Vale lembrar que a franquia ainda recebeu um telefilme em 1987 e um remake em 1998.
Pennywise
O temível Pennywise de Stephen King pode ser uma criatura sobrenatural metamorfa, porém, a imagem que marcou o livro do autor e o cinema foi a do palhaço. Aterrorizando o livro It - A Coisa, o vilão se alimenta dos medos das crianças que moram na cidade fictícia de Derry. Essa entidade já foi interpretada por Tim Curry em It - Uma Obra Prima do Medo em 1990 e por Bill Skarsgård em It: A Coisa, de 2017.
Leatherface
Lançado em 1974, O Massacre da Serra Elétrica foi um precursor do gênero slasher. Trazendo uma sádica família de canibais, no filme conhecemos o assassino com máscara de pele humana, o Leatherface. Criado por Kim Henkel e Tobe Hooper, o personagem já deu as caras em, pelo menos, 8 filmes, além de quadrinhos, jogos próprios e grandes franquias como Mortal Kombat e Dead by Daylight.
Michael Myers
Michael Myers é outro vilão mascarado. Apresentado pela primeira vez em 1978, com Halloween - A Noite do Terror, Michael foi criado por John Carpenter. Referido como "The Shape" (A Sombra em tradução livre) no original, a origem do vilão começa após assassinar sua irmã mais velha em uma noite de Halloween.
Depois de passar quinze anos em um hospital psiquiátrico, Michael escapa durante outra noite de Halloween, espalhando o horror na cidade de Haddonfield, em Illinois.
Jason Voorhees
Conhecido pela sua máscara de hockey e facão, Jason Voorhees é um dos principais vilões da franquia Sexta-Feira 13. O personagem foi apresentado pela primeira vez em 1980, mas apenas como vítima, isso por que, no primeiro filme, a verdadeira assassina era Pamela Voorhees, mãe de Jason.
Ao fim do longa, temos o retorno do espírito de Jason e, junto, o primeiro passo para uma franquia que acumulou doze filmes, uma série de TV, romances, histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos.
Freddy Krueger
Criado por Wes Craven em 1984, Freddy Krueger é o vilão principal da franquia A Hora do Pesadelo. Interpretado por Robert Englund, sua história de origem já passou por diversas modificações. A primeira o traz como um assassino de crianças que foi morto pelos pais de suas vítimas. Freddy, então, retorna como um espírito vingativo, controlando os sonhos das pessoas e as matando durante o sono.
Além de ter estado presente nos sete filmes da franquia, o personagem ainda deu as caras em um remake interpretado por Jackie Earle Haley, além de ter protagonizado quadrinhos, crossovers e até uma DLC de Mortal Kombat.