10 vezes em que personagens de animes foram muito bem adaptados para o live-action
10 vezes em que personagens de animes foram muito bem adaptados para o live-action
Eles ficaram muito parecidos com os personagens 2D!
Todo fã de anime tem um receio enorme quando o assunto são adaptações live-action, afinal, elas carregam uma má reputação. Claro que entre elas, existem as boas adaptações que trazem a trama original e seus personagens de forma espetacular, principalmente quando o assunto é caracterização.
Uma das coisas que mais chama a atenção do público é quando o live-action consegue respeitar a caracterização e estética de seus personagens principais, por isso, separamos essa lista com 10 vezes em que personagens de animes foram muito bem adaptados para o live-action! Bora lá?
Yusuke Iseya como Jotaro Kujo, de JoJo's Bizarre Adventure
Os personagens de JoJo’s Bizarre Adventure são todos extremamente grandes, fortes e musculosos, o que pode dificultar a adaptação para live-action de forma que agrade os fãs, já que serem “bombadões” é uma das principais características dos personagens.
Mas a adaptação que trouxe a Parte 4 da franquia para live-action entregou Yusuke Iseya como Jotaro Kujo, neto de Joseph Joestar e, apesar de não ser tão fortão quando o personagem 2D, ele conseguiu entregas a atitude de durão, sabichão e autoconfiante de Jotaro. Além disso, o traje é fiel ao que Jotaro usa nessa Parte do anime , o que é um ponto muito positivo para a produção e caracterização.
Yuki Furukawa como Satoru Fujinuma, de Erased
Erased é uma série de anime bastante dramática e que tem um elemento que pode trazer dificuldades para o ator que irá interpretar o protagonista Satoru Fujinuma: ele se passa em duas linhas do tempo diferentes e, em uma delas, Satoru é um adulto no corpo de uma criança.
Yuki Furukawa, que interpretou Satoru Fujinuma, traz uma interpretação que é bastante crível, tanto na versão adulta quanto na volta no tempo, que precisou conciliar durante a produção do filme. Ele conseguiu desenvolver bem seu personagem, trazendo suas inseguranças, medos, suspeitas e momentos de tensão assim como o anime conseguiu nos entregar.
Shun Oguri como Gintoki Sakata, de Gintama
Mais um ator com experiência em live-action, dessa vez desde 1994! Shun Oguri foi uma ótima escolha para um personagem como Gintoki Sakata, de Gintama. Apesar do humor sempre presente na obra original, esse é um personagem um tanto quanto complicado…
Gintoki é um homem emocionalmente ferido e constantemente usa sua preguiça para camuflar sintomas de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático). Ao mesmo tempo, ele é um dos personagens mais cômicos da trama, o que faz dele um personagem que precisa de um ótimo ator para ganhar vida e Oguri fez isso com maestria, trazendo as principais características do personagem à tela.
Takeru Satoh como Kenshin Himura, de Samurai X
O live-action de Samurai X é constantemente citado entre a comunidade otaku como uma das melhores adaptações live-action já criadas, sempre sendo citada como uma defesa quando esse tipo de adaptação é criticada.
Um dos pontos que se destaca com certeza é a atuação de Takeru Satoh como o espadachim Kenshin Himura, que é muito fiel à obra original. Não só pela aparência e figurino, mas também pelo ator conseguir captar exatamente a natureza reflexiva de seu personagem, sua raiva escondida e, claro, seu lado cômico, tudo isso sem perder o ritmo ao longo do filme.
Miyavi como Byakuya Kuchiki, de Bleach
Lá em 2018, quando a notícia de que o ator Miyavi daria vida ao personagem Byakuya Kuchiki no live-action de Bleach, os fãs ficaram empolgados e ansiosos com o que viria a seguir. Byakuya se tornou um dos personagens mais notáveis da carreira de Miyavi, mesmo que o ator tenha confessado que não conhecia Bleach, por preferir animes mais antigos como Dragon Ball, Saint Seiya e Captain Tsubasa.
Mas, segundo o ator, ele se sentiu atraído pela relação do personagem com sua irmã, o que o remeteu a sua vida pessoal com sua irmã da vida real. Assim, ele foi capaz de usar essa ligação familiar e contexto emocional para criar uma versão impressionante de Byakuya.
Kenichi Matsuyama como L, de Death Note
Apesar da péssima fama do live-action de Death Note da Netflix, existiu uma adaptação japonesa que realmente fez jus ao anime original.
Um dos personagens mais marcantes da obra com certeza é o L: cheio de manias, trejeitos, formas de sentar, falar, agir, segurar objetos… Não é qualquer ator que seria capaz de dar vida a esse personagem, mas Kenichi Matsuyama fez isso com precisão!
Ao mesmo que os trejeitos de L foram mantidos pelo ator, seu senso de autoridade, poder e raciocínio foram mantidos. Porém, a versão criada pelo ator é levemente mais séria e menos sentimental, menos propícia a ter algum surto aleatório. Ao mesmo tempo que essa é uma versão criada por Matsuyama, não está distante do que vemos no anime, apenas um pouco mais realista e maduro.
Miyuu Sawai como Usagi Tsukino, de Sailor Moon
Sailor Moon era uma série que se dividia entre se concentrar na vida cotidiana da protagonista Usagi, mas também tinha seus momentos de ação em que ela se transformava na poderosa guerreira que enfrenta batalhas para salvar o mundo.
A atriz e modelo Miyuu Sawai deu vida a Usagi Tsukino de forma adorável e brilhante na adaptação de 2003 de Pretty Guardian Sailor Moon. Levando em conta a dualidade de roteiro da obra original, era importante que a atriz que interpreta a Usagi pudesse a representar com um misto de heroína, adolescente, adorável e desmiolada, como no anime. Sawai entregou todos esses fatores com maestria!
Sota Fukushi como Ichigo Kurosaki, de Bleach
Assim como o personagem vivido por Miyavi, o live-action de Bleach tem outros personagens que merecem destaque em nossa lista, entre eles Ichigo, que foi interpretado por Sota Fukushi.
Dando vida ao protagonista, a responsabilidade acaba sendo muito maior e Fukushi conseguiu replicar o sarcasmo de Ichigo, assim como seu lado bem humorado, um tanto atrapalhado no início, além de ter criado lutas que lembram muito o anime.
Sota Fukushi é um profissional mais experiente, pois já trabalhou em outros live-actions, o que ajudou muito em seu papel em Bleach.
Gô Ayano como Susumu Nokoshi, de Homúnculos
Homúnculos é uma obra que mistura horror, suspense, um pouco de ficção científica e comportamento humano. Além disso, o mangá também aborda diversos traumas, sendo uma leitura, muitas vezes, difícil. Porém, ao ser adaptado para live-action, o ator Gô Ayano colocado no papel de protagonista como Susumu Nokoshi foi a escolha perfeita!
Começando pela semelhança entre a aparência do personagem fictício e o ator, que quando está caracterizado realmente se torna uma cópia fiel. Além disso, Ayano conseguiu retratar todo o desespero de Nokoshi ao descobrir que sua visão sobre as pessoas estava mudando e o porquê aquilo estava acontecendo.
Espanto, surpresa, medo, curiosidade e ambição… Tudo isso se mistura, seja no mangá ou no live-action com Gô Ayano fazendo um excelente trabalho.
Ryosuke Yamada com Edward Elric, de Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist é um ótimo exemplo de obra que respeita a memória dos fãs e consegue entregar tudo e mais um pouco quando o assunto são os figurinos e a caracterização. Os irmãos Elric são um ótimo exemplo disso!
Bom, Alphonse está preso em uma armadura gigante, então não temos muito o que falar sobre ele, a não ser que sua armadura é uma cópia fiel ao que o anime nos apresentou. Já Edward é um caso à parte. Ryosuke Yamada, que interpreta o Alquimista de Aço consegue se parecer fisicamente com o personagem, apesar de Ed ser um adolescente entre seus 15/16 anos de idade.
O sarcasmo, humor, piadas e seus momentos de fúria foram muito bem retratados por Yamada, que, apesar de parecer caricato quando Ed é tirado do sério, ainda entrega um bom personagem que lembra muito o original.