Peaky Blinders: Os 8 melhores vilões da série, ranqueados
Peaky Blinders: Os 8 melhores vilões da série, ranqueados
Os vilões que deixaram sua marca na vida de Thomas Shelby!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Se Peaky Blinders faz sucesso, é porque tem um motivo. A série britânica veio ao mundo em 2013 para contar a história de Thomas Shelby, personagem vivido pelo ator Cillian Murphy, e sua intensa jornada como líder de uma gangue do século passado, conquistando milhares de fãs ao redor do mundo por sua trama envolvente e seus personagens icônicos.
E como o trabalho no mundo do crime é uma tarefa que vem acompanhada de diversos perigos, é claro que Tommy precisa lidar com diversos inimigos ao longo das temporadas. Muitos deles deixaram sua marca no seriado, proporcionando momentos emblemáticos e que estão marcados na história da produção.
Sendo assim, hoje nós iremos ranquear os 8 melhores vilões de Peaky Blinders! Vale ressaltar que a lista possui spoilers da série, então cuidado se não quiser saber de eventuais detalhes da trama.
Além disso, a ordem escolhida para cada antagonista leva em consideração a intensidade do poder de sua vilania contra Shelby e a inteligência de cada um. Logo, caso você tenha uma opinião diferente a respeito do ranking, sinta-se livre para deixar suas considerações nos comentários. Vamos lá?
8 - Billy Kimber
Billy Kimber foi um dos primeiros antagonistas de Peaky Blinders e, sem dúvida, foi uma grande pedra no sapato de Tommy na temporada 1. O gângster era conhecido por apostar nas famosas corridas de cavalo, segmento em que Thomas queria expandir seus negócios com os Blinders.
A atitude não agradou Kimber (óbvio), que esbanjava arrogância e falta de respeito por qualquer um que cruzasse seu caminho. Porém, o líder dos Birmingham Boys não durou muito na série, já que ele acabou morrendo após ser baleado na cabeça durante uma briga de rua contra os Peaky Blinders. Bom, toda a pose de Billy não fez maravilhas por ele.
7 - Darby Sabini
Darby Sabini (Noah Taylor) garantiu seus momentos de vilania na segunda temporada da série, cruzando o caminho de Tommy quando os Blinders resolveram expandir seus negócios em Londres. O vilão não morreu de amores pela decisão e logo mandou seus capangas atrás de Shelby, que não demoraram em quase estraçalhar o crânio do gângster em uma tentativa de assassinato.
Por mais que Sabini tenha mostrado seu poder, ainda assim o antagonista não conseguiu eliminar Tommy de vez e acabou sendo deixado para trás por causa de algumas decisões infelizes.
6 - Chester Campbell
Chester Campbell (Sam Neill) perturbou bastante a paz de Thomas Shelby durante as duas primeiras temporadas de Peaky Blinders, por isso ele também merece aparecer nesta lista. Diferente de outros inimigos de Tommy, Campbell tinha um poder político de prestígio e representava o poder da lei contra os Blinders.
Ao longo de sua participação na série, ele fez de tudo para acabar com Thomas, nem que precisasse cometer atos horrorosos. Além de torturar Arthur, por exemplo, ele também abusou sexualmente de Polly, demonstrando o quão perverso e sem escrúpulos ele era.
Parte disso vinha de sua obsessão por Grace, algo que alimentava sua inveja de Shelby, fazendo com que o antagonista perdesse a cabeça em diversos momentos. Não que isso justifique suas crueldades.
5 - Jimmy McCavern
A presença de Jimmy McCavern (Brian Gleeson) em Peaky Blinders foi breve, mas a crueldade do líder dos Billy Boys não precisava de muito para garantir momentos impactantes na série. O mais emblemático aconteceu no início da quinta temporada quando ele matou e crucificou o filho de Aberama Gold apenas para mandar uma mensagem a Tommy.
Completamente impiedoso e sem peso na consciência, Jimmy também estava envolvido com Oswald Mosley (Sam Claflin), aumentando ainda mais seu poder e vilania na série. Se com poucos momentos de tela McCavern já causou estragos irreparáveis, imagine o que mais ele poderia ser capaz de fazer com mais tempo.
4 - Padre Hughes
O Padre Hughes (Paddy Considine) também deixou sua marca na série como um terrível vilão. O personagem foi o principal antagonista da terceira temporada e chegou até mesmo a sequestrar o filho de Tommy para conquistar seus objetivos, escondendo-se por trás da fé cristã para cometer todo tipo de crueldade.
Hughes era sórdido e calculista, características que o ajudavam a seguir sua vida de agente duplo entre a coroa britânica e os russos. Também ficou implícito na série que o Padre era possivelmente um pedófilo e que Michael (Finn Cole) fora uma de suas vítimas na infância, por isso que o filho de Polly tinha tanto ódio do antagonista.
3 - Alfie Solomons
Inimigo ou amigo? Atire a primeira pedra quem conseguir definir o que Alfie Solomons (Tom Hardy) representa em Peaky Blinders. Todavia, mesmo que tenha ajudado Shelby em diversos momentos, a relação entre os dois sempre foi dúbia e regada de desconfiança de ambas as partes. É por isso que Alfie não poderia ficar de fora desta lista.
Ao longo da série, Alfie e Tommy construíram uma parceria que caiu no gosto do público, mas embora eles pareçam amigos em alguns instantes, é claro que um não arriscaria sua vida pelo outro, especialmente Solomons. Isso porque ele é o tipo de antagonista que adora fingir carisma e ser amigável enquanto aponta uma faca nas suas costas. Se o negócio for bom para ele, então tudo certo. Pelo contrário, Alfie não vai pensar duas vezes em trair quem quer que seja.
2 - Luca Changretta
Se tem alguém que fez Thomas Shelby tremer de medo na série foi Luca Changretta (Adrien Brody). O gângster ítalo-americano foi o grande antagonista da quarta temporada, e desembarcou em Birmingham só para aterrorizar a família Shelby com a sua vendetta, ou vingança, contra os membros dos Blinders depois que seu pai, Vincente Changretta, foi morto por John e Arthur.
Para concretizar seu plano, Luca queria eliminar cada um dos membros da família Shelby, fazendo Thomas sofrer com isso antes de ter seu fim definitivo. Logo, foi ele quem mandou matar John e quase obteve sucesso em acabar com Arthur também.
Embora Changretta tenha sido traído no final da temporada, ainda assim ele poderia muito bem ser o maior frio e calculista da série.
1 - Oswald Mosley
Em primeiríssimo lugar, Oswald Mosley, o antagonista que apareceu na quinta temporada da série para complicar (e muito) a vida de Tommy. Dentre todos os inimigos de Shelby, Oswald foi aquele que quase chegou a derrotar o líder dos Blinders, orquestrando um plano, na última temporada, para que Thomas acreditasse que estava doente e desse um fim na própria vida.
Mosley mantém a posição de primeiro lugar porque, afinal, ele é um fascista que usou sua posição política – e a influência de Tommy – para espalhar tais ideias na Inglaterra. Além disso, ele é o inimigo que Thomas não conseguiu derrotar, algo que causou profundos danos psicológicos no protagonista da série.