Thomas Shelby: As 15 melhores frases do protagonista de Peaky Blinders
Thomas Shelby: As 15 melhores frases do protagonista de Peaky Blinders
Protagonista de Peaky Blinders, Thomas Shelby, tem diversas frases marcantes ao longo da série
O frio e calculista Thomas Shelby é um dos anti-heróis mais bem desenvolvidos da atualidade. Desde a estreia de Peaky Blinders, em 2013, o personagem vem ganhando cada vez mais popularidade e fãs ao redor do mundo por causa da série criada por Steven Knight, que é inspirada em uma organização criminosa de Birmingham, cidade da Inglaterra, que existiu na virada do século XIX.
Interpretado por Cillian Murphy, Thomas Shelby é o líder da gangue na série. Seu talento para tarefas violentas é de deixar qualquer um boquiaberto, assim como sua perspicácia em criar estratégias infalíveis e excelente oratória. Não é à toa que o personagem tem diversas frases marcantes ao longo da série. Assim, reunimos aqui os 15 melhores ensinamentos do gângster. Confira!
"Você não negocia quando está na pior."
Uma das melhores frases de Thomas Shelby é dita no segundo episódio da primeira temporada de Peaky Blinders. Ao oferecer ajuda para combater a família Lee, depois que sua estratégia para consertar as corridas é descoberta por Kimber, Shelby explica o motivo pelo qual decidiu se aliar a Kimber, alegando que não estava em uma boa posição para negociar. Afinal, você não negocia quando está na pior, a não ser que queira se dar mal.
"Eu não pago por meus ternos. Meus ternos estão por conta da casa ou a casa pega fogo."
Outra frase emblemática de Shelby é dita pelo gângster na primeira temporada da série. Quando Thomas e Grace estão se preparando para uma corrida de cavalos, ela comenta que não tinha nada apropriado para vestir. Após ser questionado sobre como pagava pelos ternos, Shelby diz que simplesmente não pagava, pois sempre ganhava os melhores ternos em troca de favores.
"A convicção leva à emoção, que é inimiga da oratória."
Thomas Shelby tem uma oratória invejável. Em um encontro com Winston Churchill, o gângster coloca seus talentos comunicacionais em jogo durante um discurso. Quando Churchill questiona se ele acreditava em suas próprias palavras, Shelby afirma que não, pois combinar o apego emocional com alguma ideologia torna mais difícil discorrer sobre.
"Bom gosto é para pessoas que não podem pagar por safiras."
Segundo Thomas Shelby, demonstrar riqueza não é motivo para culpa. A frase é dita depois que o gângster presenteia Grace com um colar de safiras, mas a moça não se sente confortável em usá-lo em um evento de caridade. Para Shelby, tudo é uma questão de perspectiva.
"Eu aprendi há muito tempo a odiar meus inimigos, mas nunca aprendi a amar um."
Thomas tem muitos inimigos, e nós já o vimos em ação contra eles: o gângster sabe muito bem como usar sua inteligência para ganhar vantagem. Mas é com vislumbres de seu passado que percebemos que o amor nem sempre foi uma área fácil para Shelby. Seja com Grace ou outra moça bonita que passa em seu caminho, Thomas Shelby ainda precisa aprender muito sobre o amor, principalmente quando este alguém pode estar conspirando contra ele.
"Eu vou continuar vivendo até encontrar um homem que me vença."
Apesar de ser reconhecido pela personalidade fria e calculista, Thomas também tem suas fraquezas. Ao longo da série, temos indicações do passado difícil de Shelby, que é um veterano da Primeira Guerra Mundial. A frase reforça a capacidade do gângster de continuar forte e resistir. Bem, até que alguém apareça e o derrote.
"Sem brigas!"
Uma das cenas mais famosas de Peaky Blinders acontece no dia do casamento de Thomas com Grace. Com receio de ser envergonhado na frente dos convidados, Shelby dá um discurso memorável aos seus irmãos para que eles fiquem longe de armas, drogas e, claro, brigas. A sequência virou até meme na internet!
"Não é uma boa ideia olhar para Thomas Shelby de um jeito errado."
Depois que Thomas começa a desconfiar de Grace, ele conta para ela uma história de quando atirou em um cavalo só porque o animal olhara para ele de um jeito diferente. Com a frase, Shelby indica que sempre foi um homem extremamente perigoso e que Grace deveria tomar cuidado antes de tentar prejudicá-lo.
"Quando o destino deixa algo valioso no seu colo, você não joga no lixo."
Um bom ensinamento de Thomas Shelby. O destino age por meios misteriosos, então quando ele te dá um presente, não desperdice. A frase faz referência a um dos principais acontecimentos para a formação dos Peaky Blinders, quando armas que seriam enviadas ao governo acabam chegando nas mãos da gangue por acaso.
"Se fizer a escolha errada, não verá às 11h44."
Aqui vai mais uma frase emblemática de Thomas Shelby, que partiu de uma ameaça durante um interrogatório. Quando o homem se recusa a falar, Shelby mostra seu relógio, que marca 11h43, indicando que basta apenas segundos para que ele o mate.
"Eu fiz acordos com homens em quem confio. Se eu morrer, você vai morrer."
O gângster não mede esforços quando o assunto é alianças. Para sobreviver na Inglaterra do século XIX e manter seus interesses, Shelby também precisa contar com a ajuda de pessoas nas quais ele não confia. Mas isso não quer dizer que ele não tenha cartas na manga: caso seja traído, ele deixa bem claro que terá consequências.
"Inteligência é uma coisa valiosa que, geralmente, chega tarde demais."
No mundo da máfia, ter inteligência é fundamental para sobreviver. E isso os Blinders tem de sobra. A cada plano e estratégia elaborada, a sabedoria dos personagens é testada. Shelby sabe muito bem como exercer suas melhores habilidades, provando que, para vencer o inimigo, a sua inteligência tem que viajar na velocidade da luz.
"Quando você planeja algo, não há razão para pressa."
A pressa é inimiga da perfeição, e Thomas Shelby sabe muito bem disso. Ao longo da série, acompanhamos a sagacidade do gângster em colocar suas estratégias em ação para vencer os inimigos. Ele é quase imbatível, e isso se deve aos planejamentos elaborados com paciência e precisão.
"Você pode mudar o que você faz, mas não o que você quer."
Para Thomas, o conflito entre “querer e poder” reflete em muitas de suas decisões, até mesmo emocionalmente falando. Afinal, não é fácil comandar uma gangue, cuidar dos negócios da família e ainda dar conta de suas vontades pessoais. Mas o gângster sabe que, apesar de não conseguir mudar aquilo que deseja, ele pode mudar aquilo que ele faz e como isso afeta as pessoas ao seu redor.
"Uísque é uma boa prova de água: te diz quem é real e quem não é." - Thomas Shelby
Como o bom líder de gangue que é, Shelby está sempre acompanhado de álcool, especialmente uísque. Uma de suas táticas favoritas é utilizar a bebida para descobrir as fraquezas das pessoas, inclusive inimigos. Arriscaria beber com Thomas Shelby?
Qual a melhor frase de Thomas Shelby na sua opinião? Comente aqui!