10 passagens de manto que a Marvel acertou em cheio
10 passagens de manto que a Marvel acertou em cheio
O legado dos heróis!
A Marvel Comics sempre gostou da ideia de brincar com a passagem de manto de vários heróis populares da editora. Só nos últimos anos, vimos vários personagens surgindo com essa proposta, herdando o legado de figuras bem famosas e lendárias.
Muitas vezes, a editora acerta em cheio ao apresentar esses novos heróis, dando a eles histórias únicas e uma personalidade bem diferente de seus antecessores. Nesta lista, reunimos 10 vezes em que a Marvel acertou ao passar o manto de um herói!
Créditos: Divulgação
Bucky Barnes - Capitão América
Começando nossa lista, temos uma passagem de manto que deixou os fãs muito felizes. Após a "morte" de Steve Rogers ao fim da Guerra Civil, o mundo precisava de alguém para suprir o lugar do Sentinela da Liberdade - e esse alguém acabou sendo ninguém menos que Bucky Barnes.
O Soldado Invernal se transformou em um novo Capitão América, propício para uma época onde os heróis estavam em crise, lutando entre si. Embora essa mudança tenha durado poucos anos, o personagem deixou uma grande legião de fãs e teve histórias espetaculares.
Sam Wilson - Capitão América
Por falar no Sentinela da Liberdade, temos que lembrar de Sam Wilson, que assumiu o manto após Steve Rogers perder o soro do supersoldado na luta contra um vilão poderoso. Sam foi escolhido pelo próprio Capitão América original, se tornando um ícone para a população marginalizada.
E por mais que já tenha voltado a se identificar como Falcão nas HQs, Sam Wilson teve um importante papel como Capitão América, lutando ao lado de pessoas normais e enfrentando ameaças cada vez mais atuais. Felizmente, essa história deve ser adaptada no Universo Cinematográfico da Marvel.
Laura Kinney - Wolverine
Há alguns anos atrás, vimos o Wolverine morrendo, traído por seu próprio fator de cura. Antes dele voltar à ativa, quem assumiu o manto foi Laura Kinney, a X-23. E podemos dizer que não havia sucessor melhor para o mutante canadense, já que ela incorpora muito bem esse papel.
A mudança foi boa por dar mais visibilidade e trazer histórias boas para a heroína, que vivia aparecendo aqui e acolá nas HQs, mas nunca com tanta estabilidade. Atualmente, na fase Dawn of X, ela inclusive está dividindo o manto de Wolverine com o carcaju original.
Kate Bishop - Gaviã Arqueira
Quando os Jovens Vingadores surgiram nas HQs, muitos deles se inspiraram no legado de heróis importantes dos Vingadores. Kate Bishop, uma menina com um passado sombrio, acabou se espelhando no Gavião Arqueiro por sua habilidade com o arco e flecha.
Não demorou muito até ela se transformar na sucessora natural do herói, recebendo o manto do próprio Capitão América. Por outro lado, ela é a prova que o novo e o antigo podem coexistir, já que ela se tornou parceira e aprendiz de Clint Barton em uma elogiada fase de histórias do Vingador.
Flash Thompson - Agente Venom
O Venom sempre foi um personagem bem "8 ou 80" da Marvel. Ou ele estava em fases muito boas, ou suas histórias eram simplesmente horríveis. Há alguns anos, a Casa das Ideias decidiu dar uma reformulada em sua HQ, nos apresentando o conceito do Agente Venom.
Dessa vez, quem assumia o simbionte alienígena era Flash Thompson, o ex-colega de escola e bully de Peter Parker, que havia se tornado um veterano de guerra. Em suas histórias, o Agente Venom tinha inimigos grandiosos, e ele chegou a integrar os Guardiões da Galáxia.
Scott Lang - Homem-Formiga
Uma das mudanças mais peculiares e duradouras das HQs da Marvel, o Homem-Formiga de Scott Lang veio para agradar os fãs com histórias mais leves e divertidas, já que o herói não se levava tão a sério quanto Hank Pym, o Homem-Formiga original.
Lang introduziu uma trama familiar muito interessante, além de ter começado sua carreira como um criminoso que aos poucos vai se colocando cada vez mais do lado da justiça. Não é à toa que, no Universo Cinematográfico da Marvel, ele é o detentor principal do manto do herói.
Carol Danvers - Capitã Marvel
Com a chegada da Nova Marvel, Carol Danvers assumiu o posto do Capitão Marvel - posto esse que já havia sido ocupado várias vezes por outros heróis, como Monica Rambeau e Genis-Vell. Dessa vez, Carol ganhou todo um retoque em sua personalidade e se tornou uma heroína bem diferente.
Um ícone atual para todas as leitoras da Marvel, Carol continua sendo uma líder rebelde e teimosa, mas agora precisa lidar com novas responsabilidades e aventuras espaciais. Ela é inclusive uma das principais "novas faces" do Universo Cinematográfico da Marvel em sua fase atual.
Jane Foster - Thor
Quando foi anunciado que uma mulher assumiria o posto do Deus do Trovão, muitas pessoas vieram reclamar na internet. Porém, a saga de Jane Foster como a poderosa Thor foi uma grata surpresa para os fãs, sendo considerada uma das melhores HQs recentes da Marvel Comics.
O mais interessante sobre essa passagem de manto é como ela estava destinada a ter começo, meio e fim - ainda mais com Jane lutando contra um câncer. Felizmente, a personagem deixou sua marca no mundo, e atualmente é uma Valquíria, mantendo-se fiel à mitologia de Asgard.
Kamala Khan - Ms. Marvel
Uma das criações mais geniais da Marvel nos últimos anos foi Kamala Khan, uma jovem heroína inumana conhecida por ser grande fã dos super-heróis. Ao despertar seus poderes graças às névoas terrígenas na Terra, ela acaba assumindo o manto de Ms. Marvel.
A personagem se tornou muito querida pelos fãs, gerando revistas solo que foram sucesso entre a crítica especializada. Atualmente, a heroína é uma das peças centrais da Casa das Ideias, se destacando não apenas nas HQs, como também em outras mídias.
Miles Morales - Homem-Aranha
No entanto, não há prova melhor de como as passagens de manto são eficazes do que Miles Morales. O herói foi criado no Universo Ultimate, logo após a morte do Peter Parker dessa realidade. Miles assumiu o legado do Amigão da Vizinhança, recebendo novos desafios e responsabilidades.
O personagem foi tão aclamado que, após as Guerras Secretas, foi transferido para o Universo-616, onde coexiste com o Peter Parker original e os Vingadores. Ele já ganhou um filme (Homem-Aranha no Aranhaverso) e está dominando completamente a cultura pop, tanto quanto seu antecessor.