Pânico: Todos os assassinos da franquia, do pior para o melhor

Capa da Publicação

Pânico: Todos os assassinos da franquia, do pior para o melhor

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Uma das franquias de horror mais cultuadas de todos os tempos, Pânico é lembrada com muito carinho como sendo uma das obras-primas de Wes Craven, um dos mestres mais prolíficos do gênero. A saga está prestes a retornar aos cinemas com o lançamento de seu quinto filme, ainda neste mês.

E nos quatro filmes lançados anteriormente, temos uma premissa bem parecida: pouco a pouco, vítimas são feitas por um assassino mascarado que toma para si o manto terrível de Ghostface. E para honrar esses loucos psicóticos e degenerados, aqui estão todos os assassinos da franquia Pânico, do pior ao melhor!

SEM SPOILERS: Para esta lista, ainda não estamos contando com o(s) assassino(s) do novo Pânico, que chegou  aos cinemas no dia 13 de janeiro. E se você souber quem está por trás da máscara do Ghostface dessa vez, fique quieto: não dê spoilers e deixe que os fãs descubram quando assistirem ao filme!

Imagem de capa do item

Mickey Altieri

Em qual filme: Pânico 2

Talvez o vilão mais fraco da franquia seja Mickey Altieri, um dos assassinos de Pânico 2. Ele nem mesmo é um personagem ruim, mas não temos o desenvolvimento necessário para acreditar em suas motivações, o que torna a sua revelação como vilão um tanto quanto desinteressante. Na verdade, o seu papel mais importante é ser aliado da vilã principal.

Interpretado por Timothy Olyphant, ele é um estudante de cinema e, por isso, colega de faculdade de Sidney Prescott. No filme, descobrimos que ele quer cometer crimes e bolar uma saída nos tribunais, acusando a violência do cinema de tê-lo influenciado a fazer o que fez. Não é lá um plano muito convincente... a não ser que você assista muito à Record.

Imagem de capa do item

Charlie Walker

Em qual filme: Pânico 4

Pânico 4 segue sendo um dos filmes mais criativos da saga, justamente por ser uma paródia em cima da era dos incontáveis remakes e reboots que estava surgindo nos anos 2000 e 2010. O filme retoma os protagonistas, mas parecia seguir em outra direção com um novo elenco de vítimas - entre eles, o maníaco Charlie Walker.

Interpretado por Rory Culkin, Charlie vem para representar o "novo nerd" da turma, um papel análogo ao de Randy Meeks nos 2 primeiros filmes. Ele é quem dita as regras de um filme de terror e está sempre reunindo seus amigos para maratonas de filmes. O único problema é que sua revelação de assassino é um tanto óbvia - basta olhar em seu rosto para ver a loucura!

Imagem de capa do item

Roman Bridger

Em qual filme: Pânico 3

Pânico 3 foi, durante muitos anos, o "patinho feio" da franquia. Com os seus já conhecidos problemas dos bastidores, ele não teve o roteiro escrito por Kevin Williamson (um dos co-criadores da saga) e também possui um teor bem menos violento e sanguinário que os anteriores. Ainda assim, o seu vilão é um personagem bem interessante.

Roman Bridger, vivido por Scott Foley, é o diretor de cinema que está responsável por lançar A Facada 3, o terceiro filme da franquia baseada nos assassinatos de Ghostface. Ele começa a matar o elenco de seu filme em uma tentativa de atrair Sidney. E o motivo? Ele é o irmão bastardo da heroína, filho de Maureen Prescott durante o período em que ela era atriz!

Imagem de capa do item

Debbie Loomis

Em qual filme: Pânico 2

Uma das revelações mais geniais de Pânico 2 diz respeito a uma figura bem curiosa, a jornalista Debbie Salt - que a princípio, parece ser uma rival de Gale Weathers. No terceiro ato, descobrimos que seu verdadeiro nome é Debbie Loomis, e ela estava diretamente ligada ao assassino do primeiro filme, o que faz com que sua jornada seja movida pela vingança.

Debbie é vivida por Laurie Metcalf e é perceptível como a atriz estava se divertindo muito durante as gravações. Ela começa calma e observadora, mas aos poucos vai se revelando uma insana vilã com um ótimo gosto por sangue - e tudo isso enquanto revela seu lado mais sombrio para Sidney Prescott e seus aliados.

Imagem de capa do item

Stu Macher

Em qual filme: Pânico

Matthew Lillard é um dos queridinhos do cinema, e toda vez que faz um papel novo, ficamos nos corroendo de curiosidade para saber qual é o surto da vez. Em 1996, muito antes de encarnar o Salsicha nos live-actions de Scooby-Doo, ele presenteou o mundo com o deliciosamente insano Stu Macher, um dos assassinos do primeiro Pânico.

Stu começa como o piadista do grupo e, portanto, começamos o filme crendo que ele não tem um neurônio na cabeça. Aos poucos, ele vai se revelando no papel do Ghostface - mas tudo isso por um bom motivo, uma vez que ele está apenas ajudando seu bom amigo. Stu é louco, desinibido e desenfreado - o que o torna um dos assassinos mais gloriosos da franquia.

Imagem de capa do item

Billy Loomis

Em qual filme: Pânico

Como dissemos, Stu Macher não trabalha sozinho, e isso porque o verdadeiro "cabeça" do primeiro Pânico é Billy Loomis, o primeiro namorado de Sidney Prescott. Ela até desconfia dele em certos momentos, mas o vilão é tão diabólico que consegue armar todo um circo para forjar sua inocência - o que inclui se fingir de morto!

Vivido com louvor por Skeet Ulrich, Billy nos surpreende pela sagacidade de seu plano e por como ele consegue enganar Sidney - sem saber que, no processo, tornaria ela muito mais preparada para enfrentar os outros vilões da saga. Para piorar, ele também é o assassino de Maureen Prescott, por vingança pela separação de seus pais.

Imagem de capa do item

Jill Roberts

Em qual filme: Pânico 4

Embora Billy Loomis e Stu Macher sejam lembrados até hoje pelos fãs, não há assassino mais glorioso e insano na franquia Pânico que Jill Roberts - a prima de Sidney, que parecia ser a nova "protagonista" da saga e a vítima mais procurada pelo novo Ghostface. Na verdade, ela quer fama e sabe se fazer de coitada para atrair a atenção de todos para si.

Jill é um dos melhores papeis da carreira de Emma Roberts, justo por sua postura doce e delicada que vai dando espaço para a doida varrida que de fato é. Ela não precisa de amigos, e sim de fãs - e para isso, quer se colocar como a nova final girl, para assumir de vez o lugar que pertencia a Sidney. Infelizmente (para ela), a nossa querida heroína sabe perfeitamente como lutar com um assassino!