Conheça outros Deuses da Trapaça da cultura pop

Capa da Publicação

Conheça outros Deuses da Trapaça da cultura pop

Por Evandro Lira

Seguindo o nosso passeio pelo universo dos Deuses da Trapaça no Momentos LH, hoje vamos reconhecer o arquétipo do Trickster em diversas obras famosas da cultura pop.

Geralmente, esses personagens não se encaixam no papel binário de bom ou mau – embora alguns deles tenham esse aspecto bem definido. A característica mais forte que é comum a todos eles é, sem dúvida, a personificação do caos.

A figura do Trickster na cultura pop é repleta de inteligência e uma predisposição para violar regras. Eles são ardilosos e astutos, e podem ser encontrados permeando diversos filmes, séries, livros, games e desenhos animados.

Nesta lista, você vai conhecer os “Deuses da Trapaça” de várias obras populares:

Imagem de capa do item

Loki (MCU)

O Deus da Trapaça "em pessoa", Loki é um deus da mitologia nórdica que foi representado em diversas obras fictícias da cultura pop, que vai desde Deuses Americanos, até God of War e o Universo Cinematográfico da Marvel.

No MCU, o personagem é vivido por Tom Hiddleston como um vilão (ou anti-herói) que está ligado às histórias do Thor. Frio, calculista e manipulador, Loki está sempre alternando entre uma pessoa confiável e uma pessoa que vai te passar a perna a qualquer momento.

Loki ganhou, em 2021, sua própria série de TV, servindo para explorar ainda mais a psique e contradições do personagem, além de ajudar a expandir o Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Gabriel (Supernatural)

A segunda e a terceira temporada de Supernatural tiveram como um dos antagonistas o Trickster, vivido por Richard Speight Jr. Ele costumava pregar peças em Sam e Dean até que, na quinta temporada, é revelado que ele é, na verdade, o arcanjo Gabriel que fugiu para Terra depois de cansar de ver seus irmãos em guerra.

Como um típico Trickster, Gabriel é sarcástico e travesso. Ele pôde ser visto brincando com suas vítimas, geralmente humanos que ele acredita que merecem sofrer.

Na Terra, descobrimos que ele assumiu o nome de Loki e se mascarou como um deus pagão.

Imagem de capa do item

Jack Sparrow (Piratas do Caribe)

Impossível não lembrar do icônico capitão Jack Sparrow quando falamos de trapaceiros da cultura pop. O personagem vivido por Johnny Depp estreou no filme Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra e desde então apareceu em mais quatro filmes da franquia.

Contrastando com grandes heróis do cinema de ação, Sparrow não possui alguns dos atributos típicos de personagens principais. Ao invés disso, o pirata tem uma moral - e sobriedade - duvidosa e confia muito mais em sua inteligência do que na força física.

Ele prefere resolver seus problemas apostando no bom humor e na trapaça, sempre improvisando e se colocando um passo à frente de seus inimigos. Foi desse jeito que Jack Sparrow conquistou a simpatia de milhões de pessoas pelo mundo.

Imagem de capa do item

Coringa (DC)

Quando falamos sobre o Coringa, um dos personagens mais icônicos da DC Comics, não pensamos muito sobre dualidade de caráter, afinal, ele é geralmente representado como o maníaco psicótico que está disposto a fazer qualquer maldade a qualquer hora.

No entanto, Coringa está sempre pronto para desobedecer qualquer regra e a maneira como ele usa de vários truques para atingir seus fins o coloca dentro do arquétipo do Trickster. Ele também possui o talento de se metamorfosear e criar uma verdadeira tempestade de caos por onde passa.

Imagem de capa do item

João Grilo (O Auto da Compadecida)

A cultura brasileira também incorporou o arquétipo do Trickster algumas vezes, sendo uma das mais marcantes na peça de Ariano Suassuna O Auto da Compadecida e na série e filme baseados nela.

João Grilo, personagem marcado pela atuação de Matheus Nachtergaele, é um dos mais brilhantes trapaceiros já vistos. Astuto e inteligente, João está sempre arrumando maneiras de sobreviver à sua dura realidade, e por isso se utiliza da mentira para enganar as pessoas e conseguir o que quer.

Na trama de O Auto da Compadecida, vemos João Grilo manipular desde o padeiro e sua mulher até o padre, o cangaceiro e as figuras divinas do julgamento final.

Imagem de capa do item

Deadpool (Marvel Comics)

Podemos dizer que Deadpool se encaixa perfeitamente no arquétipo do Trickster. O anti-herói da Marvel vive a quebrar as regras sempre que pode e está constantemente na linha tênue entre ser um cara legal e um cara moralmente questionável.

Além disso, o Mercenário Tagarela tem um humor incansável e reproduz uma quantidade incalculável de piadas obscenas, traço este que aparece em vários Trickster da ficção.

O personagem saído dos quadrinhos da Marvel ganhou uma versão live-action muito querida pelo público desde que estreou seu filme solo em 2016 com Ryan Reynolds no papel.

Imagem de capa do item

Bart (Os Simpsons)

A essa altura você já entendeu que aqui estamos falando muito mais sobre o arquétipo do Trickster do que sobre deuses em si. Afinal, Bart Simpson está longe de possuir alguma divindade, mas é um trapaceiro da mais alta classe.

O filho de Homer e Marge é travesso, rebelde e às vezes descrito como "potencialmente perigoso". Ele ama pregar pessoas elaboradas e possui uma das fichas criminais mais longas da ficção. Bart também demonstra considerável agilidade mental na hora de desempenhar alguma ação do seu interesse.

Imagem de capa do item

Tyrion Lannister (Game of Thrones)

Saído das páginas de George R. R. Martin, Tyrion Lannister possui diversas características que remetem ao Trickster.

Para sobreviver no verdadeiro ninho de cobras que é o universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tyrion se utiliza de sua mente brilhante como arma, sendo astuto e manipulador em excesso. Frequentemente, seu caráter é questionado, tanto por outros personagens quanto pelos leitores - ou espectadores.

Um de seus traços mais fortes é a acidez de seus comentários, que atingem fortemente aliados e opositores. Vale observar também que sua predisposição para o sexo termina de completar o bingo do Trickster. Na série Game of Thrones, Tyrion é vivido por Peter Dinklage.

Imagem de capa do item

Picapau (Picapau)

O Picapau é um dos personagens de desenho animados mais icônicos da história. Sua personalidade é, talvez, a mais pura representação do Trickster. Inteligente e hiperativo, o Picapau é uma das maiores forças da natureza da cultura pop e um grande criador de travessuras.

Sua loucura desenfreada o faz tentar - e geralmente conseguir - atingir seus objetivos a qualquer custo. Ele é autoconfiante ao extremo e nunca foi muito preocupado com os danos que pode causar.

Imagem de capa do item

O Máskara (O Máskara)

O Máskara é uma das melhores representações do Trickster. Ele literalmente ganhou seus poderes de Loki ao usar a máscara que abriga o espírito do deus da trapaça nórdico.

Transformando seu portador em um malandro de primeira, a máscara também concede poderes mágicos com a intenção principal de causar o caos por onde quer que ela passe.

O filme O Máskara, de 1994, é uma oportunidade perfeita para Jim Carrey exibir todo seu poder cômico em uma comédia física maluca e divertida.