Ossos Cruzados: Saiba tudo sobre o vilão da Marvel
Ossos Cruzados: Saiba tudo sobre o vilão da Marvel
O vilão interpretado por Frank Grillo deve voltar aos filmes da Marvel!
O Ossos Cruzados pode não ter tido tanto destaque quanto alguns outros grandes vilões da Marvel nos cinemas, mas ele contou com participações marcantes, como a famosa cena do elevador com o Capitão América, além de estar envolvido em tramas que impactaram os caminhos seguidos pelos personagens, sendo seu ataque suicida um incidente de grande importância em Capitão América: Guerra Civil.
Mas você sabe tudo sobre o vilão, tanto no MCU quanto além? Preparamos essa lista para que você possa conhecê-lo melhor, não apenas nos cinemas.
No MCU
Nos filmes, a primeira aparição de Brock Rumlow acontece em Capitão América 2: O Soldado Invernal, com o personagem infiltrado na S.H.I.E.L.D. em nome da Hidra. É apenas após esse filme que ele de fato assume o nome de Ossos Cruzados, o que acontece em Capitão América: Guerra Civil.
Foi Rumlow um dos responsáveis por conseguir dar a Hidra acesso ao cetro de Loki, por meio de seu disfarce na S.H.I.E.L.D.. Mesmo em seus momentos finais, com uma explosão suicida na qual tentou matar o Capitão América, o Ossos Cruzados causou graves danos, e, embora Wanda tenha conseguido agir e levar a explosão para longe de Steve, acertou um prédio por acidente, fato que teve grande impacto durante a Guerra Civil.
Além disso, o personagem aparece em Vingadores: Ultimato, em uma versão do passado, durante os eventos do primeiro filme dos Vingadores.
Origem
Nos quadrinhos, Ossos Cruzados fez sua primeira aparição nas histórias do Capitão América em 1989.
A história do personagem conta que ele era parte de uma gangue e, após cometer um assassinato, entra para a escola de criminosos do Treinador. A partir daí, Rumlow trabalha como mercenário, e acaba trabalhando para o Caveira Vermelha comunista, Albert Malik.
Ele é o único sobrevivente de uma missão que busca invadir a mansão de Arnim Zola, e é nessa missão que ele conhece o real Caveira Vermelha, Johann Schmidt, passando então a trabalhar para o Caveira Vermelha nazista.
É trabalhando para o verdadeiro Caveira Vermelha que o Ossos Cruzados recebe este nome, e é também por causa disso que ele enfrenta o Capitão América pela primeira vez.
Uniforme
Seu uniforme remete à tradicional bandeira dos piratas, tendo uma máscara de caveira e dois ossos cruzados estampados em seu peito. Além disso, caveiras e ossos cruzados são encontradas em diversos uniformes militares, ao redor do mundo, tendo sido utilizados, inclusive, pelo exército nazista.
Nos filmes, o uniforme recebeu algumas modificações, ainda que remeta ao design tradicional. A estampa de ossos em seu peito não é bem definida, e o personagem utiliza um uniforme mais pesado, com proteção e munição o suficientes para enfrentar o Capitão América de maneira mais igual.
Caveira Vermelha
Como já citado em sua origem, o Ossos Cruzados tem grande ligação com o Caveira Vermelha, sendo um de seus agentes e tendo recebido seu codinome do vilão.
O Ossos Cruzados é bastante leal ao grande vilão nos quadrinhos, e quando o Caveira Vermelha desaparece, tendo sido preso em um bunker por Magneto, ele organiza uma equipe chamada Quadrilha do Esqueleto com o objetivo de encontrar seu chefe.
Ainda assim, Rumlow nem sempre esteve ao lado do vilão. Ele foi demitido por questionar a decisão do Caveira Vermelha de se aliar à Víbora, e tentou tomar a liderança da Quadrilha do Esqueleto de volta para si. Por algum tempo, o personagem também trabalhou por conta própria.
Synthia Schmidt
A filha do Caveira Vermelha, Synthia Schmidt, já esteve envolvida romanticamente com o Ossos Cruzados. Também conhecida como Sin (ou Pecado, em versões traduzidas), ela é uma vilã que teve seu crescimento acelerado e ganhou super poderes.
Synthia conheceu o Ossos Cruzados quando ele invadiu a S.H.I.E.L.D. para retirá-la de lá, após a suposta morte do Caveira Vermelha. Ela havia sido capturada, e teve sua mente reprogramada pela S.H.I.E.L.D. para que acreditasse ser uma garota normal.
No entanto, o Ossos Cruzados desfaz o condicionamento feito pela organização e os dois começam a se relacionar romanticamente.
Morte do Capitão América
Ainda que não tenha trabalhado completamente sozinho, o Ossos Cruzados teve um importante papel na morte do Capitão América ao fim da Guerra Civil.
Após a rendição dos heróis anti-registro, o Capitão América estava sendo levado ao tribunal quando o Ossos Cruzados atirou nele, levando à morte do herói.
Apesar de tentar fugir, o Ossos Cruzados não consegue, sendo capturado pelo Falcão e pelo Soldado Invernal. O vilão, no entanto, parece bastante satisfeito por ter conseguido matar o Capitão América, e apenas ri enquanto o Soldado Invernal bate nele até que fique inconsciente.
Thunderbolts
Com o início da Era Heróica da Marvel, o Ossos Cruzados se tornou parte dos Thunderbolts, sob a liderança de Luke Cage.
Agentes do governo pretendiam que a adição do Ossos Cruzados à equipe deixaria os outros membros mais susceptíveis à mudança, tornando a reabilitação deles possível. O próprio Ossos Cruzados não era alguém que eles acreditavam que poderia mudar, mas o extremismo dele poderia, de acordo com eles, tornar outros membros dos Thunderbolts menos extremos.
Durante seu tempo com os Thunderbolts, o Ossos Cruzados assassina um policial, além de eventualmente tentar escapar da equipe quando Luke Cage decide deixá-la. Quando o assassinato do policial é descoberto, Ossos Cruzados é retirado dos Thunderbolts e preso em uma cela de alta segurança.
Inimigos
Embora seu maior adversário seja Steve Rogers, o Ossos Cruzados já teve embates com diversos outros personagens, sejam eles heróis ou outros vilões.
Como citado anteriormente, em sua primeira missão nos quadrinhos, ele se infiltrou na casa de Arnim Zola. Mais tarde, ele teve o Barão Zemo como alvo, também em uma missão a mando do Caveira Vermelha.
Outros personagens bastante conhecidos que Ossos Cruzados já enfrentou incluem o Demolidor, o Homem-Aranha,o Wolverine e o Soldado Invernal. Além disso, ele já teve embates com Bucky Barnes e Sam Wilson, nos respectivos períodos em que cada um assumiu o manto de Capitão América.
Habilidades
A maior habilidade de Ossos Cruzados é ser um expert em combate, além de um tático militar de alto nível. O personagem não possui super poderes, mas tem treinamento em diversos tipos de luta, além de ser um excelente atirador.
Ele tem capacidade de utilizar uma variedade enorme de armas, sejam elas armas de fogo, facas ou mesmo arco e flechas. Outro elemento que o torna muito perigoso é sua experiência com tortura e lavagem cerebral.
Durante seu tempo com os Thunderbolts, Ossos Cruzados foi exposto à névoa terrígena, que desenvolveu nele a habilidade de disparar raios de energia a partir de sua cabeça. No entanto, quando ele é expulso dos Thunderbolts e preso, ele parece já ter perdido esse poder.
Outras versões
Algumas outras versões do personagem aparecem brevemente em universos alternativos. Embora algumas sejam bastante similares ao original, outras apresentam certas diferenças.
Em Heróis Renascem, o Ossos Cruzados também é um parceiro do Caveira Vermelha. No entanto, ele é exposto à radiação gamma e sofre mutações para lutar contra o Falcão e o Capitão América.
Já no universo Ultimate da Marvel, uma outra versão do personagem aparece, sendo um agente renegado da S.H.I.E.L.D. que lidera uma gangue.
What if...?
No MCU, o personagem retornará em What if...? animação que será lançada no Disney+, e se propõe a apresentar diferentes versões de importantes acontecimentos do Universo Cinematográfico da Marvel, bem como o que mudaria em decorrência dessas modificações.
O ator Frank Grillo confirmou seu retorno para dar voz ao personagem em What if...?. Além disso, Grillo afirmou em uma entrevista exclusiva ao Collider que gravou quatro ou cinco episódios, e voltaria a gravar mais alguns em fevereiro deste ano.
É possível, no entanto, que a participação do Ossos Cruzados ainda assim seja pequena, uma vez que o ator disse ter gravado esses quatro ou cinco episódios em apenas um ou dois dias.
Retorno ao MCU?
No Universo Cinematográfico da Marvel, o Ossos Cruzados morreu em Capitão América: Guerra Civil. No entanto, Frank Grillo reprisou o papel depois disso com sua aparição em Vingadores: Ultimato, quando os heróis retornam ao passado. Além disso, Grillo estará presente na animação What if...?, como discutido no item anterior da lista.
Ainda assim, é possível que o personagem retorne aos cinemas mais vezes, embora não se saiba se isso acontecerá com um retorno à vida ou com outras participações como a de Ultimato. Em uma entrevista ao Comic Book, Frank Grillo afirmou ainda ter cinco filmes em seu contrato com a Marvel, o que significa que ele tem que cumprir com mais cinco participações em filmes caso a Marvel o chame.
Depois dessa entrevista, Grillo afirmou em sua conta no Instagram que Brock Rumlow está morto, e que ele não retornará. Ainda assim, a existência do contrato para filmes futuros deixa muitas possibilidades em aberto, e seria muito condizente com o personagem enfrentar, por exemplo, o Falcão e o Soldado Invernal, que protagonizarão uma série no Disney+ em breve.