Oscar: Todos os filmes de herói que já concorreram à premiação
Oscar: Todos os filmes de herói que já concorreram à premiação
Pantera Negra, O Cavaleiro das Trevas – relembre a trajetória dos filmes de super-herói no Oscar!
Recentemente, tivemos a 93ª edição do Academy Awards, o Oscar. Nos últimos anos, temos visto uma bela ascensão dos filmes de super-heróis na premiação, e por mais que não tenhamos visto nenhum longa de 2020 entre os indicados, não podemos esquecer de todos os lançamentos que vieram nos anos anteriores e que pavimentaram, por exemplo, o caminho para Pantera Negra e Coringa.
Nesta lista, você vai conferir todos os filmes de super-heróis e adaptações de HQs da Marvel, DC e outras editoras que foram indicados ao Oscar. Aqui, você verá quantas indicações cada filme recebeu e quais foram vitoriosos em suas respectivas categorias. Prontos para essa jornada?
Superman: O Filme (1978)
Considerado por muitos como o primeiro grande filme de super-heróis de todos os tempos, Superman: O Filme já chegou arrasando quarteirões, inclusive na 51ª edição do Academy Awards.
O filme foi indicado nas categorias de Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original - e apesar de não ter ganhado em nenhuma dessas categorias, levou para casa um prêmio especial de Efeitos Visuais, em uma época onde o Oscar não tinha uma categoria específica para isso.
Batman (1989)
Onze anos depois do lançamento de Superman: O Filme, foi a vez de outro herói da DC Comics ganhar sua própria aventura no cinema - é claro que estamos falando de Batman, filme de 1989 dirigido por Tim Burton.
O filme se tornou icônico por conta de seu visual único e isso chegou a ser reconhecido também na 62ª edição do Academy Awards, já que foi indicado (e ganhou) na categoria de Melhor Direção de Arte.
Batman: O Retorno (1992)
Poucos anos depois, o Cruzado Encapuzado retornaria ao Oscar com seu segundo filme, Batman: O Retorno - no qual ele precisa enfrentar novos inimigos como o Pinguim e a Mulher-Gato.
Nessa edição, o filme foi indicado a duas categorias: Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais, mas perdeu para Drácula de Bram Stoker e A Morte lhe Cai Bem, respectivamente.
Batman Eternamente (1995)
Quem vê com uma mentalidade mais contemporânea pode achar que os dois filmes do Cavaleiro das Trevas dirigidos por Joel Schumacher foram uma bomba total, mas os votantes da 68ª edição do Oscar não pensavam assim...
Tanto é que, em 1996, Batman Eternamente (o filme com o Charada e o Duas-Caras) foi indicado em três categorias: Melhor Mixagem de Efeitos Sonoros, Melhor Som e Melhor Fotografia. Perdeu nas três.
Homem-Aranha (2002)
Os filmes de super-heróis só começaram a ser algo extremamente popular e mainstream nos anos 2000, muito por conta da trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi. E os filmes tiveram presença garantida nas premiações.
O primeiro longa foi indicado em duas categorias, Melhor Som (perdeu para Chicago) e Melhores Efeitos Visuais (perdeu para O Senhor dos Anéis: As Duas Torres). Ainda assim, sua sequência teve mais sucesso...
Homem-Aranha 2 (2004)
Em 2004, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dava grandes honras para Homem-Aranha 2, o segundo capítulo da franquia do Amigão da Vizinhança nos cinemas (e, para muitos, o melhor filme em live-action do herói).
Na edição, o filme foi indicado em três categorias: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais. Dessas, ele acabou conquistando a estatueta dourada pelos seus efeitos digitais.
Os Incríveis (2004)
Ainda falando do 77º Academy Awards, não podemos nos esquecer de um filme de super-heróis que não é uma adaptação direta de quadrinhos. É claro que estamos citando Os Incríveis, um clássico da Pixar.
O longa animado se deu bem, sendo indicado a quatro categorias. Dessas, ele ganhou Melhor Animação e Melhor Edição de Som, mas perdeu nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Mixagem de Som.
Batman Begins (2005)
Dez anos depois do fiasco de Batman Eternamente, o Cavaleiro das Trevas voltava em grande estilo para o Oscar. O indicado da vez foi Batman Begins, filme de Christopher Nolan que dava início a uma nova trilogia.
O longa foi indicado para a categoria de Melhor Fotografia, mas acabou perdendo para Memórias de uma Gueixa. Apesar disso, foi um ótimo ponto de partida para a franquia do herói, cujo segundo filme recebeu mais destaque.
Superman: O Retorno (2006)
Por volta dessa época, a Warner e a DC Comics também deram sinal verde para o controverso Superman: O Retorno, de Bryan Singer. O filme é uma espécie de homenagem aos filmes clássicos do herói estrelados por Christopher Reeve.
Apesar disso, ele não conquistou a atenção do público. Na 79ª edição do Oscar, ele foi ao menos indicado na categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas acabou perdendo para Piratas do Caribe: O Baú da Morte.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Embora filmes de super-heróis já tivessem um lugarzinho no Oscar, foi só com Batman: O Cavaleiro das Trevas que eles ganharam força suficiente para atingir as categorias principais. Não é à toa que o longa teve, ao total, 8 indicações.
Foram elas: Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger pelo seu brilhante Coringa), Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som. Desses, ele conquistou o prêmio de ator coadjuvante (prêmio póstumo) e edição sonora.
Hellboy II: O Exército Dourado (2008)
No mesmo ano em que O Cavaleiro das Trevas surrupiava alguns prêmios, tivemos também o lançamento de Hellboy II: O Exército Dourado, filme baseado no clássico anti-herói da Dark Horse dirigido por Guillermo Del Toro.
O longa ganhou apenas uma indicação - especificamente, na categoria de Melhor Maquiagem. E mesmo com os visuais sensacionais do longa, ele acabou perdendo a estatueta para O Curioso Caso de Benjamin Button.
Homem de Ferro (2008)
Fechando a trindade dos filmes de super-heróis de 2008 indicados ao Oscar, ainda temos Homem de Ferro, o filme que deu o pontapé inicial em tudo que conhecemos hoje como o Universo Cinematográfico da Marvel.
O filme foi indicado às categorias de Melhor Edição de Som (perdeu para Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Melhores Efeitos Visuais (perdeu para O Curioso Caso de Benjamin Button). Ainda assim, com prêmio ou não, foi o responsável por construir a base de um verdadeiro império.
Homem de Ferro 2 (2010)
Dois anos depois, a sequência de Homem de Ferro retornaria ao Academy Awards, dessa vez para disputar com mais vigor na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Acontece que Homem de Ferro 2 surgiu em um ano bem acirrado, já que disputou diretamente com grandes titãs como Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 e Alice no País das Maravilhas. O longa acabou sendo derrotado por A Origem.
Os Vingadores (2012)
Aliás, durante anos, a categoria de Melhores Efeitos Visuais tinha pelo menos uma indicação salva para algum projeto do Universo Cinematográfico da Marvel. E foi exatamente isso que aconteceu em 2012.
No 85º Academy Awards, foi a vez de Os Vingadores disputar pelo prêmio na categoria. Contudo, naquele ano a Academia resolveu dar o prêmio para o trabalho magnífico de As Aventuras de Pi.
Homem de Ferro 3 (2013)
No ano seguinte, a situação foi bem parecida. Tivemos a indicação salva para Homem de Ferro 3, o terceiro capítulo da trilogia do Vingador Dourado (e, até hoje, a única subfranquia do MCU em que todos os filmes foram indicados ao Oscar).
Porém, o longa também não levou para casa o prêmio de Melhores Efeitos Visuais. Esse prêmio ficou nas mãos do aclamado Gravidade, que inclusive saiu com o maior número de estatuetas naquela edição.
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
2014 foi um ano competitivo para os filmes de super-heróis na premiação (afinal, foram cinco indicados). O primeiro deles foi Capitão América: O Soldado Invernal, um dos longas mais aclamados do MCU até hoje.
O filme foi indicado apenas na categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas infelizmente acabou perdendo. Foi o único filme do Sentinela da Liberdade a disputar um prêmio na cerimônia.
Guardiões da Galáxia (2014)
Por outro lado, o outro filme do Universo Cinematográfico da Marvel naquele ano foi outro fenômeno cultural sem tamanho. Guardiões da Galáxia surpreendeu com seu humor honesto e sarcástico e seus personagens cativantes.
O filme acabou recebendo duas indicações - uma na categoria de Melhores Efeitos Disputais, onde disputou com O Soldado Invernal - e outra na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, onde perdeu para Grande Hotel Budapeste.
Operação Big Hero (2014)
Muitos podem até não saber, mas Operação Big Hero, o adorável longa animado da Disney lançado em 2015, é baseado em vários personagens da Marvel bem obscuros. O filme toma várias liberdades e constrói sua própria mitologia em cima do material-fonte.
E por ser uma animação tão querida, não é surpresa que ele tenha levado para casa o troféu de Melhor Filme Animado - e olha que disputava com gigantes como Como Treinar Seu Dragão 2 e O Conto da Princesa Kaguya.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)
Nesse mesmo ano, ainda tivemos um filme pioneiro em sua franquia no que diz respeito ao Oscar. Estamos falando de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, o filme que mescla as linhas temporais e mostra tretas mutantes no passado e no futuro.
O longa acabou recebendo uma única indicação na categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas assim como Guardiões da Galáxia e Capitão América: O Soldado Invernal, acabou perdendo para Interestelar.
Doutor Estranho (2016)
Em 2016, também tivemos dois indicados - embora somente um deles tenha tido sucesso. O primeiro foi Doutor Estranho, filme que nos apresentou o "lado místico" da Marvel com sua estética cheia de caleidoscópios e psicodelia.
Justamente por isso, o filme acabou indo parar na lista dos indicados de Melhores Efeitos Visuais, mas acabou perdendo para o igualmente deslumbrante remake live-action de Mogli: O Menino Lobo.
Esquadrão Suicida (2016)
Em uma das reviravoltas mais bizarras no que diz respeito à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tivemos Esquadrão Suicida indicado à categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, um dos pontos de maior destaque do filme.
O longa é até hoje tido por muitos como um dos piores filmes da DC Comics nos cinemas por conta de sua história sem pé e nem cabeça e seus vários problemas, mas mesmo assim acabou ganhando a estatueta, atropelando favoritos como Star Trek: Além da Escuridão.
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
2017 foi um ano bem curioso para os filmes de super-heróis no Oscar - um prelúdio do que iria acontecer no ano seguinte. Entre os indicados, tivemos a segunda aventura dos Protetores Cósmicos, que explora mais a história de seus personagens, como Rocky Racum e Senhor das Estrelas.
Guardiões da Galáxia Vol. 2 é bem elogiado por seus visuais fantásticos e pelo uso de efeitos computadorizados para criar mundos alienígenas, seres cósmicos e um planeta inteiro "vivo". Por isso, foi indicado a Melhores Efeitos Visuais, mas perdeu para Blade Runner 2049.
Logan (2017)
O segundo filme que teve destaque na 90ª edição do Academy Awards é Logan, o terceiro filme solo do Wolverine, que fornece uma história de despedida e uma conclusão emocionante para a passagem de Hugh Jackman pelo manto do personagem.
Na época de seu lançamento, Logan ganhou uma repercussão intensa por ser um filme denso, cheio de complexidade emocional e com um elenco fenomenal. É até curioso que ele tenha sido indicado para uma das categorias principais - Melhor Roteiro Adaptado. Infelizmente, perdeu para Me Chame Pelo Seu Nome.
Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)
2018 foi o ano que redefiniu o papel dos filmes de super-heróis no Oscar e temos alguns longas incríveis que são responsáveis por isso. O primeiro deles é Homem-Aranha no Aranhaverso, filme animado que conta a origem de Miles Morales ao mesmo tempo em que nos mostra outros Aranhas.
O filme foi indicado em uma única categoria - Melhor Filme Animado - mas acabou ganhando, desbancando até mesmo favoritos daquele ano, que nem Incríveis 2 e WiFi Ralph: Quebrando a Internet, ambos distribuídos pela Disney.
Incríveis 2 (2018)
O segundo filme de 2018 foi Incríveis 2, a continuação que demorou catorze anos para sair. O longa começa do ponto de onde o primeiro parou, mostrando a Família Pêra como um grupo unido lutando contra grandes vilões e ameaças malignas.
A sequência foi bem recebida pelos fãs, ainda mais pelas referências e conexões com o original. Ele foi indicado na categoria de Melhor Filme Animado, embora tenha perdido (como mencionado acima) para Homem-Aranha no Aranhaverso.
Pantera Negra (2018)
Porém, o grande foco de 2018 definitivamente foi para Pantera Negra, o filme mais importante do Universo Cinematográfico da Marvel até agora. O longa nos mostra a história de T'Challa e sua luta física e ideológica com Erik Killmonger. O filme foi aclamado pela crítica e isso se refletiu no Oscar.
Ao todo, o longa recebeu indicações para sete categorias - Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Disso, o filme ganhou 3 prêmios - Figurino, Design de Produção e Trilha Sonora.
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Finalizando o ciclo de indicações de 2018, também não podemos esquecer da tragédia cósmica da Marvel, Vingadores: Guerra Infinita - filme que mostra a jornada de Thanos para juntar as Joias do Infinito e aniquilar a metade de todos os seres vivos do universo.
O filme foi um sucesso absurdo no ano de seu lançamento, mas no Oscar de 2019 só recebeu uma única indicação, na categoria de Melhores Efeitos Visuais. Infelizmente, o filme perdeu para O Primeiro Homem, a cinebiografia de Neil Armstrong.
Coringa (2019)
O sucesso de Pantera Negra fez com que percebêssemos que filmes de super-heróis e adaptações de quadrinhos possuem espaço em premiações. E a prova disso veio em 2019, quando Coringa recebeu nada menos que onze indicações na 92ª edição do Academy Awards.
Dentre estas, o filme só ganhou Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Melhor Trilha Sonora, mas também recebeu indicações em Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Fotografia, Maquiagem e Cabelo, Montagem e Figurino.
Vingadores: Ultimato (2019)
E embora Coringa tenha dominado no que diz respeito às indicações, ainda temos outro filme adaptado de HQs para fechar o ano (e a nossa lista, ao menos até agora). Vingadores: Ultimato foi a conclusão épica da "Saga do Infinito", criando uma despedida emocionante para vários heróis.
O filme conseguiu, durante quase dois anos, destronar Avatar como a maior bilheteria de todos os tempos. Ele foi indicado na categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas assim como todos os seus antecessores, deu uma má sorte e perdeu para 1917.