Oscar de Melhor Filme: Onde assistir aos vencedores dos últimos 15 anos

Capa da Publicação

Oscar de Melhor Filme: Onde assistir aos vencedores dos últimos 15 anos

Por Jaqueline Sousa

Com quase 100 edições na bagagem, o Oscar é uma das premiações mais consagradas (e cobiçadas) de Hollywood. Ao longo de décadas e décadas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou diversos filmes que ficaram marcados não somente na história da premiação, como também da sétima arte como um todo.

Mas onde assistir aos longas que foram consagrados na categoria de Melhor Filme no Oscar, a principal e mais prestigiada da cerimônia? Nesta lista, você descobre onde pode assistir aos filmes que venceram o prêmio central do evento nos últimos 15 anos!

Imagem de capa do item

Oppenheimer (2023)

Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Amazon Prime Video e para compra ou aluguel em YouTube, Google Play e Apple TV.

Vencedor da categoria de Melhor Filme na última edição do Oscar, Oppenheimer foi o grande favorito do Oscar 2024. Ao todo, venceu 7 prêmios durante a cerimônia (contando com a principal): Melhor Ator para Cillian Murphy, Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr., Melhor Direção para Christopher Nolan, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.

Ambientado durante o período da Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer conta a história real de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), um físico que, juntamente com uma equipe de cientistas, liderou o Projeto Manhattan, que culminou no desenvolvimento da bomba atômica.

Imagem de capa do item

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

Vencedor do Oscar 2023 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para compra ou aluguel em Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.

Uma das vitórias mais debatidas dos últimos anos, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo ganhou 7 prêmios no Oscar 2023, além de Melhor Filme: Melhor Direção para Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Melhor Atriz para Michelle Yeoh, Melhor Atriz Coadjuvante para Jamie Lee Curtis, Melhor Ator Coadjuvante para Ke Huy Quan, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, uma ruptura interdimensional transforma a realidade em caos, e apenas uma inesperada heroína, com poderes recém-adquiridos, é capaz de lutar contra os perigos do multiverso e, assim, salvar o mundo.

Imagem de capa do item

No Ritmo do Coração (2021)

Vencedor do Oscar 2022 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Amazon Prime Video e para compra ou aluguel em YouTube, Google Play e Apple TV.

No Ritmo do Coração foi uma das vitórias mais surpreendentes na categoria de Melhor Filme nos últimos anos. O longa venceu 3 estatuetas no Oscar, contando também com Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur.

Na trama, Ruby (Emilia Jones), uma jovem de 17 anos, é a única que consegue ouvir em uma família de surdos. Até que ela se vê diante de um dilema envolvendo seu amor pela música e suas obrigações familiares quando o negócio dos pais é ameaçado.

Imagem de capa do item

Nomadland (2020)

Vencedor do Oscar 2021 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Disney+.

Dirigido por Chloé Zhao, Nomadland acompanha a jornada de uma mulher em seus 60 anos que, após perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma viagem emocionante pelos Estados Unidos vivendo como uma nômade.

No Oscar 2021, Nomadland venceu as categorias de Melhor Filme, Melhor Direção para Chloé Zhao e Melhor Atriz para Frances McDormand.

Imagem de capa do item

Parasita (2019)

Vencedor do Oscar 2020 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming em Amazon Prime Video, Max e Telecine, e para compra ou aluguel em Apple TV.

Uma das vitórias mais históricas do Oscar, o longa sul-coreano Parasita levou para casa 4 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção para Bong Joon Ho e Melhor Roteiro Original.

Em Parasita, acompanhamos a história da família de um jovem em que todos estão desempregados enquanto vivem em um porão apertado. Até que ele começa a dar aulas de inglês para a filha de uma família rica, fazendo com que pai, mãe e filhos bolem um plano para se infiltrar na família burguesa. Mas a possibilidade de ascensão social logo é interrompida quando as mentiras aparecem para cobrar o preço.

Imagem de capa do item

Green Book: O Guia (2018)

Vencedor do Oscar 2019 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Amazon Prime Video e para compra ou aluguel em YouTube, Google Play e Apple TV.

Polêmico, o filme Green Book: O Guia gerou controvérsia quando levou o Oscar de Melhor Filme na edição de 2019. Além do prêmio principal, o longa também venceu as categorias de Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali e Melhor Roteiro Original.

Em Green Book: O Guia, o Dr. Don Shirley (Mahershala Ali) é um pianista negro de grande sucesso que está prestes a iniciar uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, na década de 1960, e precisa de um motorista para servir como seu guarda-costas. É assim que ele contrata Tony Lip (Viggo Mortensen*), um ítalo-americano fanfarrão que acaba desenvolvendo uma conexão com o pianista em uma época de intensa segregação racial no país.

Imagem de capa do item

A Forma da Água (2017)

Vencedor do Oscar 2018 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Disney+.

Situado nos anos 60, A Forma da Água acompanha Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora de um laboratório do governo que faz experimentos durante a época da Guerra Fria. Lá, ela acaba se encantando com uma criatura que é mantida presa no local, organizando um plano de fuga para ajudar o ser fantástico, que pode custar mais do que seu emprego.

Vencedor de Melhor Filme no Oscar 2018, A Forma da Água ainda levou mais três prêmios para casa na cerimônia daquele ano: Melhor Direção para Guillermo del Toro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.

Imagem de capa do item

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Vencedor do Oscar 2017 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Amazon Prime Video e para compra ou aluguel em YouTube, Google Play e Apple TV.

Moonlight: Sob a Luz do Luar é um filme de Barry Jenkins que acompanha três etapas da vida de Black (*Trevante Rhodes), indo da infância até a fase adulta, para contar a história de vida de um jovem negro que cresce em um bairro perigoso de Miami, enquanto descobre sua identidade, sexualidade e objetivos de vida.

Além de ter levado a estatueta de Melhor Filme no Oscar 2017, Moonlight: Sob a Luz do Luar também ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali e Melhor Roteiro Adaptado.

Imagem de capa do item

Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Vencedor do Oscar 2016 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming na Max e para compra ou aluguel em Amazon Prime Video e Google Play.

Inspirado em uma história real, Spotlight: Segredos Revelados acompanha um grupo de jornalistas que investiga um caso de abuso infantil por padres católicos cujos crime são acobertados pela Igreja. Em um intenso trabalho investigativo, os repórteres unem documentos para provar que líderes religiosos estão envolvidos no caso.

Spotlight: Segredos Revelados ganhou duas categorias no Oscar 2016: a de Melhor Filme e a de Melhor Roteiro Original.

Imagem de capa do item

Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância (2014)

Vencedor do Oscar 2015 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Disney+.

Filme do consagrado diretor Alejandro González Iñárritu, Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância levou 4 estatuetas no Oscar 2015: Melhor Filme, Melhor Direção para Alejandro González Iñárritu, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia.

Na trama, acompanhamos o ator Riggan Thomson (Michael Keaton), que por mais de 20 anos foi conhecido por interpretar Birdman, um super-herói que se tornou um ícone da cultura pop. Mas quando ele se recusa a gravar o quarto filme do personagem, sua carreira começa a entrar em decadência.

Imagem de capa do item

12 Anos de Escravidão (2013)

Vencedor do Oscar 2014 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming em Amazon Prime Video e Telecine.

Com direção de Steve McQueen, o filme 12 Anos de Escravidão conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), que é um homem negro livre que vive juntamente com a família durante o ano de 1841. Até que, após aceitar um trabalho em outra cidade, ele é sequestrado e vendido como um escravo, enfrentando uma vida de humilhações físicas e emocionais por 12 anos enquanto é explorado por dois senhores de terra.

12 Anos de Escravidão ganhou 3 prêmios no Oscar 2014: Melhor Filme, Melhor Atriz para Lupita Nyong'o e Melhor Roteiro Adaptado.

Imagem de capa do item

Argo (2012)

Vencedor do Oscar 2013 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming na Max e para compra ou aluguel em Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.

Argo é um filme dirigido e estrelado por Ben Affleck que venceu a categoria de Melhor Filme no Oscar 2013. O longa ainda levou para a casa as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

Situado durante a crise do Irã em 1980, seis americanos acabam ficando refugiados na embaixada canadense em Teerã. Em uma missão para resgatá-los, um agente da CIA coloca em prática um plano inusitado: fazer um filme fictício como estratégia para tirá-los de lá.

Imagem de capa do item

O Artista (2011)

Vencedor do Oscar 2012 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para compra ou aluguel em Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.

Ambientado na Hollywood dos anos 20 e 30, O Artista conta a história de George Valentin (Jean Dujardin), um astro do cinema mudo cuja carreira passa a ser ameaçada pela chegada do som na sétima arte. Enquanto luta para continuar no auge, uma estrela em ascensão chamada Peppy Miller (Bérénice Bejo) começa a alcançar a fama.

O Artista venceu 5 categorias no Oscar 2012: Melhor Filme, Melhor ator para Jean Dujardin, Melhor Direção para Michel Hazanavicius, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

Imagem de capa do item

O Discurso do Rei (2010)

Vencedor do Oscar 2011 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para compra ou aluguel em Amazon Prime Video, YouTube e Google Play.

Dirigido por Tom Hooper, O Discurso do Rei foi o longa-metragem consagrado na categoria de Melhor Filme no Oscar 2011. A produção ainda levou os prêmios de Melhor Ator para Colin Firth, Melhor Direção para Tom Hooper e Melhor Roteiro Original.

Na trama, acompanhamos um momento importante da realeza britânica, onde o Rei George VI (Colin Firth) deve assumir o trono da Inglaterra. Mas há um porém: ele tem um problema de fala. Sabendo que precisa se comunicar perfeitamente, ele conta com a ajuda de um fonoaudiólogo que, usando métodos não convencionais, ensina o monarca a ter segurança em seus discursos.

Imagem de capa do item

Guerra ao Terror (2008)

Vencedor do Oscar 2010 de Melhor Filme.

Onde assistir: Disponível para streaming no Amazon Prime Video.

Dirigido por Kathryn Bigelow, o filme Guerra ao Terror fez história no Oscar 2010. Além de ter levado o prêmio de Melhor Filme, o longa foi o responsável por marcar a primeira vez que uma mulher venceu a categoria de Melhor Direção no evento. A produção ainda levou para casa os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

Guerra ao Terror acompanha soldados que integram o esquadrão antibombas do exército durante uma missão no Iraque. Mesmo trabalhando em conjunto para que um explosivo seja destruído sem ferir pessoas, um erro provoca a explosão do artefato, matando um deles. Quando um novo sargento é enviado para ficar no lugar, o grupo acaba sentindo a mudança, enquanto eles lutam por suas vidas.