Oscar 2024: Todos os indicados a Melhor Filme, ranqueados de acordo com a crítica
Oscar 2024: Todos os indicados a Melhor Filme, ranqueados de acordo com a crítica
O que a crítica diz sobre os indicados a Melhor Filme do Oscar 2024?
A cerimônia do Oscar 2024 está chegando e, junto, o público tem corrido para ficar em dia com a lista de indicados ao prêmio de Melhor Filme. Porém, uma dúvida surge ao horizonte: Quem irá ganhar o grande prêmio da noite? De acordo com alguns veículos, algumas vitórias já estão garantidas, mas será que é unânime? Nesta lista, saiba o ranque dos indicados a Melhor Filme de acordo com a crítica!
Obs: Para o ranqueamento da lista, foi utilizado o Rotten Tomatoes, porém, também o IMDb para quando existia algum tipo de empate.
Maestro
Com 79% de aprovação no Rotten Tomatoes, Maestro é a produção indicada ao Oscar de Melhor Filme com menor nota. Nele, Bradley Cooper vive a história real de Leonard Bernstein, um maestro americano que se apaixona pela atriz costarriquenha, Felicia Montealegre, interpretada por Carey Mulligan.
Com produção de Steven Spielberg e direção de Bradley Cooper, o filme foi recebido com reações mistas. Enquanto alguns viam a produção como um ponto alto na carreira de Cooper, outros entendem seu envolvimento no projeto como um ponto baixo em Maestro.
Barbie
O ano de 2023 pode ter sido tomado pelos tons de rosa da Barbie, mas isso não garantiu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Com 88%, o filme de Greta Gerwig é tanto uma vitória para a diretora quanto um gosto amargo. Isso porque, mesmo indicada ao prêmio de Melhor Filme, Gerwig não recebeu uma indicação como diretora, deixando os cinéfilos confusos.
No longa protagonizado por Margot Robbie e America Ferrera, vemos uma das mulheres mais icônicas da cultura pop invadir o mundo real quando, inesperadamente, começa a apresentar defeitos.
Pobres Criaturas
Chegando na casa dos 90% de aprovação, temos Pobre Criaturas, que garantiu um 92%. Protagonizado por Emma Stone, o filme dirigido por Yorgos Lanthimos segue a curiosa vida de Bella Baxter, uma mulher que é trazida à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter.
Trazendo o olhar bizarro de Yorgos, mas sem esquecer o talento de Emma Stone, o filme é uma das produções mais distintas da seleção do Oscar.
Zona de Interesse
Encabeçando o primeiro empate da lista, temos Zona de Interesse, com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. Dirigido por Jonathan Glazer e com uma nota de 7.6 no IMDb, seguimos o romance complexo vivido entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz.
Traição, amor e tragédia. Zona de Interesse é mais uma produção que se aprofunda em temáticas tanto passadas quanto contemporâneas, que vão desde o horror da guerra e quem são as verdadeiras vítimas desses massacres.
Assassinos da Lua das Flores
Com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma nota de 7.7 no IMDb, temos Assassinos da Lua das Flores. Dirigido por Martin Scorsese, o filme segue a investigação de uma das figuras americanas mais dúbias da história do país: J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI. Nele, temos os misteriosos assassinatos ocorridos na década de 20 que assolaram os membros da tribo Osage.
Apesar da sua colocação, aparentemente, baixa nesta lista, Assassinos da Lua das Flores é um dos queridinhos da temporada de premiações. Entre diversos pontos positivos, o filme se destacou por conta da atuação de Lily Glastone, que interpreta a nativa americana, Mollie Burkart.
Oppenheimer
Com direção de Christopher Nolan, Oppenheimer é o terceiro empate na casa dos 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme, que tem uma nota de 8.4 no IMDb, segue a história real de Robert Oppenheimer, um dos físicos responsáveis pelo Projeto Manhattan e, consequentemente, o desenvolvimento da bomba atômica.
Com Cillian Murphy, Florence Pugh, Robert Downey Jr. e Emily Blunt no elenco, a produção marcou 2023 ao protagonizar, ao lado de Barbie, o mega evento “Barbenheimer”.
Ficção Americana
Com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, Ficção Americana tem alguns dos rostos negros mais adorados do cinema e televisão nos últimos anos. Reunindo Jeffrey Wright, Sterling K. Brown, Erika Alexander e Issa Rae, o filme segue a história de Monk, um escritor brilhante que sobrevive com vendas nada atraentes de seus livros.
Para mudar isso, ele é convencido por seu editor a criar uma obra comercial. O único problema é que o resultado se torna uma história carregada de ironia, sarcasmo e preconceito como piada.
Anatomia de Uma Queda
O segundo empate desta lista fica para Anatomia de Uma Queda. De Justine Triet, o filme com 96% de aprovação e uma nota de 7.8 no IMDb, segue um drama intimista repleto de mistérios envolvendo uma escritora alemã, seu marido francês e o filho do casal.
No longa, quando o marido de Sandra é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como homicídio e a personagem de Sandra Hüller se torna a principal suspeita.
Vidas Passadas
Sendo, facilmente, outro favorito da temporada de premiações, temos Vidas Passadas. Com direção de Celine Song, além de Greta Lee e Teo Yoo nos papéis principais, aqui, seguimos um romance que não segue os moldes dos contos de fadas.
Com 96% de aprovação e uma nota de 7.9 no IMDb, temos Nora e Hae Sung se reencontrando após anos separados. O que começa com um contato de velhos amigos, se torna um romance sem possibilidades de dar certo e, por fim, levanta questões importantes sobre destino, amor e escolhas.
Os Rejeitados
Os Rejeitados pode até parecer um “rejeitado” entre os comentaristas do Oscar, mas não é bem assim. Dirigido por Alexander Payne, o filme com Paul Giamatti, Dominic Sessa e Da’Vine Joy Randolph é um dos menos comentados da cerimônia, mas também o que tem o maior índice de aprovação no Rotten Tomatoes, com uma média de 97%.
Nele, seguimos uma espécie de conto de Natal inusitado quando um instrutor rabugento, um encrenqueiro da escola e a cozinheira-chefe desenvolvem um curioso vínculo.