Oscar 2024: Confira quem são os atores indicados ao prêmio neste ano
Oscar 2024: Confira quem são os atores indicados ao prêmio neste ano
Você conhece todos os atores e atrizes nas categorias principais e coadjuvantes?
Na última terça-feira (23), foram divulgados os indicados à 96ª edição do Academy Awards – o Oscar. Como já era esperado, filmes como Barbie, Assassinos da Lua das Flores e Oppenheimer chegaram com destaque, arrematando diversas indicações tanto nas categorias principais quanto técnicas. Ao mesmo tempo, várias surpresas cativaram os cinéfilos de plantão, com destaques para Anatomia de uma Queda e Os Rejeitados.
Agora, chegou a hora de falar brevemente sobre todos os 20 indicados nos prêmios de atuação (ator e atriz, tanto na categoria principal como coadjuvante). Aqui, iremos comentar um breve histórico do ator/atriz em questão, seus trabalhos mais célebres e a quantidade de vezes que ele ou ela já foi indicado ao Oscar!
America Ferrera - Barbie
Nascida em 1984 em Los Angeles, America Ferrera conquistou uma baita notoriedade graças ao seu papel na série Ugly Betty, mas sua carreira se estendeu com projetos como Quatro Amigas e um Jeans Viajante e Como Treinar o seu Dragão.
No ano passado, Ferrera foi um dos destaques de Barbie, dando vida a Gloria, uma funcionária da Mattel que parte para ajudar a boneca vivida por Margot Robbie em sua jornada. Por isso, ela acaba de ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante - sua primeira indicação da carreira!
Jodie Foster - Nyad
Com 61 anos de idade e muitos papéis marcantes em filmes como O Quarto do Pânico, Taxi Driver e Elysium, além de sua participação em séries bem famosas, como a quarta temporada de True Detective, Jodie Foster é um nome bem consolidado na indústria Hollywoodiana.
Em 2024, ela recebe a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante por dar vida a Bonnie Stoll em Nyad. Ao total, essa é a quinta indicação de Foster nas categorias de atuação, tendo ganhado o prêmio de Atriz Principal duas vezes, por O Silêncio dos Inocentes e Acusados.
Emily Blunt - Oppenheimer
Nascida em Londres, na Inglaterra, Emily Blunt já conquistou uma carreira de respeito, participando de projetos mais "artísticos" e de blockbusters de grande sucesso. Sua filmografia apresenta pérolas marcantes como O Diabo Veste Prada, Um Lugar Silencioso e No Limite do Amanhã.
Este ano, ela recebe sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Atriz Coadjuvante por seu desempenho em Oppenheimer, onde deu vida a Kitty Oppenheimer, a esposa do lendário criador da bomba atômica. Será que a atriz leva essa para casa?
Danielle Brooks - A Cor Púrpura
Mais conhecida como a Taystee de Orange is the New Black, Danielle Brooks é uma atriz americana, nascida na Georgia, em 1989. Após ascender ao estrelato, Brooks conquistou papéis em projetos como Masters of None e Pacificador, uma das novas séries da DC Comics.
No ano passado, ela atraiu vários elogios com seu papel em A Cor Púrpura, o remake musical do clássico de Steven Spielberg. Aqui, ela dá vida a Sofia Johnson, uma personagem cativante e determinada. Pelo filme, ela é indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante - a primeira indicação ao Oscar de sua carreira, inclusive!
Da'Vine Joy Randolph - Os Rejeitados
Encerrando a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, teremos também a ilustre presença de Da'Vine Joy Randolph, atriz que despertou aclamação da crítica com sua participação em Os Rejeitados, no papel de Mary Lamb. Essa é sua primeira indicação no Oscar.
Ela vem ganhando tração no cinema e na TV há anos, com aparições pontuais em obras como Kajillionaire, Meu Nome é Dolemite, This Is Us e até na polêmica série The Idol. Da'Vine atualmente tem 37 anos e, se levarmos em conta outras premiações, é a favorita da categoria em 2024.
Robert Downey Jr. - Oppenheimer
Passando das atrizes para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante, vamos começar já elencando um nome forte na competição: Robert Downey Jr. se tornou um dos destaques de 2023 com a atuação em Oppenheimer, o mais novo filme de Christopher Nolan.
Nova-iorquino desde o berço, ele tem 58 anos de idade e essa é sua terceira indicação ao Oscar, após Chaplin (onde concorreu a Melhor Ator) e Trovão Tropical (Coadjuvante). Se considerarmos sua vitória no Globo de Ouro como um termômetro, há grandes chances dele levar a estatueta para casa.
Sterling K. Brown - American Fiction
Nascido no Missouri em 1976, Sterling K. Brown é um nome de peso para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante neste ano. O astro ganhou uma boa fama com sua atuação sentimental em This Is Us - que lhe rendeu um Emmy -, bem como papéis em Pantera Negra e As Ondas.
Agora, ele é indicado por sua atuação em American Fiction, onde vive o exagerado e errático Cliff, irmão do escritor Monk (que, por sua vez, é interpretado por Jeffrey Wright, também indicado na categorial principal). Essa é a primeira vez que ele concorre a um Oscar em sua carreira.
Mark Ruffalo - Pobres Criaturas
Com 56 anos de idade e uma carreira prolífica, que vai desde farofas como E Se Fosse Verdade, De Repente 30 e Os Vingadores a obras mais intimistas, como O Preço de Verdade e Ilha do Medo, Mark Ruffalo é conhecido não apenas como um ótimo ator, mas também como um defensor da causa climática.
Neste ano, ele subverte as expectativas e aparece indicado por um papel mais "rebelde" como o mulherengo e narcisista advogado Duncan Wedderburn de Pobres Criaturas. Essa é a quarta vez que ele concorre ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante - e pode se tornar sua primeira vitória...
Robert De Niro - Assassinos da Lua das Flores
Martin Scorsese lançou um dos maiores e mais prestigiados filmes de sua carreira com Assassinos da Lua das Flores, e apesar de esnobadas nada agradáveis no Oscar (como Leonardo DiCaprio fora de Melhor Ator), ainda temos Robert De Niro na categoria de Ator Coadjuvante.
De Niro nasceu em Nova York, está com 80 anos e essa é sua décima primeira colaboração com Scorsese. Antes disso, ele já havia sido indicado cinco vezes ao prêmio de Melhor Ator (e ganhou por uma parceria com Scorsese, Touro Indomável) e duas vezes ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (onde já ganhou por O Poderoso Chefão - Parte 2).
Ryan Gosling - Barbie
Finalizando a categoria de Melhor Ator Coadjuvante, não devemos jamais nos esquecer de Ryan Gosling e sua hilária interpretação de Ken em Barbie, filme de Greta Gerwig que, apesar das indicações contidas na premiação, foi o maior sucesso comercial do ano.
Gosling é canadense, tem 43 anos e essa é a terceira vez que ele disputa um Oscar (embora seja a primeira na categoria de Ator Coadjuvante). Outros de seus papéis mais memoráveis vieram de filmes como La La Land, Drive e Half Nelson: Encurralados.
Bradley Cooper - Maestro
Passando para a categoria de Melhor Ator, começamos já falando de uma grande aposta que é Bradley Cooper e sua interpretação como Leonard Bernstein, lendário condutor e compositor americano, em Maestro, a cinebiografia coescrita e dirigida pelo próprio Cooper.
Todos nós já sabemos que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adora uma performance com muita maquiagem, então há quem acredite na possibilidade de que Cooper ganhe o prêmio, embora o cenário não seja tão favorável. Essa é a quinta vez que o astro é indicado ao Oscar graças à sua atuação.
Colman Domingo - Rustin
Bem conhecido por sua participação em projetos como Euphoria e A Voz Suprema do Blues, Colman Domingo é outro ator que vem ganhando um grande reconhecimento a cada ano, e agora recebe uma indicação para a categoria de Melhor Ator por seu papel em Rustin.
O longa é um drama biográfico baseado na vida de Bayard Rustin, icônico militante dos direitos civis gays e raciais nos Estados Unidos, que ajudou o próprio Martin Luther King a organizar a Marcha de 1963 em Washington. Essa é sua primeira indicação no Oscar.
Jeffrey Wright - American Fiction
Outro astro que chega com força à disputa do prêmio de Melhor Ator é o norte-americano Jeffrey Wright, que acaba de despontar como o escritor Monk Ellison em American Fiction. Na trama, o escritor se vê em um mar de loucura ao desvendar os mistérios da mídia que despreza (mas lucra) com o entretenimento negro.
Com 58 anos de idade, Wright aproveita sua primeira indicação ao Oscar, apesar do alto nível da concorrência. Entre seus papéis marcantes, vale notar suas participações em Jogos Vorazes: Em Chamas, Westworld, The Batman e Asteroid City.
Paul Giamatti - Os Rejeitados
Descendente de italianos e nascido nos Estados Unidos, Paul Giamatti é um nome relativamente grande no cinema e na TV, sobretudo no gênero da comédia. Em 2024, ele é indicado ao prêmio de Melhor Ator pelo filme Os Rejeitados, onde interpreta o autoritário professor Paul Hunham.
O ator, atualmente com cinquenta e seis anos, já ganhou alguns prêmios pelo filme, como o Globo de Ouro e o Critics Coice Awards. Apesar de uma forte disputa na categoria, ele ainda pode se sair como o vitorioso da noite, e isso só descobriremos no dia 10 de março.
Cillian Murphy - Oppenheimer
O último indicado na categoria de Melhor Ator não poderia ser outro se não Cillian Murphy por sua performance extraordinária como J. Robert Oppenheimer em Oppenheimer, o mais novo filme de Christopher Nolan, que narra a ascensão e queda do "pai da bomba atômica".
Levando em conta que o filme é o grande tubarão nesta edição do Oscar, com treze indicações ao total, é bem provável que Murphy seja favorecido na disputa pelo prêmio principal de atuação masculina. Irlandês de coração, o astro de Peaky Blinders tem 47 anos e essa é sua primeira indicação.
Annette Bening - Nyad
Adentrando na última categoria desta lista - o prêmio de Melhor Atriz - já começamos com um nome que surgiu de forma surpreendente na disputa, e que pertence a uma grande veterana de Hollywood. Annette Bening entra para a lista de indicadas por seu trabalho em Nyad.
Aqui, a atriz norte-americana de 65 anos interpreta Diana Nyad, nadadora conhecida por ter ido de Cuba até a Flórida em mar aberto. Com isso, Bening tem cinco indicações (quatro a Melhor Atriz e 1 a Melhor Atriz Coadjuvante), graças a projetos como Beleza Americana e Minhas Mães e Meu Pai.
Carey Mulligan - Maestro
Nascida na Inglaterra em 1985, Carey Mulligan já despertou a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas duas vezes no passado, já que foi indicada por seu trabalho em Educação e, mais recentemente, Bela Vingança. Agora, ela tenta a sorte pela terceira vez no Oscar de 2024.
Ela foi indicada por seu papel em Maestro, o filme baseado na vida do compositor Leonard Bernstein. Carey interpreta Felicia Montealegre, o grande amor da vida do músico. Outros papéis marcantes incluem Orgulho e Preconceito (2005), Inimigos Públicos (2009) e Drive (2011).
Sandra Hüller - Anatomia de uma Queda
Uma das indicações mais ousadas e interessantes do ano fica nas costas de Sandra Hüller, atriz alemã que entrega uma performance impressionante no francês Anatomia de uma Queda. Aqui, ela interpreta uma escritora chamada Sandra Voyter, que precisa comprovar sua inocência no caso do assassinato de seu marido.
Hüller pode não ser muito conhecida em Hollywood, mas tem uma carreira muito prolífica na Europa, tanto em seu país natal, a Alemanha, quanto em outras nações próximas. Ela tem 45 anos e também é uma das estrelas de Zona de Interesse, outro filme que despontou com várias indicações ao Oscar deste ano.
Emma Stone - Pobres Criaturas
A penúltima indicada do prêmio de Melhor Atriz é figurinha carimbada e todos nós já conhecemos, mas não custa relembrar: Emma Stone nasceu no Arizona, tem atualmente 35 anos de idade e já entregou papéis brilhantes tanto em blockbusters quanto no cinema mais independente.
Ela agora dá vida a Bella Baxter, uma mulher reanimada por um cientista maluco em Pobres Criaturas, mais novo filme de Yorgos Lanthimos. Vale lembrar que essa é a quarta indicação de Stone ao prêmio de atuação, já tendo ganhado uma vez anteriormente por seu trabalho em La La Land.
Lily Gladstone - Assassinos da Lua das Flores
Encerrando a lista com chave de ouro, não podíamos passar sem comentar a atuação exuberante de Lily Gladstone em Assassinos da Lua das Flores, onde interpreta uma mulher chamada Mollie Kyle, que testemunha o brutal massacre de seu povo, os indígenas da Nação Osage em Oklahoma.
Gladstone já estava pensando em desistir da atuação quando foi escalada no filme de Martin Scorsese, e com isso ela faz história: aos 37 anos, ela é a primeira atriz nativo-americana a ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz. Outros de seus trabalhos incluem o filme First Cow e as séries Reservation Dogs e Billions.