Oscar 2023: Todos os indicados a Melhor Filme, ranqueados de acordo com a crítica

Capa da Publicação

Oscar 2023: Todos os indicados a Melhor Filme, ranqueados de acordo com a crítica

Por Gus Fiaux

Em pouco menos de um mês, teremos a exibição da 95ª edição do Academy Awards – ou Oscar, para simplificar. Neste ano, dez projetos ousados e interessantes disputam na categoria de Melhor Filme, com uma variedade que vai desde dramas de época, filmes de ação espetaculares, blockbusters caríssimos e filmes indie aclamados pela crítica.

E por falar nela, hoje você vai descobrir qual é o queridinho da crítica no Oscar de 2023. Aqui, reunimos todos os filmes indicados à categoria principal, ranqueados por sua avaliação no Rotten Tomatoes, site que compila reviews de críticos especializados do mundo todo!

Imagem de capa do item

10º. Triângulo da Tristeza

Considerado por muitos como a "zebra" da edição, Triângulo da Tristeza é uma comédia de humor ácido que satiriza a vida fútil de pessoas ricas. Para a surpresa de muitos, ele está indicado em três categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme é o menos bem-avaliado pela crítica, com 72% de aprovação e a nota média de 7,20 nas críticas, fora os 71% de aprovação do público. No consenso dos críticos no Rotten Tomatoes, lemos: "Falta em Triângulo da Tristeza os pontos afiados dos trabalhos anteriores de Östlund, mas essa comédia sombria sobre os abastados tem suas próprias recompensas."

Imagem de capa do item

9º. Avatar: O Caminho da Água

Mais de dez anos após o lançamento do original, James Cameron retorna ao mundo de Pandora em Avatar: O Caminho da Água, filme que traz de volta Jake Sully e Neytiri. Agora, os dois têm uma família e precisam defendê-la a qualquer custo.

O longa conta com 76% de aprovação no Rotten Tomatoes, com nota média de 7,10. Apesar disso, ele foi um sucesso entre os fãs, conquistando 92% de aprovação do público. No consenso do site, lemos o seguinte: "Narrativamente, tem coisas bem convencionais - mas visualmente falando, Avatar: O Caminho da Água é uma experiência imersiva deslumbrante."

Imagem de capa do item

8º. Elvis

Lançado bem no meio do ano passado, Elvis é a cinebiografia do Rei do Rock, dirigida por Baz Luhrmann e estrelada por Austin Butler. O filme segue os eventos da vida de Elvis Presley a partir dos olhos de seu agente e empresário, interpretado por Tom Hanks.

77% dos críticos gostaram do filme, com nota média de 6,80. Entre os fãs, há 94% de aprovação do público, e o consenso no Rotten Tomatoes diz: "A fórmula padrão das biografias de astros de rock é balançada em Elvis, com a energia e o estilo estonteantes de Baz Luhrmann perfeitamente combinados com a performance sensacional de Austin Butler."

Imagem de capa do item

7º. Entre Mulheres

Baseado no livro homônimo escrito por Miriam Toews em 2018, Entre Mulheres surpreendeu muitos quando foi indicado a Melhor Filme. O longa, escrito e dirigido por Sarah Polley, retrata eventos reais ocorridos na Colônia Manitoba, uma comunidade isolada na Bolívia.

O filme despontou com 91% de aprovação dos críticos, com base na nota média de 8,10 das reviews. Entre o público, há uma média de 79% de aprovação. No consenso, lemos: "Enquanto Entre Mulheres às vezes esquece do drama divertido em prol de apenas explorar seus temas, sua mensagem é valorosa - e entregue de um jeito bem eficaz."

Imagem de capa do item

6º. Tár

Com direção de Todd Field, Tár é um drama focado na vida e nas dissimulações de Lydia Tár, um gênio da música interpretada por Cate Blanchett. Aqui, vemos a vida da mulher ruindo aos seus pés depois que seus podres são descobertos.

O filme conta com 91% de aprovação entre os críticos, com nota média de 8,30. Ele também traz 73% de aprovação do público, e no Rotten Tomatoes podemos ler: "Comandado pela melodia retumbante da performance perfeita de Cate Blanchett, Tár se guia brilhantemente pelo lado discordante do poder movido pela fama."

Imagem de capa do item

5º. Nada de Novo no Front

O Oscar adora um bom filme de guerra, e esse ano temos indicado o alemão Nada de Novo no Front, que é baseado no livro de mesmo nome escrito em 1929 por Erich Maria Remarque e é ambientado nos últimos eventos da Primeira Guerra Mundial.

O longa conta com 91% de aprovação da crítica especializada, com nota de 8,30. Além disso, ele tem 90% de aprovação do público. O Rotten Tomatoes diz: "Tanto atemporal quanto preciso, Nada de Novo no Front detém o poder de sua história original ao focar na futilidade da guerra." Vale lembrar que ele também concorre a Melhor Filme Internacional.

Imagem de capa do item

4º. Os Fabelmans

Em 2022, Steven Spielberg lançou um dos trabalhos mais pessoais de sua carreira. Em Os Fabelmans, ele se dedica a explorar seu próprio passado em uma cinebiografia com toques ficcionais, enquanto mergulha no amor que nutre pelo cinema e por contar histórias.

92% dos críticos gostaram do filme, com nota média de 8,20 e 83% de aprovação do público. O consenso do Rotten Tomatoes diz: "Parte autobiografia, parte ode ao poder dos filmes, Os Fabelmans encontra Steven Spielberg escavando as raízes da família que o ajudou a se tornar um adorado cineasta - e prova que ele não perdeu seu toque mágico."

Imagem de capa do item

3º. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Um dos queridinhos pelos fãs, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo se concentra em explorar a história de uma mulher que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre a existência do Multiverso e de uma ameaça que pode acabar com toda a vida em todas as realidades.

Aclamado pela crítica, o filme conta com 95% de aprovação por parte da mídia especializada, com nota de 8,60. O longa também ostenta 88% de aprovação do público. No Rotten Tomatoes, lemos: "Protagonizado por uma majestosa Michelle Yeoh, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo faz jus ao título com um assalto aos sentidos minuciosamente calibrado."

Imagem de capa do item

2º. Top Gun: Maverick

No ano passado, tivemos uma sequência bem peculiar. Dando continuidade ao clássico de 1989, Top Gun: Maverick traz de volta o piloto de testes interpretado por Tom Cruise, que agora precisa transmitir sua expertise e conhecimentos para uma nova geração de alunos.

O filme conta com 96% de aprovação dos críticos, com nota de 8,20 e 99% de aprovação da audiência. No consenso do Rotten Tomatoes, há o seguinte: "Top Gun: Maverick conjura um feito ainda mais arriscado que o mergulho invertido do 4G, entregando uma sequência há muito tempo aguardada que supera seu antecessor com um estilo selvagem e divertido."

Imagem de capa do item

1º. Os Banshees de Inisherin

Os Banshees de Inisherin é o mais novo filme de Martin McDonagh, diretor por trás de Três Anúncios para um Crime. Aqui, acompanhamos dois amigos, vividos por Colin Farrell e Brendan Gleeson, que um dia veem sua relação ameaçada pela decisão abrupta de um deles.

O filme lidera os indicados a Melhor Filme entre os críticos, com 96% de aprovação dos críticos, com nota média de 8,70. Ele também tem 75% de aprovação do público e no site, lemos: "Trazendo um pouco do melhor trabalho de Martin McDonagh e com duas atuações principais espetaculares, Os Banshees de Inisherin é um filme para se sentir mal lindo."