Oscar 2023: Confira quem são os atores indicados ao prêmio neste ano
Oscar 2023: Confira quem são os atores indicados ao prêmio neste ano
Você já sabe quem são todos os indicados?
Na última terça-feira (24), foram anunciados todos os indicados à 95ª edição do Oscar, que será apresentada no dia 12 de março. Entre muitas figurinhas garantidas e surpresas, as categorias de Melhor Atuação trouxeram várias novidades, incluindo atores e atrizes que estão recebendo suas primeiras indicações ao prêmio.
Caso você ainda não conheça todos os nomes que devem disputar aos prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, não tema! Aqui, reunimos todos os atores indicados ao Oscar 2023, para você preparar sua maratona e assistir todos os filmes antes da cerimônia!
Brendan Gleeson por Os Banshees de Inisherin
Melhor Ator Coadjuvante
Abrindo a categoria de ator coadjuvante, temos Brendan Gleeson, astro irlandês que está atualmente com 67 anos de idade e concorre pela primeira vez a um prêmio no Academy Awards, graças à sua performance em Os Banshees de Inisherin.
No filme, ele interpreta Colm Doherty, um homem que, certo dia, para de falar com seu melhor amigo em um pequeno vilarejo na Irlanda. Para muitos, Gleeson devia ter sido indicado ao posto de Melhor Ator junto com Colin Farrell, mas aqui ele aparece concorrendo à categoria de coadjuvante.
Também conhecido por: Harry Potter e o Cálice de Fogo, Mr. Mercedes, Coração Valente
Barry Keoghan por Os Banshees de Inisherin
Melhor Ator Coadjuvante
Não é comum vermos dois atores de um mesmo filme sendo indicados a uma mesma categoria no Oscar, mas isso não significa que é impossível. Por isso, Os Banshees de Inisherin emplaca dois nomes na disputa pelo prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.
Barry Keoghan também é irlandês e tem, atualmente, 30 anos de idade. No filme, ele dá vida a Dominic Kearney, um delinquente local que está sempre ao lado do protagonista do longa, interpretado por Colin Farrell. Essa é a primeira indicação do ator ao Oscar.
Também conhecido por: Eternos, O Sacrifício do Cervo Sagrado, A Lenda do Cavaleiro Verde
Brian Tyree Henry por Passagem
Melhor Ator Coadjuvante
Nascido em 1982, Brian Tyree Henry é um ator norte-americano que está atualmente com 40 anos de idade. Bem versátil, ele já teve papéis no teatro, na televisão e no cinema, e agora recebe sua primeira indicação ao Oscar por seu papel em Passagem.
No filme, dirigido por Lila Neugebauer, Henry interpreta James Aucoin - um mecânico que sofreu um trauma físico e mental após um acidente de carro, onde perdeu seu sobrinho. Ele então forma uma amizade com uma veterana de guerra, interpretada por Jennifer Lawrence.
Também conhecido por: Eternos, Atlanta, Trem-Bala
Judd Hirsch por Os Fabelmans
Melhor Ator Coadjuvante
Com 87 anos de idade, Judd Hirsch é um ator nova-iorquino que acaba de ser indicado pela segunda vez ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, após ter recebido sua primeira indicação em 1980 pelo drama Gente Como a Gente.
Em Os Fabelmans, novo filme dirigido por Steven Spielberg, Hisch interpreta Boris Schildkraut, o tio-avô do protagonista do longa, que já foi um domador de leões e trabalha na indústria cinematográfica. Sua aparição no longa é pequena, mas bem marcante.
Também conhecido por: Independence Day, Numb3rs, Joias Brutas
Ke Huy Quan por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Ator Coadjuvante
Nascido no Vietnã, Ke Huy Quan conquistou seu primeiro papel em 1984, em Indiana Jones e o Templo da Perdição. Agora, ele recebe a primeira indicação ao Oscar graças a Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o filme que mais se destacou entre os indicados.
Quan interpreta Waymond Wang, um homem comum que vive com sua esposa e sua filha e está à beira de pedir o divórcio, quando sua vida é virada de ponta-cabeça por uma trama envolvendo mundos alternativos, o que faz com que sua esposa entre em uma jornada de autodescoberta.
Também conhecido por: Indiana Jones e o Templo da Perdição, Em Busca de 'Ohana, Os Goonies
Kerry Condon por Os Banshees de Inisherin
Melhor Atriz Coadjuvante
Dando início à categoria de atriz coadjuvante, já podemos citar a irlandesa Kerry Condon, que tem 40 anos de idade e está recebendo sua primeira indicação ao Oscar por Os Banshees de Inisherin, onde interpreta a irmã do protagonista vivido por Colin Farrell.
A atriz já tem recebido vários prêmios pelo papel, como o Boston Society of Film Critics Awards e o Chicago Film Critics Association Awards. Por isso, se acredita que ela é uma das favoritas para o prêmio. Uma curiosidade: ela faz a voz da inteligência artificial S.E.X.T.A. no MCU.
Também conhecida por: Better Call Saul, Roma, The Walking Dead
Jamie Lee Curtis por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Atriz Coadjuvante
Nascida na Califórnia, Jamie Lee Curtis tem 64 anos e vem de uma família real em Hollywood, sendo filha dos astros Janet Leigh e Tony Curtis. Em atividade nos cinemas desde 1977, a atriz acaba de receber sua primeira indicação ao Oscar.
Ela participa de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo como Deirdre Beaubeirdre, uma inspetora da receita federal que ameaça tirar a lavanderia dos protagonistas caso eles não paguem o que é devido. Jamie Lee recebeu indicações a outras premiações por esse papel, como o Globo de Ouro.
Também conhecida por: Halloween, Sexta-Feira Muito Louca, True Lies
Stephanie Hsu por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Atriz Coadjuvante
Nascida na Califórnia e neta de chineses, Stephanie Hsu conquistou todos os corações este ano com sua performance em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o que a faz disputar pela categoria de atriz coadjuvante ao lado de Jamie Lee Curtis, que também está no filme.
No longa, Hsu interpreta Joy Wang, a filha da protagonista interpretada por Michelle Yeoh. Além disso, ela também faz Jobu Tupaki, uma vilã vinda de um universo alternativo que pretende acabar com todos os mundos para preencher seu próprio vazio existencial.
Também conhecida por: The Marvelous Mrs. Maisel, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Awkwafina is Nora from Queens
Angela Bassett por Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Melhor Atriz Coadjuvante
Os fãs de super-heróis também têm um motivo para comemorar graças à indicação de Angela Bassett na categoria de atriz coadjuvante por sua atuação em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, onde ela reprisa o papel da Rainha Ramonda.
Essa é a segunda vez que Angela é indicada à premiação, já que em 1993 foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por seu papel em Tina: A Verdadeira História de Tina Turner. Em Wakanda para Sempre, vemos Ramonda bem mais contemplativa e revoltada após perder seu filho, T'Challa.
Também conhecida por: American Horror Story, Malcolm X, Tina: A Verdadeira História de Tina Turner
Hong Chau por The Whale
Melhor Atriz Coadjuvante
Nascida na Tailândia, Hong Chau tem 43 anos de idade e está recebendo sua primeira indicação ao Oscar por seu papel em The Whale, novo filme de Darren Aronofsky que conta a história de um homem obeso e gay que tenta se reconectar com sua filha.
No longa, Chau interpreta Liz, uma enfermeira que toma conta do personagem vivido por Brendan Fraser, e que se torna sua melhor amiga. Vale ressaltar que a atriz já ganhou o prêmio de atriz coadjuvante no New York Film Critics Online Award, graças ao seu papel no longa.
Também conhecida por: Vício Inerente, Watchmen, O Menu
Colin Farrell por Os Banshees de Inisherin
Melhor Ator
Nascido na Irlanda em 1976, Colin Farrell tem 46 anos de idade e acaba de ser indicado pela primeira vez ao Oscar de melhor ator principal por seu papel em Os Banshees de Inisherin, novo filme de Martin McDonagh que retrata o trágico fim de uma amizade.
No longa, ele interpreta Pádraic Súilleabháin, um homem que, certo dia, descobre que seu melhor amigo cortou todos os laços com ele de forma bem abrupta. A partir daí, o personagem de Farrell passa por muitas provações e transformações.
Também conhecido por: Batman, Animais Fantásticos e Onde Habitam, O Lagosta
Brendan Fraser por The Whale
Melhor Ator
Um grande queridinho de Hollywood, Brendan Fraser está passando por um renascimento em sua carreira, após ter passado anos afastado das telas. Com 54 anos de idade, o astro acaba de receber sua primeira indicação na premiação graças ao seu papel em The Whale.
No novo filme de Darren Aronofsky, baseado no livro de Samuel D. Hunter Fraser interpreta Charlie, um homem gay e obeso que tenta reencontrar sua filha, e precisa passar por uma grande batalha para conseguir se reconectar com ela.
Também conhecido por: A Múmia, Patrulha do Destino, Crash: No Limite
Austin Butler por Elvis
Melhor Ator
Não é de hoje que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adora uma cinebiografia, e é por isso que vemos Austin Butler indicado por seu papel em Elvis, novo filme de Baz Luhrmann que conta um pouco da vida do grande astro do rock.
Butler nasceu nos Estados Unidos e tem 31 anos de idade. Para conseguir o papel de Elvis Presley, ele teve que disputar com atores de peso, como Ansel Elgort, Miles Teller e Aaron Taylor-Johnson. Vale lembrar que ele levou o Globo de Ouro por Melhor Ator em Filme de Drama, por seu papel.
Também conhecido por: Era Uma Vez em... Hollywood, Os Mortos Não Morrem, As Crônicas de Shannara
Bill Nighy por Living
Melhor Ator
Nascido em 1949, Bill Nighy é um ator britânico que, atualmente, tem 73 anos de idade. Entre obras aclamadas e blockbusters, ele ficou conhecido pelo papel de Davy Jones na franquia Piratas do Caribe e por dar vida a Rufus Scrimgeour no penúltimo filme de Harry Potter.
Nighy agora é indicado pela primeira vez ao Oscar por Living, filme no qual interpreta o Sr. Rodney Williams, um burocrata do serviço público de Londres que se vê confrontado pela descoberta de uma doença letal. O ator recebeu indicações a vários prêmios por conta desse papel.
Também conhecido por: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, Questão de Tempo, Simplesmente Amor
Paul Mescal por Aftersun
Melhor Ator
Considerado um dos melhores filmes de 2022, Aftersun, de Charlotte Wells, foi quase que inteiramente esnobado no Oscar deste ano, exceto na categoria de melhor ator principal, que rendeu uma indicação ao ator irlandês Paul Mescal.
No filme, Mescal interpreta Calum Paterson, um homem que viaja com sua filha para a Turquia, onde tentam se conectar antes de uma derradeira despedida. A performance de Mescal tem sido aclamada, tendo recebido o prêmio de Melhor Ator da Associação dos Críticos de Toronto.
Também conhecido por: Normal People, A Filha Perdida, God's Creatures
Michelle Williams por Os Fabelmans
Melhor Atriz
Com 42 anos de idade, Michelle Williams é uma atriz norte-americana que já se tornou figurinha repetida no Oscar, tendo recebido anteriormente duas indicações como atriz principal (Blue Valentine e Sete Dias com Marilyn) e duas como atriz coadjuvante (O Segredo de Brokeback Mountain e Manchester à Beira-Mar).
Agora, Williams disputa novamente ao prêmio de Melhor Atriz por seu papel em Os Fabelmans, onde interpreta Mitzi Schildkraut-Fabelman, a mãe do protagonista do longa. Curiosamente, a personagem é inspirada pela mãe do próprio Steven Spielberg, já que o filme é semi-autobiográfico.
Também conhecida por: O Segredo de Brokeback Mountain, Venom, Sete Dias com Marilyn
Michelle Yeoh por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Atriz
Um dos nomes que já estavam garantidos para disputar a categoria de atriz principal é Michelle Yeoh, atriz malaia que atualmente tem 60 anos e fez um estardalhaço no mundinho cinéfilo graças a Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
No filme, Yeoh interpreta Evelyn Wang, uma mulher insatisfeita e frustrada com sua vida, que logo se vê em meio a uma trama bizarra envolvendo todo o multiverso. Mesmo sendo a primeira indicação da atriz ao Oscar, ela já é uma das favoritas para levar a estatueta para casa.
Também conhecida por: O Tigre e o Dragão, Star Trek: Discovery, Podres de Ricos
Andrea Riseborough por To Leslie
Melhor Atriz
Possivelmente o anúncio mais surpreendente da categoria de melhor atriz, Andrea Riseborough é uma atriz britânica de 41 anos que, no ano passado, estrelou o drama To Leslie, que conta a história da alcoólatra Leslie Rowlands.
O longa ganhou muita atenção quando vários atores e atrizes influentes de Hollywood começaram a fazer campanhas para que Andrea fosse indicada por seu papel - e parece que toda essa movimentação surtiu efeito, já que a atriz está concorrendo ao prêmio.
Também conhecida por: Mandy, Possessor, Matilda: O Musical
Cate Blanchett por Tár
Melhor Atriz
Australiana de nascença e considerada uma das melhores atrizes da geração, Cate Blanchett acaba de receber sua oitava indicação ao Oscar aos 53 anos, tendo já ganhado duas estatuetas anteriormente (melhor atriz por Blue Jasmine e melhor atriz coadjuvante por O Aviador).
Em Tár, ela interpreta Lydia Tár, uma compositora, pianista e maestro que possui segredos obscuros e acaba vendo sua carreira desmoronar diante de seus olhos. A atriz, junto de Michelle Yeoh, é uma das favoritas para levar o prêmio.
Também conhecida por: Blue Jasmine, Thor: Ragnarok, Carol
Ana de Armas por Blonde
Melhor Atriz
Surpreendendo a todos, Ana de Armas também foi indicada ao Oscar de 2023 por seu papel em Blonde, a polêmica e controversa biografia de Marilyn Monroe baseada no também polêmico e controverso livro escrito por Joyce Carol Oates.
O filme de Andrew Dominik recebeu críticas majoritariamente negativas, mas a atuação de Ana de Armas continua sendo elogiada até mesmo por quem não gostou. Aqui, temos uma história ficcionalizada a partir do que se sabia da vida de Marilyn em tabloides e revistas de fofoca.
Também conhecida por: Entre Facas e Segredos, Águas Profundas, Blade Runner 2049