Oscar: Quem são os 10 atores com mais indicações ao prêmio?

Capa da Publicação

Oscar: Quem são os 10 atores com mais indicações ao prêmio?

Por Jaqueline Sousa

Ao longo de 93 edições, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já premiou uma enorme quantidade de profissionais nas cerimônias do Oscar. Chegar no evento mais importante do cinema é o sonho de muita gente, por isso a comoção ao redor da premiação é sempre grandiosa.

Neste ano, o evento acontece logo mais, no dia 27 de março, e a lista de indicados trouxe alguns destaques para ficarmos de olho até lá. Pensando nisso, que tal voltarmos um pouquinho no tempo para conferir quem são os 10 atores masculinos com mais indicações na história do Oscar? Descubra seus nomes nesta lista!

Imagem de capa do item

10 - Robert De Niro

Robert De Niro é reconhecido como um dos melhores atores de sua geração, e a estreia no Oscar já veio com uma grande vitória: ele venceu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance como o jovem Vito Corleone, em O Poderoso Chefão Parte II (1974).

Desde então, De Niro coleciona sete indicações na premiação e chegou a vencer mais uma vez, como Melhor Ator, pelo filme Touro Indomável (1980).

Imagem de capa do item

9 - Peter O’Toole

Peter O’Toole é sempre relembrado por sua incrível performance no clássico Lawrence da Arábia (1962), filme que o consagrou com sua primeira indicação ao Oscar. Ao longo de sua carreira, ele conseguiu oito indicações, mas não venceu nenhuma delas.

Foi só em 2003 que O’Toole recebeu um Oscar Honorário, como uma homenagem devido à sua relevância na indústria.

Imagem de capa do item

8 - Jack Lemmon

Jack Lemmon é uma lenda do cinema, então certamente ele apareceria na lista de atores com mais indicações ao Oscar. Durante sua carreira, Lemmon concorreu ao prêmio oito vezes e venceu duas, sendo que, em sua primeira indicação, o ator já levou a estatueta para casa. O filme em questão era Mister Roberts (1955).

A segunda vez que saiu vitorioso da premiação foi pelo longa Sonhos do Passado (1973), no qual concorreu na categoria de Melhor Ator.

Imagem de capa do item

7 - Marlon Brando

Marlon Brando é considerado um dos atores mais influentes de todos os tempos até os dias de hoje. Ao longo de sua carreira, ele recebeu oito indicações ao Oscar: a primeira por Uma Rua Chamada Pecado (1951) e a última por Assassinato Sob Custódia (1989).

Nesse meio tempo, Brando venceu duas vezes: uma com o filme Sindicato de Ladrões (1954) e outra pela sua lendária atuação como Don Vito Corleone, em O Poderoso Chefão (1972).

Imagem de capa do item

6 - Al Pacino

Falar de Al Pacino sem lembrar do clássico O Poderoso Chefão é uma tarefa quase impossível. Sua performance no filme foi tão icônica que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, em 1973. Até o momento, ele já foi indicado nove vezes, sendo que a mais recente foi por seu trabalho em O Irlândes (2019).

A única vez que Al Pacino saiu vitorioso da premiação foi em 1993 pelo filme Perfume de Mulher.

Imagem de capa do item

5 - Paul Newman

Além de ter ficado imortalizado na história do cinema, Paul Newman também conquistou marcas relevantes no Oscar. O ator concorreu ao prêmio nove vezes e, dentre as indicações, levou o homenzinho dourado para casa apenas uma vez pelo filme The Color of Money (1986).

A primeira indicação de Newman foi por sua performance em Gata em Teto de Zinco Quente (1958) e a última ocorreu através do longa Estrada da Perdição (2002).

Imagem de capa do item

4 - Denzel Washington

Denzel Washington dispensa apresentações. O ator é uma das principais personalidades da indústria cinematográfica e coleciona diversos trabalhos relevantes no currículo. Sendo assim, não é à toa que ele está presente nesta lista: ao todo, ele já foi indicado ao Oscar nove vezes: a primeira aconteceu por sua performance em Um Grito de Liberdade (1987), e a mais recente é justamente na premiação de 2022, onde ele concorre como Melhor Ator por A Tragédia de Macbeth.

Washington já ganhou duas estatuetas douradas, sendo que uma foi pelo filme Tempo de Glória (1989) e a outra por Dia de Treinamento (2001).

Imagem de capa do item

3 - Spencer Tracy

Spencer Tracy é outro nome da Era de Ouro de Hollywood que também deixou sua marca na história do Oscar. No total, ele concorreu ao prêmio nove vezes e levou dois deles para casa como Melhor Ator pelos filmes Marujo Intrépido (1937) e Com os Braços Abertos (1938).

A primeira vez que Tracy apareceu na cerimônia do Oscar foi por causa de sua performance em São Francisco: Cidade do Pecado (1936). Já a última aconteceu devido ao filme Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967).

Imagem de capa do item

2 - Laurence Olivier

Laurence Olivier foi um dos atores mais consagrados do século passado e, até os dias de hoje, é lembrado por seus trabalhos e performances icônicas. Na história do Oscar, ele conquistou a marca de 10 indicações, nas quais ele ganhou apenas uma única vez, em 1948, pela adaptação cinematográfica de Hamlet, peça de William Shakespeare.

Sua primeira indicação aconteceu por causa de outra adaptação literária do clássico O Morro dos Ventos Uivantes (1939). Já a última vez em que concorreu ao prêmio foi em 1978 pelo filme Os Meninos do Brasil.

Imagem de capa do item

1 - Jack Nicholson

Em primeiríssimo lugar, Jack Nicholson permanece responsável pelo recorde masculino de indicações no Oscar. Ao todo, o ator foi reconhecido pela Academia 12 vezes, sendo que a primeira aconteceu em 1969 por sua performance no filme Sem Destino e a mais recente foi em 2002 pelo longa As Confissões de Schmidt.

Nicholson já ganhou a estatueta três vezes: duas na categoria de Melhor Ator por Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor é Impossível (1997), e uma como Melhor Ator Coadjuvante em Laços de Ternura (1983).

Embora detenha o maior número de indicações, Nicholson ainda fica para trás de Meryl Streep, que já concorreu ao prêmio 21 vezes. Será que alguém vai conseguir ultrapassar o número impressionante da atriz algum dia?

Ansiosos para o Oscar 2022? A cerimônia deste ano acontece no dia 27 de março.