Os 8 melhores filmes de Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui

Capa da Publicação

Os 8 melhores filmes de Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui

Por Jaqueline Sousa

Um dos cineastas mais prestigiados do cinema brasileiro, Walter Salles conquistou o público mais uma vez com a emocionante história de Ainda Estou Aqui, que recebeu três indicações ao Oscar 2025 como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Mas será que você conhece a carreira do diretor?

Nesta lista, selecionamos os 8 melhores filmes de Walter Salles, que possui uma carreira de anos com filmes bastante consagrados por aqui e até mesmo na gringa!

Imagem de capa do item

Ainda Estou Aqui (2014)

Não dá para começar a lista sem mencionar, claro, Ainda Estou Aqui. Aclamado internacionalmente, o filme segue em cartaz nos cinemas brasileiros batendo recorde de público, e já ultrapassou o marco de 5 milhões de espectadores no nosso país.

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), uma mulher que está em busca de respostas pelo desaparecimento do marido durante a ditadura militar no Brasil.

Além de Torres, o longa ainda tem Selton Mello, Fernanda Montenegro e Valentina Herszage no elenco.

Imagem de capa do item

Central do Brasil (1998)

Um dos filmes mais populares e prestigiados do cinema brasileiro também é de Walter Salles. Estrelado por Fernanda Montenegro, Central do Brasil é praticamente um patrimônio cultural do nosso país, e ainda fez história no Oscar por ter marcado a primeira vez que uma artista brasileira foi indicada à categoria de Melhor Atriz graças ao emocionante trabalho de Montenegro.

Vencedor do Globo de Ouro de 1999 como Melhor Filme Internacional, Central do Brasil conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, desembolsando o dinheiro sem postá-las. Até que certo dia ela conhece Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto que acaba sozinho quando a mãe morre em um acidente e parte em busca do pai pelo interior do Nordeste com a ajuda de Dora.

Imagem de capa do item

Terra Estrangeira (1995)

Outro ótimo filme de Walter Salles é Terra Estrangeira. Também estrelado por Fernanda Torres, o longa é codirigido por Daniela Thomas e traz elementos da nouvelle vague francesa em uma trama ambientada na década de 1990, quando o Brasil enfrentava um cenário de incertezas durante a era Collor.

Em meio a esse contexto, o filme acompanha Paco (Fernando Alves Pinto), um jovem que, após a morte da mãe e sem perspectiva de futuro, decide viajar para Portugal. Sem dinheiro para bancar a viagem, ele aceita levar uma encomenda misteriosa a pedido do enigmático Igor (Luís Mello) como forma de pagamento, mas um imprevisto acaba colocando o rapaz no caminho de Alex (Fernanda Torres), trazendo uma reviravolta a sua jornada.

Imagem de capa do item

Abril Despedaçado (2001)

Estrelado por Rodrigo Santoro, o filme Abril Despedaçado também é um dos destaques da carreira de Salles, que assina o roteiro ao lado de Karim Aïnouz e Sergio Machado, dois cineastas de sucesso no Brasil.

Situada na década de 1910, a trama conta a história de Tonho (Rodrigo Santoro), um rapaz que vive com a família no sertão nordestino. Impelido pelo pai a se vingar pela morte do irmão mais velho, ele acaba virando vítima de uma intriga familiar pela posse da terra onde vivem, impulsionando uma série de acontecimentos trágicos para todos.

Imagem de capa do item

Diários de Motocicleta (2004)

Com Gael García Bernal no elenco, Diários de Motocicleta é um filme biográfico baseado nos diários de viagem de Che Guevara, interpretado por Bernal no longa.

Na trama, acompanhamos uma expedição de Guevara, que se junta a um amigo em uma viagem de motocicleta pela América do Sul durante os anos 50. A produção mostra as transformações causadas pela jornada, escancarando as desigualdades sociais do continente.

Imagem de capa do item

Na Estrada (2012)

Você sabia que Walter Salles já fez um filme com a atriz Kristen Stewart no elenco? Intitulado Na Estrada, o longa é uma adaptação do livro homônimo de Jack Kerouac, e conta com outras estrelas de Hollywood, como Amy Adams, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen e Sam Riley, assim como a brasileira Alice Braga.

A trama se passa no fim dos anos 40, em Nova York, e acompanha a história de Sal Paradise (Sam Riley), um jovem aspirante a escritor que cria uma relação obsessiva com o ex-detento de moral duvidosa Dean Moriarty (Garrett Hedlund) e sua esposa, Marylou (Kristen Stewart). Com uma amizade forte, o trio embarca em uma viagem pela estrada repleta de emoções.

Imagem de capa do item

Linha de Passe (2008)

Mais uma parceria de Salles com a diretora Daniela Thomas, Linha de Passe acompanha a história de quatro irmãos que são criados pela mãe, uma mulher que trabalha como empregada doméstica e está grávida de um pai desconhecido. Enquanto lutam por seus sonhos, um dos meninos encontra no futebol uma maneira de conquistar uma vida melhor.

Embora não seja um filme tão conhecido do diretor, Linha de Passe faz um ótimo retrato da família brasileira, falando sobre as dificuldades e incertezas da vida. O elenco tem Sandra Corveloni e Vinícius de Oliveira, o Josué de Central do Brasil.

Imagem de capa do item

Paris, Te Amo (2006)

Filme dirigido coletivamente por mais de 20 cineastas diferentes, entre eles Walter Salles, Paris, Te Amo é uma coletânea de histórias ambientadas na cidade de Paris, na França. Cada uma com aproximadamente cinco minutos de duração, grande parte das histórias tratam de encontros românticos no local, ou de diferentes formas de amor.

Em seu segmento, Salles retoma a parceria com Daniela Thomas para contar a história de uma babá que sofre por ter que deixar o filho em uma creche, já que, para ganhar dinheiro, precisa cuidar do filho dos patrões ricos.