Os 5 melhores Sith e 5 melhores Jedi do Universo Expandido de Star Wars!
Os 5 melhores Sith e 5 melhores Jedi do Universo Expandido de Star Wars!
A Força Despertou. O sétimo episódio de Star Wars acabou de ser lançado no Brasil, e com isso, a mania global por esse universo situado em uma galáxia muito distante só cresce. Aqui, iremos citar os cinco melhores Sith e Jedi do Universo Expandido de Star Wars, seja pertencente à cronologia atual ou ao Universo Legends!
Para uma lista com essa temática, vale salientar que minha opinião pessoal enquanto fã da série pesa muito. Nem sempre haverá concordância com as posições aqui escaladas ou sequer com alguns personagens. Como é difícil abranger tudo em tom imparcial, sintam-se livres para expressar educadamente suas opiniões nos comentários.
Como há uma linha muito tênue que separa o lado luminoso e o lado sombrio da força, decidi selecionar personagens que se encaixaram melhor em cada definição dentro de suas histórias. Assim sendo, alguns Jedi dessa lista também foram Sith, mas seu poder e apelo era maior enquanto Jedi, e vice-versa.
A lista foi uma sugestão do fã Daniel Monteiro em nosso snapchat, legiaodosherois. Mande também suas sugestões!
Primeiro, os Jedi...
Satele Shan
Descendente de um lendário Cavaleiro que será mencionado mais adiante, Satele Shan foi uma poderosíssima Mestre Jedi que participou do Alto Conselho durante o período de onze anos da Guerra Fria, que gerou um impasse entre a República e o Império Sith.
Portadora de sabre duplo e grande manipuladora da Força, Satele também possuía alta maestria no combate corporal. Seu poder era tamanho que, quando foi nomeada Grande Mestre, era tida como a Jedi mais poderosa da Galáxia.
Ulic Qel-Droma
Nativo de Alderaan, Ulic teve uma história dramática. Ensinado nos caminhos Jedi desde cedo, e durante uma missão, acabou conhecendo o Lado Sombrio da Força, e foi lentamente caindo em seus encantos. Ele se tornou um Sith poderosíssimo, mas foi regatado pelo grande amor de sua vida, e após isso, se isolou até treinar a filha de sua amada e morrer por uma banalidade.
Talvez o maior poder de Droma era sua capacidade de ver através da Força, de modo que, em combate, podia facilmente antecipar a maioria dos ataques de seus oponentes. Além disso, ele não dependia inteiramente do sabre e era um voraz combatente marcial.
Kyp Durron
Um Jedi com uma história mais próxima de Luke Skywalker e companhia, Kyp Durron foi libertado do Império graças a Han Solo e logo passou a estudar na Academia fundada por Luke em Yavin 4. Talentoso e bom manipulador, Kyp também era muito arrogante, o que fez com que ele fosse seduzido para o Lado Negro com facilidade.
Contudo, Kyp retornou para a Luz e é considerado por todos os seus colegas e aprendizes com muito respeito. Seus poderes foram desenvolvidos com tanta facilidade que o próprio Luke o considerou "assustadoramente poderoso."
Nomi Sunrider
Após testemunhar a morte de seu marido, o Cavaleiro Jedi Andur Sunrider, Nomi tomou seu sabre de luz e começou seu caminho sinuoso para se tornar uma das maiores Jedi de todos os tempos. Seu papel foi fundamental na experiência de Ulic Qel-Droma (trata-se do amor da vida dele), e acabou se tornando a líder de toda a Ordem, sendo representada em livros milênios depois, durante a época do treinamento de Anakin Skywalker.
Mestre nos usos da batalhe meditativa, ela também pode cortar a conexão da Força com seus usuários, de modo a impedir ataques e converter alguns vilões, como Ulic.
Revan
Ancestral de Satele Shan, Revan foi possivelmente o maior Jedi de toda a história. Quando foi arrastado para o Lado Sombrio, ele chegou a ser submetido a lavagem cerebral pelos Jedi, uma das únicas vezes em que isso foi permitido na história. Ele morreu fiel aos preceitos do lado Luminoso, ainda que tudo tenha conspirado para que ele voltasse a ser um Sith.
Precognitivo, mestre no uso de mais de um sabre de luz simultaneamente, ele também era capaz de manipular tanto o Lado Luminoso quando o Sombrio da Força ao mesmo tempo, uma habilidade que poucos tinham domínio. É o Jedi mais lendário da história.
...e agora, os Sith!
Freedon Naad
Um Jedi negro da Velha República, Freedon teve uma grande necessidade insaciável de atingir o poder absoluto, o que o fez assassinar seu mestre e renegar o Lado Luminoso da Força. Autoproclamado Lorde Negro dos Sith, ele usou seus poderes para subjugar um planeta.
Além de ser reconhecido por um domínio completo da Força, Freedon também era exímio usuário da magia Sith.
Marka Ragnos
Com um visual imponente e nada agradável, Marka foi um poderoso Sith que conseguiu viver por mais de 100 anos. Possivelmente o melhor duelista dentre todos os citados, seu único ponto fraco era o domínio da Força.
Ele sobreviveu, em espírito, após milhares de anos depois de sua morte, mas todas as tentativas de ressuscitá-lo se provaram infrutíferas. Ao menos, ele mantem o posto de ser tutor de...
Darth Vitiate
Após matar seu pai com apenas dez anos de idade, ele foi treinado por Marka Ragnos, e se tornou um dos maiores tiranos da franquia.
Uma vez dotado de imenso poder, Vitiate assassinou um planeta, incluindo uma legião de Lordes Negros dos Sith, absorvendo seu poder e se tornando quase imortal - na realidade, ele só faleceu milênios após seu nascimento. O primeiro lugar dessa lista tinha uma forte inveja de seu conhecimento.
Exar Kun
Um ex-Jedi sedento por poder, Exar Kun deixou a Ordem para procurar mais conhecimento. Seu trajeto o levou às, portas do mestre Sith Freedon Naad, que o ensinou tudo que ele precisava saber antes de morrer.
Kun assassinou vários cultos Sith por julgá-los mais poderosos que ele. Ele acabou absorvendo tanto poder que era capaz de tornar vários Padawans ao lado sombrio da Força, e fazê-los matar seus mestes. Seu poder era tamanho que ele conseguia separar seu corpo de sua alma, através da Força.
Darth Plagueis
Possivelmente o Sith mais sábio de todos os tempos - ainda que invejasse a sabedoria de outros como Vitiate -, Plagueis é mencionado nos filmes da Nova Trilogia, e cumpre um papel fundamental na história do Universo Expandido de Star Wars.
Ele chegou a um nível de poder tão extremo que conseguia enganar a morte através do uso da Força, impedindo que vários entes próximos a ele pudessem ficar vivos enquanto quisesse. Seu maior erro foi ter ensinado tudo a seu aprendiz, Palpatine, e ter ignorado a ameaça que ele representava. Como resultado, Plagueis foi assassinado por Darth Sidious.