Os 18 maiores anti-heróis dos quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 18 maiores anti-heróis dos quadrinhos!

Por Fernando Maidana

Os anti-heróis costumam ter seus próprios motivos e compassos morais e não se importam tanto com um bem maior e/ou acabam utilizando métodos um tanto quanto questionáveis quando decidem combater o crime.

Aqui estão alguns deles. Lembrando que não há uma ordem de classificação dos itens!

Imagem de capa do item

Lobo

No fictício dialeto Khúndio, Lobo significa aquele que devora suas entranhas e se diverte com isso. O que parece ser um nome bem adequado para o personagem.

Lobo é o único sobrevivente de um massacre que devastou Czárnia. A razão disso é que ele foi o responsável por acabar com a vida de um planeta inteiro!

Lobo tem mania de grandeza e egocentrismo, além dos incríveis poderes Czarianos como imortalidade, fator de cura acelerado e superforça.

A primeira versão do personagem era triste e amargurada, mas Keith Giffen transformou o Lobo no anti-herói insano que todos conhecemos e amamos na fase da Liga da Justiça pós-crise.

Lobo não sente dó ou piedade de nenhum ser vivo. Os únicos seres que ele ama são os Golfinhos Espaciais, além de seu código moral não lhe permitir matar cachorros. Fora isso, o mercenário aceita eliminar qualquer alvo em troca de uma boa quantia de dinheiro.

Apesar de sua natureza hostil, ele já integrou a L.E.G.I.Ã.O. e até mesmo a Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Venom

Eddie Brock era um jornalista medíocre no jornal Globo Diário até que divulgou uma história sobre um vilão chamado Devorador de Pecados. O Homem-Aranha desmentiu a história de Brock, ridicularizando o jornalista e provocando sua demissão.

Depois que o Cabeça de Teia encontrou e se livrou do traje do simbionte, a forma de vida alienígena acabou entrando em contato com Eddie e transformando-o no temível Venom.

Apesar de ter surgido como um vilão do Homem-Aranha, Venom conseguiu ganhar popularidade entre os fãs e aos poucos foi se tornando um anti-herói, ganhando sua própria galeria de vilões e até mesmo uma revista solo.

Atualmente, quem carrega o título de Agente Venom é Flash Thompson, que também integra os Guardiões da Galáxia.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma

Depois de aceitar abrigar a alma de Zarathos para salvar seu pai adotivo, Johnny Blaze transformou-se no Espírito da Vingança, que vaga sobre a Terra punindo aqueles que não merecem misericórdia.

O Motoqueiro Fantasma é um dos maiores anti-heróis da Marvel e certamente um dos personagens com a mitologia mais interessante dos quadrinhos.

Além de seu background sombrio e seus grandiosos poderes como projeção de fogo infernal, regeneração espontânea e o famoso Olhar de Penitência, seu visual é um atrativo à parte, tornando o personagem ainda mais interessante.

Imagem de capa do item

Spawn

Assim como diversos personagens dos quadrinhos, Spawn tem uma história de origem trágica e sombria.

Um alto agente do governo, Al Simmons foi traído durante uma missão e morto em combate. Por ter matado diversas pessoas em nome de seu país, Simmons foi mandado para o inferno, onde fez um acordo com o demônio Malebolgia e mandado de volta à Terra como um Soldado do Inferno.

Spawn não tem misericórdia de bandido algum e diverte-se mandando suas almas para o inferno. No entanto, ele é prontamente acolhido por um bando de moradores de rua que não se importam com sua aparência e passa a protegê-los como se fossem seus únicos amigos.

Como se não bastasse ter sido transformado em um terrível demônio desfigurado, Spawn descobre que sua ex-esposa se casou com seu melhor amigo.

Apesar de seus métodos nada convencionais de combater a maldade, Simmons é um homem de bom coração e já salvou a Terra inúmeras vezes.

Imagem de capa do item

The Darkness

Darkness é a entidade que representa o caos e está em constante batalha com Angelus, outra força primordial do universo. Mesmo assim, durante uma trégua, as duas entidades se uniram e deram à luz a Witchblade.

O atual portador da entidade é Jackie Estacado. Apesar de possuir uma natureza violenta, ter cometido diversos crimes e viver ao lado de foras da lei, Jackie possui um código moral muito forte e sempre tenta proteger aqueles que estão próximos.

Imagem de capa do item

Justiceiro

É claro que não poderíamos deixar o Justiceiro de fora dessa lista.

Frank Castle era um veterano das Forças Especiais da Marinha que teve sua família assassinada. Ele transformou-se em um exército de um homem só e passou a lutar contra o crime.

Diferente de diversos grandes heróis dos quadrinhos, o Justiceiro não dá uma segunda chance para bandidos, sejam eles grandes chefes criminosos ou pequenos batedores de carteira.

Frank Castle passa por cima de qualquer um que fique no caminho da justiça e é um dos personagens mais amados da Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Constantine

John Constantine é um arrogante ocultista cujo visual foi inspirado em ninguém menos que o cantor Sting.

Depois de receber uma transfusão sanguínea de Nergal e manter relações com uma Succubus, Constantine teve seu sangue contaminado e passou a apresentar poderes como regeneração acelerada.

Apesar de ser um combatente eficiente e ser capaz de conjurar feitiços, Constantine prefere derrotar seus inimigos usando sua astúcia e conhecimento.

Imagem de capa do item

Deadpool

Deadpool é um dos personagens mais populares da atualidade.

Depois que foi diagnosticado com câncer, Wade Wilson aceitou participar de um experimento para livrá-lo da doença. No entanto, Wade foi submetido ao Programa Arma X. A doença se espalhou pelo seu corpo, mas ele ganhou um dos fatores de cura acelerado mais poderosos dos quadrinhos.

Além disso, Wilson sabe que é um personagem da ficção, por isso suas ações são caóticas e cômicas. Isso sem falar que o personagem também sofre de esquizofrenia!

Imagem de capa do item

Mulher-Gato

Selina Kyle surgiu como uma simples inimiga do Cavaleiro das Trevas, mas aos poucos foi conquistando espaço dentro da mitologia do Homem-Morcego.

A Mulher-Gato já foi uma aliada extremamente importante do Batman em diversas situações e até mesmo chegou a integrar as Aves de Rapina, assim como a Corporação Batman.

Com suas habilidades furtivas aliadas à sua sensualidade, Selina é capaz de entrar e sair de qualquer lugar e sempre consegue o que quer.

Imagem de capa do item

Capuz Vermelho

Depois de ser dado como morto após ser brutalmente espancado pelo Coringa, Jason Todd fez seu retorno triunfal na pele do impiedoso Capuz Vermelho.

Todd assume o controle de diversas gangues de Gotham. Ele acredita que a única forma de limpar a cidade é através da violência e inicia uma verdadeira caçada aos criminosos.

O Capuz Vermelho ainda tem sua vingança ao raptar o Coringa e espancá-lo com um pé de cabra, do mesmo modo que o vilão o fez.

Imagem de capa do item

Wolverine

James Logan sempre andou sobre a linha tênue entre herói e anti-herói. O personagem surgiu como um inimigo do Incrível Hulk, mas a Marvel enxergou o potencial do Carcaju e decidiu promovê-lo ao núcleo central dos mutantes.

Apesar de integrar os X-Men, Wolverine sempre é visto como o lobo solitário, que prefere trilhar seu caminho livre de qualquer envolvimento.

Diferente dos filmes, as histórias em quadrinhos do personagem estão recheadas de violência e Logan não tem pena de fatiar seus inimigos ao meio com suas garras... ou até mesmo seus antigos amigos!

Imagem de capa do item

Etrigan

Apesar de seu visual demoníaco e sua natureza violenta, Etrigan geralmente se alia a forças do bem, principalmente pela influência do humano ao qual está vinculado, Jason Blood.

Para trocar de corpo com o demônio, Blood deve recitar um poema:

"Transforma-te, homem, transforma-te! Abandone as impurezas da carne, Pois no peito de fogo o coração arde! Abandone a forma humana, vilã! Erga-se o demônio Etrigan!"

Etrigan é considerado um dos mais poderosos demônios e já foi capaz de bater de frente com grandes nomes da DC Comics como Superman, Mulher-Maravilha e o próprio Lobo, que já citamos em nossa lista.

Imagem de capa do item

Arlequina

Arlequina surgiu como a "simples" namorada louca do Coringa na Série Animada do Batman, mas a DC Comics percebeu o potencial da personagem e decidiu levá-la para os quadrinhos.

Nas revistas, a personagem ganhou ainda mais profundidade e sua história foi sendo trabalhada de maneira tão convincente, que Harleen Quinzel conquistou o amor dos leitores.

Foi no Esquadrão Suicida que a faceta da Arlequina começou a mudar. Apesar de seu grande amor pelo Coringa, a criminosa encontrou no grupo um verdadeiro lar - mas de forma convincente e nada forçada!

Seu destaque acabou levando a personagem a ganhar sua própria revista solo, para o deleite dos fãs!

Imagem de capa do item

Rorschach

Anti-herói ou o verdadeiro herói de Watchmen?

Apesar de seus métodos nada convencionais como quebrar dedos durante seus interrogatórios e matar os criminosos a sangue frio, Rorschach é um dos poucos personagens que não concorda com o ardiloso plano de Ozymandias para salvar a humanidade.

Além disso, ele foi o único vigilante que permaneceu em atividade, por conta própria, quando o governo tornou os grupos de super-heróis ilegais.

Rorschach jamais deixou de acreditar e defender a justiça, mesmo que isso acabasse exigindo deixar algumas marcas de sangue pelo caminho.

Imagem de capa do item

Namor

Considerado por muitos o primeiro anti-herói das HQs, Namor era um contraste aos super-heróis certinhos e moralmente corretos da época.

Com uma personalidade explosiva e uma tendência de transitar entre o lado do mal e do bem de acordo com o que considerava melhor para si, Namor já salvou e destruiu muitos heróis e vilões.

Além de suas atitudes com relação a luta contra o mal serem controversas, sua personalidade é extremamente dúbia e nunca sabemos se podemos confiar no personagem ou se é apenas mais um jogo de manipulação do Atlantiano.

Imagem de capa do item

Big Head

Apesar de ser mais conhecido como Máskara, o verdadeiro nome do personagem, nos quadrinhos, é Big Head. E nós não estamos falando de Stanley Ipkiss, mas sim do Tenente Mitch Kellaway.

Apesar de Jim Carrey ter se consagrado na pele do divertido herói de terno amarelo e cabeça verde, o personagem dos quadrinhos é muito mais sombrio e violento.

Além disso, Ipkiss foi o primeiro personagem a utilizar a Máskara vudu que transforma seu usuário no Big Head, mas o maior Big Head dos quadrinhos foi o Tenente Kellaway.

O problema é que a Máskara acaba corrompendo seu usuário e o tornando um psicopata sádico e violento.

Depois de limpar a violência das ruas da cidade, Kellaway começou a se tornar insano. Durante um conflito entre a polícia e uma gangue de criminosos, o Big Head acabou atingindo seu parceiro, Doyle.

Arrependido, ele retira a Máskara e a enterra, prometendo jamais sucumbir ao seu poder novamente.

Mas nós sabemos que a história não termina aí...

Imagem de capa do item

Elektra

Uma das mulheres mais perigosas dos quadrinhos, a letal Elektra Natchios foi treinada pelo mesmo mestre de Matt Murdock, mas sucumbiu ao seu mal interior e debandou para a organização criminosa Mão.

Mesmo depois de abandonar o clã, ela se aliou ao Rei do Crime e deu muita dor de cabeça para o Demolidor. Apesar de sua relação de amor e ódio com o Homem Sem Medo, a personagem constantemente oscila entre o bem e o mal, e possui uma das dinâmicas mais interessantes da Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Hellboy

Nascido nas profundezas do inferno, Hellboy estava destinado a provocar o apocalipse na Terra. No entanto, Bruttenholm não se importou com a aparência demoníaca do pequeno bebê e decidiu criá-lo ensinando-lhe a importância de fazer o bem. Assim, Hellboy tornou-se um combatente das forças das trevas.

Apesar de sua criação, constantemente Hellboy tem de lutar contra sua natureza demoníaca, o que acaba colocando todos os que estão ao seu redor em perigo.