Os 15 melhores heróis da Pixar!
Os 15 melhores heróis da Pixar!
Grandes aventuras e diversões!
Dentre todos os estúdios de Hollywood, nenhum faz personagens tão cativantes e histórias tão inovadoras quanto a Disney/Pixar – um dos melhores estúdios de animação da atualidade. Desde o primeiro Toy Story, foram mais de vinte filmes que capturam muito bem a essência da imaginação e criatividade.
E tudo isso não seria possível sem protagonistas realmente interessantes e diferentes do que vemos nos outros filmes lançados todos os anos. Pensando nisso, resolvemos separar uma lista trazendo os 10 melhores heróis e protagonistas dos filmes da Pixar!
Créditos: Disney
Edna Moda (Os Incríveis)
Sabe aquele personagem coadjuvante que, não importa o quão pouco apareça, sempre consegue roubar a cena? Esse é exatamente o caso de Edna Moda, a estilista responsável por fazer várias roupas especiais para os diversos tipos de super-heróis que habitam o mundo de Os Incríveis - inclusive para a Família Pêra.
A personagem é um baú do tesouro no que diz respeito a cenas e frases icônicas, e por mais que não se envolva diretamente na ação, são justamente os seus trajes e apetrechos especiais que fazem com que o Senhor Incrível, Mulher Elástica, Flecha, Violeta e até mesmo Zezé possam sempre salvar o dia de vilões como o Síndrome e o Hipnotizador.
Remy (Ratatouille)
Uma das coisas que a Pixar sempre fez com excelência é imaginar protagonistas inusitados para situações nas quais nunca os veríamos, normalmente. De certa forma, esse é o caso com Remy, o ratinho de Ratatouille. Apesar de ser um roedor considerado sujo e nojento, o sonho de Remy é simples: ele quer ser um cozinheiro.
E isso acontece quando ele vai para Paris, onde conhece Linguini e se torna o cozinheiro "oficial" do Gusteau's, um dos restaurantes mais famosos da Cidade das Luzes. Em vez de enfrentar inimigos com poderes ou seres medonhos, seus antagonistas são pessoas do dia-a-dia: a vigilância sanitária, chefs invejosos e a crítica gastronômica!
Dory (Procurando Nemo)
Logo em seguida, vem uma das personagens mais carismáticas da Pixar - tão carismática, aliás, que ganhou seu próprio filme solo após o sucesso de Procurando Nemo. Estamos falando de Dory, a peixe azul que sofre com um caso crônico de perda de memória recente - o que, por sua vez, acaba fazendo com que ela se meta em diversas confusões.
Destemida e muito aventureira, ela acaba se metendo em uma jornada com Marlin para procurar o filho perdido do peixe-palhaço, Nemo. Ela se prova uma grande aliada diversas vezes, seja quando fala "baleiês" ou quando se lembra de um endereço bem conhecido pelos fãs... Em Procurando Dory, descobrimos um pouco mais de sua origem.
Carl Fredricksen (UP: Altas Aventuras)
Em UP: Altas Aventuras, conhecemos um velhinho rabugento e, ao mesmo tempo, criativo. Seu nome é Carl Fredricksen, e seu maior sonho é ir até a América do Sul para explorar os mistérios do local - planos que ele tinha com sua esposa, Ellie, que infelizmente faleceu antes que eles pudessem concluir essa missão fantástica.
No filme, ele decide fazer essa viagem do modo mais inusitado o possível: levando sua casa junto, com vários balões coloridos. É claro que ele conta com a ajuda do escoteiro Russell e de dois mascotes bem peculiares, mas sua jornada é inspiradora e nos mostra que nunca estamos velhos demais para seguir os nossos sonhos.
Emoções (Divertida Mente)
Um dos filmes mais recentes do estúdio, Divertida Mente parte de uma ideia excepcional: o que acontece em nossa mente, principalmente quando estamos passando por fases tão intensas da vida? E é por isso que vamos burlar as nossas regras e colocar aqui não apenas um, mas cinco personagens: as Emoções.
No filme, somos apresentados à Alegria, à Tristeza, à Nojinho, à Raiva e ao Medo, os cinco componentes básicos dos nossos sentimentos. E por mais que a história se foque mais em Alegria e Tristeza, cada um desses personagens é importante para que a menina Riley possa ficar com sua mente intacta e reter suas melhores memórias.
Mérida (Valente)
Embora as fábulas e contos-de-fadas sempre tenham ficado mais nas mãos da Walt Disney Animation Studios, em 2012, a Pixar nos apresentou sua primeira princesa: a destemida Mérida, no filme Valente. Diferente de outras princesas dos filmes clássicos, ela é corajosa e sabe que não precisa de um príncipe para provar seu valor.
No filme, sua impulsividade acaba a levando a cometer um ato trágico, quando transforma sua própria mãe em um urso e precisa correr contra o tempo para desfazer o feitiço, enquanto enfrenta o povo de seu reino; seu próprio pai, o Rei Fergus; e uma entidade desoladora conhecida apenas como Mor'du. É uma ótima inspiração para várias crianças.
Marlin (Procurando Nemo)
Procurando Nemo é, em essência, uma história sobre como um pai está disposto a atravessar o mundo para resgatar seu filho. Na trama, após desobedecer as ordens de seu pai, Nemo é capturado no oceano e levado para um aquário em Sydney, na Austrália. Isso desperta o ímpeto e o instinto protetor de Marlin.
Embora seja um pouco careta - e super-protetor demais -, o peixe-palhaço faz de tudo para resgatar seu filho, viajando por todo o oceano e conhecendo amigos e inimigos bem peculiares, como Dory ou o tubarão Bruce. No fim das contas, ele consegue se reunir novamente com seu filho, provando ser um pai nota mil.
James P. Sullivan (Monstros S.A.)
Monstros S.A. é um dos filmes mais amáveis do estúdio de animação. Aqui conhecemos uma fábrica que produz energia para a cidade de Monstrópolis. Sua fonte? O grito aterrorizado de várias crianças que têm medo dos monstros que "vivem" em seus armários, à noite. E o funcionário mais importante da empresa é ninguém menos que James P. Sullivan.
Conhecido comumente como Sulley, ele pode até ser grande e assustador, mas possui um coração gigante - tanto que não perde a oportunidade de cuidar de uma menina humana, quando ela acaba entrando no universo dos monstros. Junto de Boo e Mike Wazowski, ele é um grande herói, que precisa acabar com uma série de mentiras da corporação em que trabalha.
Mike Wazowski (Monstros S.A.)
Ainda falando no filme, outro que não podemos nos esquecer é o próprio Mike Wazowski, uma criaturinha pequena e verde, que apesar de estar quase sempre irritado, é muito inteligente e astuto. Ao longo de sua vida, Mike sempre foi visto como um inferior por não ser um monstro assustador o suficiente para trabalhar na Monstros S.A..
Ainda assim, ele prova seu valor ao provar sua coragem e seu intelecto - o que faz com que se torne um bom amigo para Sulley, e juntos vivam grandes aventuras (inclusive, resgatando a adorável Boo). Em Universidade Monstros, descobrimos mais detalhes de sua origem e aprendemos como os dois se tornaram grandes amigos - apesar de originalmente serem rivais.
Flick (Vida de Inseto)
Vida de Inseto é, infelizmente, um dos filmes mais subestimados da história da Pixar. Aqui, vimos uma história não apenas para crianças, mas uma crítica social à forma como os privilegiados oprimem os mais fracos. E no centro de tudo isso, está a formiga Flick - um rebelde que quer se manter contra o sistema e que produz várias invenções curiosas.
Em sua jornada, Flick precisa recrutar vários aliados para enfrentar o temível exército de gafanhotos liderados pelo tirano Hopper, enquanto também mantém a sobrevivência de seu formigueiro. Em sua jornada, o pequeno inseto se prova um líder popular gigantesco, disposto a tudo para salvar seus amigos e aliados das garras de um ditador.
Jessie (Toy Story 2)
Se você chegou até aqui sentindo falta dos personagens de Toy Story, não precisa mais se preocupar. Em quinto lugar nesta lista, temos a adorável vaqueira Jessie, que se junta à gangue em Toy Story 2, quando Woody é "sequestrado" por um homem mau e descobre sobre toda sua fama no passado.
Na jornada, o xerife descobre novos amigos - dentre elas, Jessie, que é uma boneca traumatizada por conta do abandono. Ela tem claustrofobia, devido ao tempo em que passou presa dentro de uma caixa, mas também é muito corajosa e impetuosa, auxiliando seus amigos nos períodos de maior dificuldade. E de brinde, ela ainda traz consigo o incrível Bala-no-Alvo.
Wall-E (Wall-E)
Muitas vezes, não nos damos conta de onde vai parar todo o lixo que descartamos na Terra. Felizmente, Wall-E é um filme que nos conscientiza sobre isso - além de levantar questões muito importantes a respeito do consumo desenfreado, do sedentarismo e da preservação ambiental. E o grande herói aqui é o robozinho que dá nome ao filme.
Wall-E foi criado para dar conta de todo o lixo jogado na Terra, e acaba sendo "abandonado" no planeta quando a humanidade vai para o espaço. Aqui, ele segue uma vida solitária até a chegada de EVA, que o leva em uma aventura espacial, onde se torna um símbolo de esperança e salvação para toda a raça humana.
Incríveis (Os Incríveis)
Assim como as emoções de Divertida Mente, é impossível falar desse grupo individualmente. Os Incríveis são uma família de super-heróis, cada um com poderes fantásticos que usam para impedir criminosos aterrorizantes. Esse quarteto (ou melhor, quinteto, se contarmos com Zezé) sempre está disposto a salvar o mundo de ameaças tenebrosas.
O mais interessante aqui é ver como eles são retratados, acima de tudo, como uma família. Sempre estão unidos para enfrentar as mais diversas adversidades, enquanto brigam por questões cotidianas - mas no fim do dia, sempre se entendem. Ah, e não podemos esquecer também do Gelado, que é um grande aliado dessa família incrível.
Buzz Lightyear (Toy Story)
Em segundo lugar, está o brinquedo que nos fez querer virar astronautas. Inserido no primeiro Toy Story, o corajoso Buzz Lightyear começa como o novo brinquedo favorito de Andy - o que causa um sentimento bem negativo em Woody. Curiosamente, o boneco espacial não acredita que é um brinquedo por muito tempo.
Ao longo da franquia, Buzz foi evoluindo cada vez mais, tornando-se um grande amigo para Woody e provando-se um brinquedo disposto a tudo para salvar seus amigos. Além disso, ele é facilmente o brinquedo mais legal do mundo, com asas retráteis, um capacete, lasers e frases espetaculares. Seja nas mãos de Andy ou Bonnie, ele é incrível!
Woody (Toy Story)
Por fim, não podia faltar outro no topo que não fosse o Xerife Woody, que começa a franquia Toy Story sendo o brinquedo favorito de Andy - e tendo esse posto ameaçado com a chegada de Buzz Lightyear. Ao longo de toda a franquia de filmes, ele definitivamente é quem mais evolui, deixando de ser egoísta para se tornar alguém que faz tudo pelos outros.
Em sua jornada, Woody sabe que a lealdade é a marca mais honrada em um brinquedo, mas entende que as crianças crescem e precisam seguir sua vida. Ao lado de aliados como Jessie, Betty, Slinky e o já mencionado Buzz, ele se torna uma figura realmente muito solidária e inspiradora, provando-se um excelente líder para os brinquedos.