Os 14 melhores filmes da DC Comics!
Os 14 melhores filmes da DC Comics!
A DC Comics continua a construção de seu universo estendido. Em 2017, veremos a Liga da Justiça ser apresentada nos cinemas e diversos outros grandes títulos já estão agendados para os anos seguintes.
Vamos relembrar os grandes acertos dos títulos da editora nas telonas. A lista inclui títulos de todos os selos publicados pela DC e não está em ordem de classificação!
Marcas da Violência
Baseado na Graphic Novel A History of Violence, de John Wagner e Vince Locke, o filme acompanha a pacata vida de Tom Stall.
Stall é dono de um restaurante. Durante um assalto, quando um dos criminosos ameaça a garçonete, Tom consegue reagir e mata os dois assaltantes com uma imensa precisão.
O homem se transforma em uma celebridade local, mas logo um chefão do crime aparece em sua casa dizendo que Tom é, na verdade, um criminoso chamado Joey Cusack e que ele tem negócios pendentes com a máfia irlandesa.
O filme recebeu duas indicações ao Oscar e possui nomes como Viggo Mortensen e Ed Harris.
V de Vingança
Um clássico de Alan Moore.
V de Vingança é considerada uma das melhores adaptações dos quadrinhos de todos os tempos. E isso não se restringe somente à DC Comics.
Hugo Weaving esteve brilhante como V, o guerreiro da liberdade que, usando a máscara de Guy Fawkes, tornou-se um símbolo para os que lutam contra a repressão até hoje.
A atuação de Natalie Portman rendeu elogios à atriz e nomeações a diversos prêmios.
Certamente, V de Vingança é uma das maiores obras em se tratando de adaptações de HQ's!
Watchmen
Zack Snyder merece um lugar especial em nossa lista, não apenas por ter adaptado brilhantemente o épico Watchmen - mais um clássico de Alan Moore - mas por ter a coragem de adaptar uma obra tão complexa para as telonas.
Por mais que alguns reclamem das modificações que o filme sofreu, seria impossível adaptar Watchmen fielmente para as telonas, mesmo assim, algumas falas e cenas são exatamente transcritas dos quadrinhos e, mesmo o que foi alterado, foi feito de maneira que fizesse sentido dentro do universo construído nas telonas.
Uma verdadeira obra de arte!
Batman Begins
O filme que deu início a uma das sagas mais aclamadas do universo dos super-heróis.
Christopher Nolan apresentou uma leitura diferente do que tínhamos, até então, do Batman e realmente o transformou no Cavaleiro das Trevas, em um universo mais pé no chão onde era possível acreditar que o personagem pudesse existir.
A carta do Coringa, no final do filme, foi um toque de gênio.
Superman
O primeiro filme de Richard Donner é guardado com carinho nos corações dos fãs, até hoje.
Superman mostrou a verdadeira essência do Homem de Aço e é considerado a melhor representação do Superman nas telonas.
Impossível não lembrar da dedicatória em O Reino do Amanhã:
Dedicado a Christopher Reeve por nos fazer acreditar que um homem é capaz de voar.
Batman: O Cavaleiro das Trevas
O segundo capítulo da épica saga de Christopher Nolan.
O Cavaleiro das Trevas apresentou ao público um novo Coringa: Muito menos engraçado e muito mais caótico.
Certamente, o grande destaque do filme foi a brilhante atuação de Heath Ledger, mas toda a construção da trama contribuiu para que o filme se tornasse o favorito de muitos fãs.
RED
Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich e Hellen Mirren estão aposentados e perigosos.
RED foi uma grata surpresa para os fãs de quadrinhos e do gênero de ação.
O filme mescla cenas de tirar o fôlego com diálogos hilários e ao mesmo tempo bem elaborados.
A HQ foi escrita por Warren Ellis e é muito mais sombria e violenta do que a obra dos cinemas. Mesmo assim, RED conseguiu transcrever para as telonas a sensação que temos quando lemos a obra original.
Stardust
Muita gente que não acompanha o universo dos quadrinhos fica surpresa quando descobre que Stardust foi baseado em uma das histórias de Neil Gaiman.
O filme é estrelado por Charlie Cox, Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Mark Strong.
Com um enredo de Gaiman e um elenco tão forte quanto esse, é claro que Stardust tinha tudo pra cair no gosto da crítica e do público!
Superman: O Retorno
Muitos criticam o filme de Bryan Singer. Mas é fato que O Retorno se trata de uma grande homenagem à franquia de Richard Donner.
O diretor conseguiu recriar a mesma ambientação que os filmes dos Anos 70 e 80, preservando o ícone construído por Christopher Reeve, mas atualizando a imagem do Homem de Aço para o novo século.
O grande problema da produção foi tentar manter o ritmo dos filmes clássicos, o que não funcionou em um mercado que exigia muito mais ação dos filmes baseados em histórias em quadrinhos.
Mesmo assim, Superman: O Retorno não deixa de ser um grande filme.
O Homem de Aço
O último filme solo do Azulão nos deu uma nova visão sobre o Superman.
Vimos um Clark inexperiente, aprendendo a controlar seus poderes e entendendo o que é ser um herói.
O filme foi recebido com críticas mistas pelos fãs, mas foi o suficiente para a Warner decidir arriscar em um novo Universo Cinematográfico.
Estrada Para a Perdição
Dirigido por Sam Mendes, o filme ganhador do Oscar de Melhor Fotografia foi baseado na graphic novel de mesmo nome de Max Allan Collins.
O filme mostra a história de Michael Sullivan buscando vingança pelo assassinato de sua família pelo filho do chefão da máfia irlandesa.
Paul Newman e Tom Hanks estão fantásticos e apesar das alterações no roteiro original, o filme continua incrível.
Superman II
A sequência do sucesso de 1978 foi gravada simultaneamente ao primeiro filme.
Christopher Reeve retornou para o papel do Escoteiro Kryptoniano e teve de enfrentar Zod e seus soldados, libertados da Zona Fantasma por uma bomba que o próprio Superman lançou ao espaço na tentativa de salvar a Terra.
O filme consegue reconstruir o espírito da primeira aventura do Homem de Aço e certamente merece um lugar em nossa lista.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça
Batman vs Superman pode ter sido massacrado pela crítica, mas os fãs do universo sombrio - marca registrada da DC Comics - abraçaram o filme que colocou o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço para baterem de frente.
Amando ou odiando, o filme definiu as diretrizes do Universo Estendido que está sendo construído pela Warner, além de nos apresentar as peças definitivas que protagonizarão os eventos da DC Comics nas telonas.
Batman
Lançado em 1989, o filme dirigido por Tim Burton revitalizou a imagem do Cavaleiro das Trevas nos cinemas.
Por mais que as histórias do personagem fosse muito mais densa nos quadrinhos, a imagem que o público tinha do Batman era a construída no seriado de Adam West.
Quando a Warner anunciou que Michael Keaton protagonizaria a próxima aventura do Morcego, os fãs acreditavam que teríamos uma nova produção humorística e satirizada.
Burton precisou de poucos minutos de cena para definir o clima de seus filmes. Com um visual mais gótico e sombrio, mas sem deixar de lado a ambientação dos quadrinhos, o Batman é considerado um dos grandes momentos de Bruce Wayne nas telonas.