Os 12 finais mais surpreendentes da história do cinema!
Os 12 finais mais surpreendentes da história do cinema!
Nada é tão bom, cinematograficamente falando, quanto um final que nos deixe sem ar. Nessa hora, tudo pode vir a calhar. Reviravoltas, progressões de trama, finais em aberto… tudo pode chocar o expectador e colocá-lo em uma situação completamente inesperada. Confira alguns desses finais aqui:
Gostaríamos de mencionar que sim, essa lista está repleta de spoilers do mais alto nível. Se não viu algum dos filmes mencionados e não quer saber de detalhes da trama, pule para o slide seguinte ou então saia da página enquanto ainda dá tempo. Estão avisados!
Ah, e apenas outro aviso: essa é uma lista pequena, então muitas coisas ficaram de fora, de fato. Não pense que foram esquecidos filmes como Se7en, Oldboy, Os Suspeitos, A Coisa, Os Outros e por aí vai… talvez possamos, no futuro, fazer uma segunda parte da lista, então deixe nos comentários suas sugestões, mas lembrando-se sempre da boa educação.
O Nevoeiro
Baseado em um livro de Stephen King, o Nevoeiro conta com um dos finais mais impactantes da história do cinema: enquanto em um supermercado, névoas estranhas começam a invadir a Terra, liberando uma quantidade absurda de monstros. Um homem, seu filho, um interesse amoroso e dois idosos conseguem escapar e logo fazem um pacto: se nada passasse, o homem (brilhantemente interpretado por Thomas Jane) mataria todos e depois se suicidaria. Então é o que ele faz. E logo após matar o próprio filho, a névoa passa e tudo volta ao normal. Frio e revoltante, mas sem dúvida, surpreendente.
Bonnie e Clyde
A realidade que esse filme traz chega a ser quase sádica: ao seguir a história de um casal de bandidos, Bonnie e Clyde, o público é induzido a gostar dos personagens, mesmo eles não sendo mocinhos ou sequer pessoas boas...
... e eis que o filme termina com os dois sendo brutalmente metralhados. Condizente com o roteiro do filme, não deixa de ser um final chocante.
Amnésia
Um dos primeiros, e talvez melhores trabalhos de Christopher Nolan, Memento (porcamente traduzido como Amnésia no Brasil), traz um homem (Guy Pearce) com um problema pós-traumático que o impede de lembrar de coisas por muito tempo. Várias vezes o filme corta para um casal cujo homem possui um problema similar... e eis que descobrimos que esse homem é o próprio Guy Pearce.
E não é apenas isso! Ele acaba incriminando um parceiro para que, no futuro, ele mesmo possa matá-lo.
Chega até ser uma trapaça colocar esse filme na lista, pois ele é editado de forma a sobrepor duas histórias paralelas: uma que se passa ao contrário e outra em ordem normal... então o final do filme seria o meio, na verdade.
Donnie Darko
Realizado com um baixo orçamento e ganhador de uma parcela fiel de seguidores, Donnie Darko é um filme que por si só é surpreendente graças a sua complexa trama de ficção científica.
Uma noite, Donnie Darko é misteriosamente acordado por um homem numa fantasia de coelho, que o faz sair de casa e diz que o mundo está prestes a acabar em menos de um mês. Donnie ainda não sabe, mas nesse exato momento, em sua casa, uma turbina de avião cai exatamente em seu quarto. O tempo passa e Donnie se envolve com uma moça, chegando a levá-la ao cinema, onde descobre que o rapaz da fantasia de coelho teve o olho ferido.
No final do filme, a namorada de Donnie é atropelada... por um cara numa fantasia de coelho, que Donnie mata ao atirar no olho! E voltando para casa, uma anomalia temporal faz com que a turbina do avião em que está a mãe e a irmã mais nova de Donnie acabe sendo arrancada, caindo no quarto de Donnie no início do filme e o matando. Confuso, não? Imagine o filme inteiro.
O Bebê de Rosemary
Um bom filme de terror é aquele que brinca com o psicológico dos personagens e do público. Aqui não é diferente. Em O Bebê de Rosemary, Mia Farrow vive a personagem homônima, que começa a achar que seu filho é resultado de um complô de seu marido e de seus vizinhos para trazer o filho do demônio ao mundo... porém, tudo isso é jogado de modo que o público pense que Rosemary está, na verdade, enlouquecendo.
E no final do filme, vemos ela sendo sequestrada e dando a luz em uma sociedade secreta satânica...
Psicose
Um clássico do suspense, Psicose tem um final que surpreende até hoje, mesmo você já sabendo de spoilers da trama. O filme tem duas reviravoltas principais ao longo da trama que são de fazer cair o queixo de qualquer um. Primeiro, a protagonista do filme (até então) é assassinada a facadas pela mãe de Norman Bates, o gerente do motel onde ela estava hospedada...
E no final descobrimos que a mãe de Norman está morta há anos, e que Norman, na verdade, é o assassino, usando as roupas de sua mãe.
Planeta dos Macacos
Cientistas são mandados para o espaço em uma missão, e acabam em um planeta estranho habitado por símios inteligentes. Após entender o sistema de governo e todo o resto, os cientistas conseguem fugir e vagar pelo mundo recém descoberto... quando, de repente, eles encontram as ruínas da Estátua da Liberdade... aquele planeta era a Terra!
O Homem Duplicado
Jake Gyllenhaal vive um professor de história deprimido que, ao ver um filme, descobre um ator que é idêntico a ele. Logo os dois se envolvem em uma trama por esse mistério, e a mando do autor (agora apaixonado pela namorada do outro), o professor troca de lugar com ele e vai para seu apartamento, onde está a esposa grávida de seu clone...
No final do filme, ao procurar pela mulher, o professor entra em um quarto e se depara com... uma aranha gigante! Créditos
Partindo de uma trama já complicada, esse filme tem um final misterioso e até odiado por alguns. Eu particularmente adoro, e acho inclusive um dos melhores finais do cinema... mas depende muito de sua interpretação da história.
A Bruxa de Blair
Outro clássico do terror que mexe muito mais com o psicológico do que com sustos baratos, a Bruxa de Blair também faz questão de impor uma certa ambiguidade na trama... que dura até a metade do filme.
Quando um dos jovens do grupo some misteriosamente, resta aos dois procurarem pelo amigo desaparecido, e acabam presos em uma casa, onde outro desaparece. A menina do grupo então filma o próprio rosto contra uma parede cheia de marcas ensanguentadas de mãos de crianças, e a câmera simplesmente cai.
Assustador e ao mesmo tempo troll (afinal de contas, você nunca vê a Bruxa), o final de A Bruxa de Blair é marcante em todos os sentidos possíveis.
O Império Contra-Ataca
Poderia falar bastante sobre o final do incrível segundo capítulo da trilogia Star Wars... mas é um clássico obrigatório que todos já viram - ou deveriam.
"No. I am your father."
Clube da Luta
O personagem de Edward Norton encontra Tyler Durden (Brad Pitt) e acabam formando um clube de lutas clandestinas... até que as coisas fogem do controle e Tyler passa a comandar um grupo criminoso. O personagem de Edward Norton descobre isso e vai atrás de Tyler, e é quando descobre que...
ELES SÃO A MESMA PESSOA.
E se não bastasse isso, Norton/Tyler ainda dá um tiro na própria boca para "matar" sua personalidade maligna.
2001: Uma Odisseia no Espaço
Amplo para uma infinidade de interpretações, o final de 2001 é por vezes dito como o mais confuso da história do cinema.
Após uma missão que dá terrivelmente errado, o Dr. David Bowman descobre os propósitos de seus chefes e do robô auxiliar da nave, HAL 9000, mas acaba sendo puxado para um vórtex colorido e acaba em um local que se assemelha a uma mansão terrestre. Lá, ele entra em contato com um objeto presente na trama do filme desde o início e envelhece, virando, ao final do filme, um ser completamente novo, uma Criança das Estrelas.
Um final completamente metafórico para a evolução, mas ainda assim, surpreendente.