Os 10 piores filmes da Disney de todos os tempos
Os 10 piores filmes da Disney de todos os tempos
A magia nem sempre acontece no maravilhoso mundo da Disney
Dona de clássicos amados pelo mundo todo, a Disney é um dos estúdios mais bem-sucedidos de Hollywood. Porém, nem sempre os ventos sopram a favor da empresa do Mickey, e algumas produções acabam passando bem longe do universo mágico da corporação.
Pensando nisso, selecionamos nesta lista os 10 piores filmes da Disney de todos os tempos!
O Galinho Chicken Little (2005)
O Galinho Chicken Little pode até parecer querido hoje em dia (ironicamente, talvez), mas a verdade é que a animação é considerada um dos piores filmes da Disney de todos os tempos. Mesmo com pouco mais de uma hora de duração, a animação é tão caótica e tediosa que, apesar da tentativa, não conseguiu fazer história no estúdio.
Com visuais nada empolgantes, O Galinho Chicken Little acompanha a história de um galo que começa a suspeitar que o céu de sua cidade está caindo, provocando um caos generalizado na cidade cujos habitantes passam a desacreditá-lo.
Nem que a Vaca Tussa (2004)
Mais uma animação do estúdio do Mickey que, embora tenha ganhado um ótimo título Brasil, não conquistou o público de jeito nenhum foi Nem que a Vaca Tussa. Esquecido por muitos por não ter provocado nenhuma forte comoção na época de seu lançamento, o longa até conta com boas músicas e um ótimo elenco de vozes no original – mas os acertos ficam só por isso mesmo, já que o humor sem graça e a falta de carisma da história não comoveu muito.
Nem que a Vaca Tussa conta a história de três vacas que, depois de um aviso de despejo, tentam capturar um bandido para receber a recompensa e, dessa maneira, ajudar a dona da fazenda a recuperar o local.
Dinossauro (2000)
O tipo de filme que a Disney adoraria que as pessoas esquecessem da existência, Dinossauro foi o primeiro longa do estúdio a ser animado por computador, marcando um ponto de virada no que diz respeito à tecnologia em produções da casa. Porém, esse é facilmente um dos piores filmes do estúdio.
Dinossauro acompanha a jornada de Aladar, um dinossauro que, após uma trágica queda de meteoros transformar a Terra em um lugar triste e perigoso, junta-se a outros animais para encontrar um novo lar.
Apesar do visual impressionante, a animação não consegue sustentar sua trama, que conta com um humor questionável e uma história nada inspirada.
Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020)
Um recente integrante do grupo de piores filmes da Disney é Artemis Fowl: O Mundo Secreto. Dirigido por Kenneth Branagh (Assassinato no Expresso do Oriente) e com Judi Dench (007) e Colin Farrell (Pinguim) no elenco, o longa acompanha um garoto de 12 anos que usa sua inteligência para cometer roubos, encontrando uma oportunidade de ouro quando ele descobre a existência de um mundo mágico.
Caído no esquecimento, Artemis Fowl: O Mundo Secreto enfrentou diversos problemas de desenvolvimento por causa da pandemia, o que fez com que seu lançamento acontecesse diretamente no streaming. O resultado não foi um dos melhores para o estúdio, já que a trama pouco inspirada não agradou o público.
Oliver e sua Turma (1988)
Embora a Disney seja reconhecida pelas excelentes animações, existem muitas que são o completo oposto – e Oliver e sua Turma faz parte do segundo grupo. Baseado no livro Oliver Twist, de Charles Dickens, a animação conta a história de um gatinho que se une a um grupo de cachorros de rua até ser adotado por uma garota rica e solitária, sendo que ela acaba sendo sequestrada por um bandido perigoso.
Apesar de reimaginar o clássico de Dickens com animais na pele dos personagens, Oliver e sua Turma também não se tornou uma animação muito querida pelo público depois de seu lançamento. Sem originalidade, a animação não conseguiu se manter com uma trama arrastada, o que acabou colocando-a no hall de piores produções da Disney de todos os tempos.
Selvagem (2006)
Você sabia que a Disney tentou fazer sua própria versão de Madagascar (2005) e fracassou miseravelmente? Bom, pois é… Os anos 2000 não foram fáceis para o estúdio do Mickey.
Intitulado Selvagem, a animação conta a história de um leão que, cansado de estar na sombra do pai em um zoológico de Nova York, decide fugir do local para viver no mundo selvagem. Mas as coisas acabam saindo de seu controle quando ele é capturado e enviado para África, fazendo com que seu pai e outros animais se juntem para resgatá-lo.
Semelhanças com Madagascar à parte, Selvagem tentou surfar na onda da concorrência apenas para ser esquecido no baú de fracassos da Disney. Sem carisma e com uma trama para lá de questionável, a animação também é facilmente uma das piores produções do estúdio.
Aviões (2013)
Enquanto a franquia Carros conseguiu se popularizar entre o público (embora apenas o primeiro longa seja mais elogiado), o spin-off Aviões claramente não teve o mesmo destino.
Na trama, acompanhamos a jornada de Dusty Crophopper, um avião de serviços agrícolas que sonha em participar de uma corrida aérea, apesar de seu medo de altura. Até que, com a ajuda de seu amigo Skipper, ele decide vencer o medo iniciando um treinamento.
Com uma trama preguiçosa, Aviões falhou em dar continuidade ao que Carros conseguiu criar no estúdio, entregando uma animação tediosa que acabou caindo no esquecimento do público com muita facilidade.
Surpresa em Dobro (2009)
Estrelado por Robin Williams (Jumanji) e John Travolta (Grease), Surpresa em Dobro até pode parecer aquela clássica comédia infantil da Disney, mas não se engane: o filme é considerado uma das piores produções do estúdio até hoje.
Na trama, dois amigos de longa data possuem uma empresa de marketing esportivo que está prestes a fechar um ótimo negócio. Mas as coisas acabam tomando um rumo inesperado quando um deles recebe uma carta de uma mulher com quem já foi casado brevemente, pedindo para apresentá-lo aos filhos que ele não tinha conhecimento.
Com uma trama previsível e nada engraçada, Surpresa em Dobro foi massacrado pela crítica, e nem mesmo o carisma da dupla Williams e Travolta foi o bastante para conquistar o coração do público.
Mr. Magoo (1997)
Mais uma tentativa da Disney que deu drasticamente errada foi o filme Mr. Magoo, uma adaptação da série animada homônima que acompanha as aventuras de um homem aposentado que, apesar da miopia, se recusa a usar óculos.
Além de ter sido um grande fracasso do estúdio no final dos anos 90, o filme acabou gerando controvérsia na época por causa da maneira como retrata pessoas míopes, usando um humor pastelão ao ridicularizar o problema oftalmológico.
Beary e os Ursos Caipiras (2002)
Beary e os Ursos Caipiras é um típico filme “obscuro” da Disney que o estúdio provavelmente adoraria manter no fundo do baú. Com visuais um tanto quanto peculiares e uma trama entediante, o longa acompanha a banda Country Bears que, após problemas de relacionamento entre seus membros, acaba se desfazendo. Mas o urso Beary Barrington, um grande fã do grupo, decide tentar convencê-los a fazer um show por uma boa causa.
Inspirado em um atração dos parques da Disney, Beary e os Ursos Caipiras foi um baita fracasso de bilheteria para o estúdio, caindo no esquecimento ao longo dos anos.