Os 10 personagens atômicos mais poderosos das HQs!

Capa da Publicação

Os 10 personagens atômicos mais poderosos das HQs!

Por Gus Fiaux

Os quadrinhos trazem uma variedade de super-poderes épicos e fantásticos. Há quem consiga voar e ler mentes, mas há também poderes muito mais específicos, como o dom de manipular a matéria a partir de suas estruturas mais básicas. É daí que nasce o conceito dos “personagens atômicos“, uma vez que eles são tão poderosos que podem interferir até nos átomos ao seu redor.

Nessa lista, separamos dez personagens poderosíssimos da Marvel e da DC Comics, com habilidades atômicas. São dez heróis que podem manipular energia e matéria a partir de uma estrutura ínfima, e que são capazes de criar mundos e até mesmo alterar a realidade ao seu redor. Não perca!

Sugestão do fã Marco Antônio.

Créditos: Marvel/DC Comics
Imagem de capa do item

Magneto

Pode até ser surpreendente para alguns, mas o Magneto é um herói/anti-herói/vilão cujos poderes estão basicamente concentrados em sua manipulação de matéria. Porém, diferente de boa parte dos outros heróis dessa lista, ele só consegue manipular a matéria em um elemento bem específico: metais.

Ainda assim, isso não tira dele a honra de ser um dos personagens mais poderosos a possuir esse tipo de habilidade. Sua força é tão tremenda que ele consegue remodelar metais e transformá-los ao quebrar e alterar suas ligações moleculares. Além disso, ele também consegue controlar estruturas ainda menores, ao usar elétrons e outras partículas para criar correntes elétricas e campos de força.

Imagem de capa do item

Senhor Destino

Outro herói que pode causar estranheza por fazer parte dessa lista, o Senhor Destino é o único personagem aqui cujos poderes estão diretamente atrelados a dons mágicos. Contudo, diferente de outros personagens similares que também podem remodelar a realidade, como a Feiticeira Escarlate e o Doutor Estranho, as habilidades de Kent Nelson são muito mais justificáveis.

Através da magia, ele consegue enxergar os princípios mais básicos da energia e da matéria ao seu redor, de forma que pode controlá-los estruturalmente, modelando compostos moleculares e, de forma geral, a realidade que o envolve. Apesar de toda essa explicação "científica", tudo isso só é possibilitado pela ajuda do Elmo de Nabu, um artefato maldito.

Imagem de capa do item

Adam Warlock

Considerado por muitos como uma das maiores figuras messiânicas do Universo Marvel, o ser mais-que-perfeito conhecido como Adam Warlock foi construído para representar o ser humano ideal, e por conta disso, ganhou uma variedade de poderes em sua concepção - algo que só foi aumentado pelo seu eventual encontro com o Alto Evolucionário.

Nessas indas e vindas, o herói ganhou um dom que ele utilizou poucas vezes, mas que sempre causou resultados inquietantes. Ele é capaz de conduzir e manipular matéria e energia, alterando os princípios físicos e cósmicos da realidade. Quando se transforma na entidade maligna conhecida como Magus, seus poderes ficam ainda mais fora de controle.

Imagem de capa do item

Sentinela

E por falar em um herói que precisa tomar cuidado com sua versão maligna, o Sentinela é outro personagem que também ganhou uma boa dose de overpower ao receber dons de manipulação de matéria. Concebido inicialmente como uma sátira trágica do Superman para a Marvel Comics, esse personagem logo foi ganhando sua(s) própria(s) personalidade(s) e seu próprio destaque.

Ele é capaz de controlar átomos e manipular matéria de uma forma muito mais bruta, sem o mesmo "refinamento" de outros heróis dessa lista. Isso só piora quando ele está sob a influência de sua personalidade maligna, o Vácuo, que usa esses mesmos poderes para causar chacinas e destruição por onde passa.

Imagem de capa do item

Nuclear

Voltando para a DC Comics, temos um herói que está muito popular atualmente graças à televisão, uma vez que já vimos duas de suas versões em The Flash e Legends of Tomorrow. Trata-se do Nuclear, que sempre é a "fusão" de dois humanos normais, gerando uma criatura super-poderosa com poderes... nucleares.

Há várias versões do herói nas HQs, e todas elas partem do mesmo princípio - geralmente, são pessoas que se ligam ao professor Martin Stein e, junto com ele, são capazes de manipular a energia presente em cada átomo. Isso gera explosões incontroláveis e uma capacidade latente de alterar e transformar elementos, algo que sempre vem a calhar em momentos de necessidade.

Imagem de capa do item

Fênix

Não se assuste. Jean Grey pode ter começado como uma mutante comum, com pequenas habilidades telecinéticas, mas sua evolução graças à Fênix a transformou em algo muito diferente. Uma vez possuída pela entidade cósmica, a heroína passou a usar seus dons psiônicos de forma ainda mais incisiva, controlando estruturas moleculares no ambiente.

Dessa forma, ela era capaz de canalizar as rajadas de poder da Fênix para destruir mundos, alterar elementos e até mesmo reprogramar a realidade ao seu redor. Várias vezes ela já usou esse tipo de dom até mesmo de forma inconsciente, quando transformava as moléculas de suas roupas ou quando usava seus poderes para restaurar as fendas na realidade física do universo.

Imagem de capa do item

Surfista Prateado

De entidade cósmica a entidade cósmica, o homem que um dia foi Norrin Radd e hoje vaga pelo cosmos como Surfista Prateado já foi imbuído de poderes imensos graças a ação do titã Galactus. Uma vez alimentado pelo Poder Cósmico do Devorador de Mundos, o Surfista ganhou bem mais do que uma prancha senciente que permite que ele sobreviva à vastidão do espaço.

Com suas habilidades, o Surfista é tão capaz de controlar matéria e energia quanto qualquer um dessa lista, e pode peitar até mesmo os mais poderosos presentes aqui. Infelizmente, seus dons quase sempre foram intimamente atrelados a Galactus, de forma que, caso o vilão quisesse, poderia retirá-los e consumi-los, privando seu arauto de suas habilidades.

Imagem de capa do item

Capitão Átomo

Um personagem com diversas versões alternativas, mas que, no fundo, sempre manteve a mesma essência. O Capitão Átomo surgiu na Carlton Comics, antes de seus direitos serem comprados pela DC, onde ele passou a integrar o universo regular de super-heróis. Após ser condenado por um crime que não cometeu e passar por experiências para evitar a pena de morte, o herói conhecido como Nathaniel Adam ganhou poderes indescritíveis.

Ele pode facilmente ser considerado um dos personagens humanos mais poderosos de todo o Universo DC, conseguindo manipular os átomos ao seu redor - e até mesmo os seus próprios, sendo capaz de alterar o campo quântico onde é inserido. Suas habilidades são tão firmes que ele é capaz de usá-las para se regenerar, manipular o tempo e até mesmo se manter imortal.

Imagem de capa do item

Homem-Molecular

Inicialmente apenas mais um inimigo bobinho do Quarteto Fantástico, o vilão conhecido como Homem-Molecular ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente na construção da saga das Guerras Secretas, onde ele foi uma das peças centrais. É revelado que cada universo no multiverso tem seu próprio Homem-Molecular, e eles servem como garantia de existência de tudo que existe.

Apesar da mente conturbada e facilmente influenciável, o Homem-Molecular é capaz de peitar um Beyonder com seus poderes de alteração da realidade a níveis atômicos. A maior demonstração de poder do personagem veio quando Reed Richards finalmente deteve Victon Von Doom e destruiu seu Mundo Bélico. A partir daí, o Molecular foi responsável por reconstruir todos os universos destruídos nas Incursões.

Imagem de capa do item

Dr. Manhattan

Por fim, nenhum super-herói dessa lista poderia ser mais poderoso que o Dr. Manhattan, um dos personagens mais imponentes das HQs. Proveniente do universo de Watchmen, ele é inspirado pelo Capitão Átomo original, mas diferente deste, ele possui capacidades quase onipotentes, o que por si só o transforma em um herói extremamente poderoso.

Graças a esses dons, ele é capaz de manipular, distorcer e convocar energia e matéria vindas até mesmo de outras realidades - algo que está sendo muito bem explorado na saga atual da DC Comics, Doomsday Clock. Curiosamente, sua maior fraqueza reside em sua "falta" de humanidade, que constantemente o impede de usar seus dons a serviço de um bem maior.