Os 10 momentos mais controversos dos quadrinhos!
Os 10 momentos mais controversos dos quadrinhos!
Ah, os quadrinhos… O que dizer dessa mídia na qual acontece tanta coisa “zoada” e mesmo assim a gente considera “pakas”? Já houve incesto, canibalismo, necrofilia, zoofilia, e tudo isso em histórias de super-heróis. Um pouco surpreendente, não? Confira os 10 momentos mais controversos dos quadrinhos!
Ms. Marvel é abusada
No final dos anos 70, Carol Danvers era uma das principais personagens da Marvel. Entretanto, apenas uma edição de Vingadores foi necessária para arruinar tudo isso.
Em determinada histórias, a Ms. Marvel fica misteriosamente grávida e dá luz a um bebê chamado Marcus que cresce instantaneamente.
Mais tarde, é revelado que Marcus basicamente voltou no tempo para engravidar a própria mãe. Vale lembrar que Carol não estava sob controle de suas próprias ações, já que Marcus estava utilizando um aparelho para controlar sua mente.
Pecados Pretéritos
O que é pior do que matar a namorada do herói? Que tal transar com ela e dar origem a criaturas demoníacas com a intenção de matar o Homem-Aranha? Pecados Pretéritos é considerada por muitos a pior história já publicada em uma HQ do Homem-Aranha. Peter descobre que Gwen e Norman tiveram um caso na Europa, o romance deu origem a dois gêmeos que envelheciam em velocidade acelerada por terem recebido a Fórmula do Duende.
A história manchou a imagem que tínhamos da doce e ingênua Gwen além de contradizer muitos fatos que aconteceram durante as sagas anteriores. Por esses e outros motivos, Pecados Pretéritos está no topo da lista das piores coisas que o Duende Verde causou ao Homem-Aranha!
Ricardito e a heroína
A capa de Lanterna Verde/Arqueiro Verde #86 de 1971 é uma das mais emblemáticas na história da DC. Quando o Arqueiro Verde descobre que seu parceiro Ricardito é viciado em heroína. Ao invés de ajudar o garoto, Oliver Queen o rejeita e expulsa de casa, e o garoto só superou tudo por causa da ajuda de Hal Jordan e da Canário Negro.
Após ficar muitos anos limpo, em Clamor Por Justiça a pequena filha de Roy foi assassinada e ele perdeu um braço, levando-o ao fundo do poço novamente. Roy, agora como Arsenal, assassinou um bando de viciados em heroína, voltou a usar a droga e alucinou com a sua filha (sendo que na verdade era só um pequeno gatinho de rua), uma das cenas mais deploráveis da história da DC Comics.
A morte de Alexandra DeWitt
Depois de décadas como Lanterna verde, Hal Jordan foi possuído por Parallax e exterminou boa parte dos Lanternas, sendo substituído por Kyle Rayner numa tentativa de reavivar o personagem para a nova geração.
O interesse amoroso de Kyle, Alexandra DeWitt foi inicialmente apontada como um suporte indispensável para ele, ajudando-o a treinar para se tornar um bom lanterna verde. Mas a pobre garota nunca teve a chance de se desenvolver mais na trama, já que um dia enquanto Kyle tinha sido arrastado para longe de casa, o Major Force entrou em sua casa, matou Dewitt e a enfiou dentro da geladeira. Kyle Rayner só foi descobrir o corpo da garota mais tarde, quando viu um bilhete na geladeira deixado pelo próprio Major Force dizendo para ele olhar lá dentro.
A situação foi responsável por tornar a frase “Women in refrigerators” (mulheres nas geladeiras) uma crítica ao sistema machista e à violência doméstica contra mulheres.
Rick perde a mão
Como o personagem principal e líder do seu grupo de sobreviventes, Rick Grimes é um homem que constantemente deve fazer decisões moralmente duvidosas e colocar-se em perigo para a segurança dos outros.
Em um dos momentos mais controversos da série de quadrinhos, o Governador corta a mão de Rick e tortura outros membros de seu grupo. Os fãs da série sabiam desde o início que nenhum personagem estava seguro, mas isso poderia significar o fim de Rick como o personagem principal. Afinal, como ele poderia espantar as hordas de zumbis com apenas uma mão?
Robert Kirkman mais tarde admitiu que a decisão foi "pé no saco" porque ele mesmo teve que reescrever ou reimaginar cenas por causa da alteração súbita em Rick.
Vespa é violentada
Hank Pym, o Homem-Formiga, nunca foi muito popular, mas isso não impediu que suas histórias tratassem de temas importantes.
Pym foi um dos membros fundadores dos Vingadores e responsável pela criação de Ultron, tendo até uma identidade de super-vilão. Apesar disso, o personagem é constantemente lembrado por ter batido em sua esposa.
Em uma história dos anos 80, Pym dá uma bronca em sua esposa Janet, a Vespa, e bate nela. Esta controversa página definiu o personagem por décadas e, para muitos fãs, ele nunca encontrou sua redenção.
O estupro de Sue Dibny
Quando a esposa do Homem Elástico, Sue Dibny foi morta, alguns grandes personagens da DC se juntaram para investigar o assassinato.
Durante o curso de Crise de Identidade, foi revelado que Dibny havia sido estuprada na Torre de Vigilância pelo Dr. Luz. No entanto , ao invés de examinar as consequências deste crime chocante, Crise de Identidade estava mais preocupada em mostrar a reação dos super-heróis da Liga da Justiça.
Crise de Identidade, inclusive, foi bastante criticada por usar o estupro de uma personagem feminina como uma forma preguiçosa para tornar o enredo mais interessante.
Antes de Watchmen
Fãs de quadrinhos adoram discordar uns dos outros - só dar uma olhada na sessão de comentários pra perceber isso -, mas se existe algo se consenso quase que geral entre nós, é que Watchmen é a melhor história em quadrinhos de todos os tempos.
Entretanto, muita gente se sentiu ultrajada com o lançamento de "Antes de Watchmen", uma série da DC Comics que visava mostrar os acontecimentos antes da história de Alan Moore.
Moore, na verdade, nunca possuiu os direitos da série e ele não tinha como parar o projeto. Apesar contratação de escritores aclamados como Darwyn Cooke, Brian Azzarello e J. Michael Straczynski, "Antes de Watchmen" é amplamente dada como um exemplo de caça-níquel dos quadrinhos.
Ultimatum
O universo ultimate foi originalmente criado para atualizar os maiores ícones da Marvel para as novas gerações. Mas Jeph Loeb levou isso aos limites quando escreveu a minissérie Ultimatum.
Diversos personagens são mortos, como o Demolidor, Ciclope, Dr. Destino, Dr. Estranho, Emma Frost, Hank Pym, Fanático, Magneto, Professor X, Thor e Wolverine.
Também temos a cena da Vespa sendo, literalmente, comida pelo Blob, que logo após tem sua cabeça arrancada por Hank Pym. O Magneto também quebra o pescoço de Xavier, entre outras coisas.
Ultimatum são basicamente cinco edições, escritas por Jeph Loeb que simplesmente destruíram tudo o que os fãs gostavam no universo Ultimate.
Barbara Gordon fica paraplégica
O Coringa é um dos vilões mais psicopatas e sem remorso dos quadrinhos. No entanto, o personagem mudou para sempre os quadrinhos na história de Alan Moore de 1988, A Piada Mortal.
Na história, o Coringa atira e paralisa Barbara Gordon - em um dos esboços originais ele a estuprava, mas a DC vetou esta versão por ser muito pesada para os leitores.
Pode parecer um simples ato de violência, mas significou muito mais do que isso se levarmos em conta o tom dos quadrinhos da época.
Barbara ficou paraplégica e se tornou a Oráculo, voltando a sua condição normal apenas com o reboot dos Novos 52.