Os 10 momentos mais aterrorizantes da franquia “Invocação do Mal”!
Os 10 momentos mais aterrorizantes da franquia “Invocação do Mal”!
Cuidado com o que habita nas sombras…
A franquia Invocação do Mal é uma das mais queridas do cinema de terror da atualidade, colocando o gênero de volta aos holofotes do público mainstream. Até agora, já tivemos dois filmes da série principal e três spin-offs, com A Freira tendo sido lançado na última quinta-feira.
Mas a franquia não deixa de aterrorizar seu público de uma forma cruel e brutal. Pensando nisso, aqui estão os 10 momentos mais assustadores de Invocação do Mal, onde também contamos com os maiores sustos de Annabelle e sua continuação, bem como A Freira.
Créditos: Warner Bros.
O carrinho e o elevador
Onde está: Annabelle
Considerado por muitos como o pior da franquia, o primeiro longa da boneca maldita ainda traz consigo vários sustos e cenas assombrosas. A mais memorável talvez se dê quando o demônio presente na boneca começa a assustar Mia Form.
A cena mais tenebrosa do filme acontece quando Mia desce ao porão e acaba sendo aterrorizada pela entidade sobrenatural. O interessante aqui é que não há nenhum jump scare, e toda a construção de tensão é feita no uso de luz e sombras e na trilha sonora, causando uma sensação de angústia e claustrofobia.
Suicídio no convento
Onde está: A Freira
Ainda que não esteja sendo muito bem recebido pela crítica, A Freira está caindo nas graças do público. Aqui, voltamos no tempo para o ano de 1950, quando um misterioso suicídio em um convento na Romênia acaba provocando uma investigação liderada por um padre e uma jovem noviça.
A cena mais assustadora do filme é a do próprio suicídio - e isso é bem interessante, já que é a cena de abertura do longa. Aqui, vemos uma freira desesperada, enquanto o misterioso demônio Valak espreita nas sombras, sem ao menos mostrar seu rosto maldito.
Chá macabro
Onde está: Annabelle 2: A Criação do Mal
Feito para corrigir tudo o que o primeiro filme ficou devendo, Annabelle 2: A Criação do Mal serviu para contar, de fato, a origem da boneca - e fez isso de uma forma bem competente, o que surpreendeu bastante o público ainda descrente com a franquia derivada.
Uma das cenas mais agoniantes do filme acontece quando a Sra. Mullins entra em contato com o fantasma de sua filha morta, dessa vez tomando chá e conversando com a boneca Annabelle. No entanto, as coisas ficam medonhas quando ela começa a se contorcer e quebrar todos os ossos de seu corpo, se transformando em uma figura diabólica.
A bruxa no armário
Onde está: Invocação do Mal
Boa parte da potência de um jump scare está em subverter as expectativas do público. E James Wan sabe fazer isso muito bem, ao trabalhar essa sequência espetacular do primeiro filme. Tudo acontece quando uma das filha dos Perron vai investigar um misterioso barulho dentro do armário.
Todos esperamos que algo saia de dentro do guarda-roupa, mas para nossa surpresa, não há nada lá. No entanto, um simples movimento de câmera revela o fantasma de Bathsheba, uma bruxa endemoniada, em cima do armário. É um susto para o qual nenhum de nós estava preparado.
Horror em Amityville
Onde está: Invocação do Mal 2
Um dos fatos mais interessantes sobre toda a franquia nos cinemas é a ideia de que suas histórias são vagamente baseadas nos "casos reais" investigados por Ed e Lorraine Warren. E o segundo filme faz isso de forma espetacular, ao nos lembrar do caso de Amityville.
Todos nós conhecemos a história da assombração, que acabou virando uma franquia de filmes e está bem enraizada no imaginário popular, no que diz respeito às casas assombradas e poltergeists. A cena no filme conta com um flashback bem intenso, muito bem dirigido e editado, além do nosso primeiro contato com o Valak.
Interrogatório diabólico
Onde está: Invocação do Mal 2
James Wan é um cineasta genial, que sabe conduzir as mais diferentes técnicas de filmagens para criar cenas sofisticadas e inovadoras, mesmo dentro de um gênero como o horror. Nessa cena em especial, de Invocação do Mal 2, ele consegue deixar o público bem aflito sem dar um susto sequer.
Na cena, vemos Ed Warren investigando a misteriosa assombração que perturba a jovem Janet Hodgson. Ele logo se depara com um velho fantasma possuindo a garota, e tenta interrogá-lo. Enquanto ele aparece, em foco, vemos a menina (desfocada) lentamente se deformando e se transformando no velho, em uma cena que certamente nos causou arrepios.
O exorcismo
Onde está: Invocação do Mal
Depois que Bathsheba finalmente se apossa do corpo de Carolyn Perron, atacando sua família e quase assassinando seus filhos, Ed e Lorraine Warren precisam conduzir o exorcismo para remover a entidade da bruxa, expulsando-a de uma vez por todas.
A sequência final, onde acompanhamos esse exorcismo, é completamente agonizante, já que vemos uma mãe lutando para poder fugir das garras desse fantasma diabólico - enquanto Ed Warren precisa lutar contra os fantasmas de seu passado, e Lorraine tenta usar todas as suas capacidades para salvar vidas.
Os Warren encontram Annabelle
Onde está: Invocação do Mal
Quando a franquia chegou aos cinemas, em 2013, uma das peças mais utilizadas para divulgar o primeiro longa foi a boneca Annabelle, que logo se tornou um sucesso tão grande e passou a protagonizar sua própria franquia derivada. Porém, o primeiro Invocação do Mal já chegou com os dois pés na porta ao apresentá-la.
A cena em questão acontece logo no início do primeiro filme, e revela como Ed e Lorraine Warren entraram em contato com a boneca amaldiçoada pela primeira vez. Temos um flashback de gelar a espinha, se considerarmos que a cena foi inspirada por supostos eventos reais.
A pintura do Valak
Onde está: Invocação do Mal 2
De todas as aparições e assombrações da franquia, nenhuma é tão aterrorizante quanto o Valak, que assume a forma de uma freira diabólica para mexer com a cabeça de Lorraine Warren. Essa criatura infernal fez uma estreia e tanto em Invocação do Mal 2.
Uma cena que não sai de nossas cabeças se dá quando Lorraine vai até o quarto onde está uma pintura do demônio feita por seu marido. Ela logo é acompanhada por uma sombra, que espreita por trás do quadro e corre em direção dela, dando um baita susto no público.
Palmas no porão
Onde está: Invocação do Mal
Para finalizar, está a cena que define toda a saga de Invocação do Mal, e que provavelmente é o momento mais famoso da franquia - e foi usado muitas vezes para divulgar o primeiro filme, seja nos trailers e até mesmo nos pôsteres. Trata-se do momento em que Carolyn Perron vai ver o que está acontecendo no porão, após ouvir o barulho de palmas.
A sequência fica completamente assustadora quando, ao acender um fósforo, Carolyn é assustada com duas mãos fantasmas atrás de si, que batem palmas ao seu lado. É um susto muito inteligente, e que mesmo sendo "leve", foi o bastante para nos deixar bem amedrontados.