Os 10 membros mais poderosos dos X-Men, do mais fraco ao mais forte

Capa da Publicação

Os 10 membros mais poderosos dos X-Men, do mais fraco ao mais forte

Por Chris Rantin

Ao longo das décadas muitos mutantes já fizeram parte dos X-Men, a principal equipe de heróis deste amado núcleo da Marvel. Mas entre esses grandes personagens, quais podem receber o título de mais poderosos? 

Responder isso é uma tarefa muito difícil, considerando que níveis de poder tendem a serem alterados dependendo do autor de cada HQ. No entanto, separamos 10 membros que, por conta das suas habilidades e do seu poder puro, conquistaram um lugar neste ranking. 

Imagem de capa do item

Elixir

Quando entrou nos X-Men: New X-Men, vol. 2 #23 (2006)

Poderes: Biocinese / Cura / Ressurreição / Toque mortal

Joshua Foley, o Elixir, foi treinado como um dos recrutas dos X-Men e sempre demonstrou muito potencial. Na era de Krakoa, ele foi oficializado como um dos poucos mutantes nível Ômega, título dado por seu poder na sua área acima de qualquer limite, desempenhando um papel essencial nessa sociedade como parte dos Cinco, o grupo responsável por ressuscitar os mutantes.

Sua mutação é a biocinese, a capacidade de afetar em um nível molecular as estruturas biológicas de qualquer ser, a partir disso ele consegue curar e matar como bem desejar, transferir a força vital de uma criatura pra outra e ressuscitar pessoas (mesmo sem os Cinco). Além disso, ele é virtualmente imortal já que seu corpo consegue performar a auto-ressurreição.

Imagem de capa do item

Vulcan

Quando entrou nos X-Men: X-Men: Deadly Genesis #4 (2006, um retcom que mostra eventos que se passam antes de Giant-Size X-Men #1, de 1975)

Poderes: Manipulação de energia

Gabriel Summers, o Vulcan, é o irmão perdido de Scott Summers, o Ciclope. Mesmo sem o treinamento necessário, foi parte da equipe especial de X-Men criada pelo professor Xavier para resgatar os X-Men originais que acabaram capturados pela ilha de Krakoa. Quando tudo deu errado, Vulcan acabou sendo dado como morto e sua existência foi apagada da mente de Scott por muitos anos.

Conhecido por viver aventuras espaciais, Vulcan foi proclamado como um dos raros mutantes Ômegas na Era de Krakoa, sendo exaltado por sua habilidade de manipular energia. Gabriel é capaz de disparar rajadas de energia, absorver energia, manipulá-la como bem entender e até mesmo criar constructos físicos com base em energia.

Imagem de capa do item

Esperança Summers

Quando entrou nos X-Men: X-Men: Legacy #237 (2010)

Poderes: Manipulação de Poder / Cópia de poderes / Negação de Poder

Filha de Jean Grey, enquanto Fênix, com a bombeira Louise Spalding, Esperança Summers, a Hope, ganhou o título de Messias ao ser a primeira da sua espécie ao nascer após o fatídico Dia M, quando a Feiticeira Escarlate dizimou a raça mutante com apenas três palavras. Ela sendo essencial para desfazer isso e permitir que novos mutantes pudessem nascer.

Na Era de Krakoa, Hope foi parte dos Cinco, garantindo que muitos personagens voltassem à vida, ela integrou o Conselho Silencioso e liderou todos os sobreviventes da Queda de Krakoa pelo deserto da Sala Branca Incandescente. Classificada como Ômega, Hope consegue manipular poderes alheios, copiando habilidades daqueles que estiverem próximos, ampliando poderes de outros mutantes ou os bloqueando.

Imagem de capa do item

Syncro

Quando entrou nos X-Men: X-Men, vol. 5 #21 (2021)

Poderes: Sincronicidade (cópia) de poderes

Ainda que não tenha sido oficialmente confirmado como um dos mutantes Ômega, os quadrinhos da Era de Krakoa reforçam que Everett Thomas, o Syncro tem tudo o que é preciso para alcançar esse status. Sendo parte dos X-Men dessa nova fase, ele foi essencial em diversas ocasiões, seja para derrotar grandes vilões ou auxiliar seu grupo nas mais diferentes empreitadas.

Syncro é capaz de se sincronizar com os poderes de outros mutantes, conseguindo replicar essas habilidades com maestria. Ainda que inicialmente necessitasse estar próximo aos seus alvos para conseguir copiar dons mutantes, as HQs mais recentes mostraram que ele é capaz de guardar uma certa “memória” dos poderes que já copiou ou já viu sendo utilizado, além de poder replicar qualquer poder, seja mutante ou não.

Imagem de capa do item

Legião

Quando entrou nos X-Men: X-Men: Legacy #250 (2011)

Poderes: Geração de Poderes

David Heller, o Legião, é filho do Professor Xavier que -- como vimos na Era de Krakoa -- tentou criar um mutante com poderes de alterar a realidade contando com a ajuda de Moira MacTaggert. Infelizmente para David, seus poderes se manifestaram após eventos traumáticos, partindo sua mente e o deixando em um estado bastante fragilizado.

Sofrendo de múltiplas personalidades e ligeiramente insano, Legião é uma figura bastante perigosa por conta das mais de 200 personalidades que se escondem dentro da sua própria cabeça. Cada uma delas conta com uma história, objetivos e poderes diferentes, podendo tanto auxiliar David e seus aliados, quanto se provar uma grande ameaça. E é justamente seu estado mental que enfraquece seu vasto potencial.

Sendo um mutante ômega, o personagem está constantemente criando novos dons e personalidades dentro de sua cabeça, incluindo super velocidade, super força, controle de gravidade, telepatia, telecinese, vômito ácido, modificação da realidade, cura, controle dos elementos, disparos de energia, manipulação temporal, precognição, toque mortífero e muito mais.

Imagem de capa do item

X-Man

Quando entrou nos X-Men: Astonishing X-Men, vol. 2 #1 (1999)

Poderes: Telepatia / Telecinese / Teleporte / Controle elemental / Cura / Manipulação do tempo e realidade

Criado pelo Senhor Sinistro com o DNA de Jean Grey e Ciclope, Nate Grey, o X-Man, vem de um universo alternativo, caindo na Terra-616 (a realidade principal da Marvel) após matar o filho do Apocalipse com o poderoso Cristal M'Kraan. Nate já foi herói, vilão, anti-herói e divindade enlouquecida por seus próprios poderes... A jornada do personagem é complexa, mas uma coisa é certa: ele é absurdamente poderoso.

Geneticamente produzido para ser o mutante mais forte da terra, Nate tem uma telepatia potente e uma telecinese capaz de afetar o nível molecular das coisas. X-Man também é capaz de se transformar em uma entidade de pura energia psíquica, possuir pessoas, disparar rajadas de energia, manipular energia (luz, eletricidade e pulsos eletromagnéticos), controlar os elementos básicos (terra, ar, fogo e água), manipular a gravidade, teleportar, curar, manipular o tempo e a realidade.

A única coisa que não faz ele ficar em uma posição mais alta neste ranking é que, apesar de todos esses poderes, ele acaba sendo derrotado e dominado facilmente por personagens mais fracos que se aproveitam da arrogância de Nate para superá-lo em combate.

Imagem de capa do item

Magneto

Quando entrou nos X-Men: Uncanny X-Men #200 (1985)

Poderes: Magnetismo / Pulso Eletromagnético / Manipulação de metal

Max Eisenhardt, também conhecido como Erik Magnus Lehnsherr, o Magneto, já foi um dos maiores vilões dos X-Men, um anti-herói perigoso e um grande herói disposto a sacrificar a própria vida para proteger a mutandade. Sobrevivente do holocausto, ele sempre presou a superioridade da sua espécie, argumentando que a convivência pacífica com os humanos nunca seria possível -- e, como vemos nos quadrinhos repetidamente, ele tem razão.

Como seu nome sugere, o mutante ômega possui poderes ligados ao magnetismo, não encontrando limites para o uso dessa habilidade. Erik também é capaz de criar campos de força, manipular ferro e metal como bem entender, controlar a gravidade, disparar rajadas eletromagnéticas, criar portais, gerar e manipular luz e eletricidade… A combinação de seu poder bruto, inteligência e experiência faz de Magneto uma força implacável da natureza.

Imagem de capa do item

Homem de Gelo

Quando entrou nos X-Men: The X-Men #1 (1963)

Poderes: Gelo / Imortalidade / Criação de Clones / Manipulação de água

Parte dos X-Men desde sua formaçao original, Bobby Drake o Homem de Gelo é um dos mutantes ômega mais apelões da Marvel. Começando como um jovem “boneco de neve”, o herói foi aprimorando seus poderes e descobrindo mais sobre si mesmo -- inclusive sua sexualidade, sendo um personagem LGBT -- e se tornando um dos mutantes mais poderosos dos X-Men.

Seu poder vai além de apenas gelo, ainda que essa seja sua principal habilidade, com Bobby podendo congelar algo em um nível molecular com apenas um pensamento. Considerado imortal, ele é capaz de regenerar seu corpo a partir de qualquer mínima umidade que encontrar, voltando à vida mesmo após ferimentos terríveis. Além disso, ele consegue criar um exército de clones que pensam por conta própria, fundir seu corpo com água para aumentar de tamanho e força e muito mais.

Imagem de capa do item

Tempestade

Quando entrou nos X-Men: Giant-Size X-Men #1 (1975)

Poderes: Atmocinese / Controle climático / Potencial mágico

Uma das mutantes mais populares da Marvel, Ororo Munroe, a Tempestade, mostrou diversas vezes o que faz ela ser considerada a maior dentre os ômegas. Além das décadas de heroísmo junto dos X-Men, a Era de Krakoa mostrou a Deusa liderando os mutantes de Arakko após a colonização de Marte, mostrando seu poder e domínio na luta pelo que acredita.

Dotada de atmocinese, ou seja, o controle climático absoluto, Ororo vai muito além de apenas lançar relâmpagos e rajadas de vento, tendo uma conexão profunda com o clima e a natureza, inclusive fora da Terra, podendo moldá-los da forma que ela bem entender -- como na criação de um buraco negro. Além disso, algumas HQs já exploraram o potencial mágico que Tempestade possuí e como a crença das pessoas em sua divindade pode alimentá-la com ainda mais poder.

Imagem de capa do item

Jean Grey

Quando entrou nos X-Men: The X-Men #1 (1963)

Poderes: Telepatia / Telecinese / Força Fênix / Ressureição / Manipulação de Realidades

No entanto, não existe nenhum X-Men que atingiu seu potencial na mesma escala de Jean Grey, a Fênix. Sendo uma das primeiras estudantes do professor Xavier, Jean se consagrou como uma das mutantes mais carismáticas e poderosas da Marvel, transcendendo a escala Ômega e se tornando a personificação de uma das forças cósmicas mais grandiosas de toda a Casa das Ideias.

A reta final da Era de Krakoa mostrou que mais que o receptáculo perfeito para a Força Fênix, Jean é a mãe e a própria entidade cósmica, em um grande paradoxo. Jean mostrou que além da sua poderosa telepatia e da sua grande telecinese, como a Fênix ela é imortal, capaz de bater de frente com as forças fundamentais da Marvel, existir além do espaço/tempo, controlar a força vital, criar novos universos alternativos e apagar coisas da realidade.