Os 10 melhores vilões das séries da DC Comics no CW!

Capa da Publicação

Os 10 melhores vilões das séries da DC Comics no CW!

Por Gus Fiaux

Estamos em pleno 2017 e já passamos por cinco temporadas de Arrow, três de The Flash e duas de Supergirl Legends of Tomorrow. Juntas, essas quatro séries são os pilares do Arrowverso – como é conhecido esse universo DC no CW, nomeado devido ao lançamento da primeira série na emissora.

Agora, todas estão prestes a embarcar em suas próximas temporadas, com novos desafios para os heróis e novos inimigos. Nesta lista, relembramos os dez melhores vilões de cada uma dessas séries – independente do fato de que alguns deles tenham se tornado heróis posteriormente -, enquanto ficamos cada vez mais ansiosos para o retorno delas nessa semana.

Créditos: The CW
Imagem de capa do item

Lillian Luthor

Mãe de ninguém menos que Lex Luthor - e de sua irmã adotiva, Lena - a fria Lillian Luthor é uma mulher corrompida e amargurada, que vê em alienígenas uma ameaça irrefreável responsável pela "injusta" prisão de seu filho. Por conta disso, ela se torna líder do Projeto Cadmus e passa a conduzir experiências ilegais em extraterrestres.

Seu ódio pelo Superman é completamente descarregado na prima do Kryptoniano, Kara Danvers - também conhecida como a poderosa Supergirl. Por conta disso, ela converte toda sua operação ilegal contra a heroína, o que desperta a ira e a rejeição de Lena Luthor, que faz de tudo para auxiliar Kara a impedir sua mãe.

Imagem de capa do item

Nevasca

No Arrowverso, poucos personagens que conhecemos são desenvolvidos tão bem de forma que acompanhamos sua transição de herói para vilão e vice-versa. Felizmente, a Nevasca é uma delas. Caitlin Snow começa como aliada do Flash e sua versão maligna nada mais é do que uma violenta contraparte de uma terra alternativa.

Entretanto, depois que Barry Allen volta no tempo e faz profundas mudanças em sua realidade, descobrimos que Caitlin é uma meta-humana com poderes congelantes, que também afetam sua personalidade. A partir daí, mergulhamos em uma jornada degenerada enquanto ela se torna maligna e trai sua equipe - enquanto irá buscar por redenção no futuro.

Imagem de capa do item

Gorila Grodd

Por mais que tenha aparecido bem pouco e ainda não tenha ganhado uma temporada completa para chamar de sua, Gorila Grodd já é um dos vilões favoritos dos fãs na história de The Flash. O símio deu as caras na primeira temporada da série, como parte de um experimento desumano. Com o passar das temporadas, seu papel foi gradativamente aumentado.

Além disso, seus poderes telepáticos foram desenvolvidos muito bem, de forma que, na terceira temporada da série de Barry Allen, o personagem é enviado para a Terra-2, onde passa a ter a própria Cidade dos Gorilas - um elemento fundamental dos quadrinhos do vilão. Sabemos que sua história ainda não foi encerrada e ele pode voltar no futuro com ainda mais destaque.

Imagem de capa do item

Rainha Rhea

Mesmo tendo aparecido pouco - apenas na segunda metade da segunda temporada de Supergirl - a Rainha Rhea, dos Daxamitas, já se provou uma poderosa ameaça ao título heroico da Garota de Aço. E um dos fatores que a tornam tão incontrolável é que seu filho, Mon-El, acaba entrando em jogo, despertando um embate entre sogra e nora.

Mais do que suas decisões desalmadas, a vilã se provou uma grande adição ao Arrowverso pela atriz que a interpretava: ninguém menos que Teri Hatcher, a Lois Lane de Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman. A atriz conseguiu humanizar bastante a personagem, discutindo temas importantes como preconceito e ideais de superioridade racial.

Imagem de capa do item

Zoom

Quando a segunda temporada de The Flash começou a ser exibida, descobrimos que o vilão seria alguém ainda mais maligno e assustador que o Flash Reverso. Dessa forma, Zoom começou sua jornada empolgando bastante os fãs, principalmente graças ao seu visual aterrorizante e suas atitudes cada vez mais diabólicas e desumanas.

Em pelo menos dois terços da temporada, Zoom se provou uma ameaça extremamente perigosa para o Flash e sua equipe, principalmente por ser alguém que vigiava o passo-a-passo do herói. Ele inclusive estaria em uma posição muito mais alta da lista, não fosse pelas reviravoltas na descoberta de sua identidade e seu final exaustivamente decepcionante.

Imagem de capa do item

Capitão Frio

Para alguns, o Capitão Frio pode ser um personagem extremamente caricato e estereotipado como "vilão da semana". E embora isso não deixe de ser verdade, são justamente esses fatores que o tornam um vilão tão carismático e interessante - além de uma poderosa história de origem que envolve vários problemas familiares.

Leonard Snart se provou uma ameaça um tanto quanto peculiar para o Flash, principalmente se aliando ao Onda Térmica e fundando uma breve versão da Galeria de Vilões. Uma vez redimido, ele chegou a entrar para uma equipe heroica em Legends of Tomorrow, onde pôde se provar como um verdadeiro super-herói.

Imagem de capa do item

Prometheus

A figura mais recente da lista, Prometheus foi um vilão extremamente necessário por trazer vida novamente a uma série presumidamente morta, como foi o caso da quinta temporada de Arrow. Aliás, o CW e a DC Entertainment tomaram uma sábia decisão ao tornar Adrian Chase o vilão mascarado, o que enganou os fãs que conheciam o personagem nas HQs.

Sendo extremamente inteligente e estratégico, Chase conseguiu por em prática planos bem intrincados com base em todo seu conhecimento a respeito da história do Arqueiro Verde. E embora, no final, ele tenha perdido as estribeiras, sua participação foi o suficiente para que Oliver - e seus aliados - perdessem muitas coisas em suas vidas.

Imagem de capa do item

Malcolm Merlyn

Poucos vilões causam uma impressão tão boa a respeito da primeira temporada da série de um herói. Felizmente, esse foi exatamente o caso de Malcolm Merlyn, o primeiro grande inimigo do Arqueiro Verde em Arrow. E um dos pontos positivos da participação do vilão na série foi a incrível performance do ator John Barrowman.

Merlyn tinha toda uma razão própria para fazer o que fazia e sua história de vilão traz um arco importantíssimo para o desenrolar da série, trazendo um confronto a nível pessoal bem diferente dos esquecíveis e odiados Ra's al Ghul e Damien Darhk. Posteriormente, ele se tornou um anti-herói e chegou a se sacrificar para salvar a vida de sua filha, Thea Queen.

Imagem de capa do item

Flash Reverso

O principal inimigo da primeira temporada de The Flash, o Flash Reverso também é o maior vilão de Barry Allen nos quadrinhos. Aqui, o vilão foi apresentado sob uma camada de mistérios, até que descobrimos que ele era Eobard Thawne, disfarçado sob o rosto de Harrison Wells durante longos anos.

O personagem teve um arco bem interessante na série do Velocista Escarlate, que apesar de "encerrado" na primeira temporada, teve repercussões posteriores. Além disso, Reverso também foi um grande inimigo na segunda temporada de Legends of Tomorrow, quando ele reuniu a Legião do Mal para tentar se salvar dos Espectros do Tempo.

Imagem de capa do item

Exterminador

No primeiro lugar da lista, temos um personagem que é quase uma unanimidade entre os fãs. Slade Wilson apareceu pela primeira vez na primeira temporada de Arrow, onde se mostrou um grande aliado de Oliver Queen na ilha de Lian Yu. Contudo, quando alguns atritos começaram, entre os dois, ele se tornou o inescrupuloso Exterminador.

Após um primeiro conflito ainda na ilha, Oliver reencontrou Slade cinco anos depois, durante a segunda temporada da série. Ele foi responsável por grandes tragédias na vida do herói, como a morte de Moira Queen. Atualmente, ele passou por uma jornada de redenção e está cada vez mais próximo do eixo do anti-heroísmo.