Os 10 melhores sidekicks dos quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 10 melhores sidekicks dos quadrinhos!

Por Gus Fiaux

Sugestão do fã Bruno Peixoto através de nosso snapchat, legiaodosherois. Tem uma boa ideia para lista? Mande para nós!

Imagem de capa do item

Roy Harper

Inicialmente apelidado com um dos codinomes mais terríveis dos quadrinhos - ao menos, no Brasil -, Roy Harper, o Ricardito, foi o primeiro sidekick de Oliver Queen, o Arqueiro Verde. Criado por um curandeiro navajo depois que seu pai morreu, Roy se tornou experiente no uso de arco-e-flecha, até ser adotado por Oliver e se tornar seu assistente mirim.

Ele se tornou parte dos Jovens Titãs, e começou a namorar Donn Troy, mas aos poucos sua vida veio ladeira abaixo. Com a ruptura dos Titãs, o término com Donna e a negligência constante de Oliver fizeram com que Roy buscasse refúgios perigosos, se tornando um viciado em heroína, em uma das reviravoltas mais dramáticas das HQs.

Imagem de capa do item

Falcão

Apesar de ser o menos "mirim" da lista, o Falcão é lembrado por ser o primeiro herói afroamericano dos quadrinhos, e por ser o leal ajudante do Capitão América - chegando a assumir o manto do herói quando Steve Rogers perdeu o soro do supersoldado.

Dotado com um traje que o permite voar e a capacidade telepática de se comunicar com aves, o herói era o "apoio aéreo" de Steve, e juntos, os dois tiveram grandes momentos de ação lado a lado, com um sempre admirando e respeitando o outro, mesmo em meio a conflitos ideológicos.

Imagem de capa do item

Donna Troy

Certa vez, durante um incêndio, a Mulher-Maravilha encontra um bebê em um prédio em chamas, e, ao não encontrar nenhum familiar vivo, a heroína leva a criança para a Ilha Paraíso, onde é criada pelas Amazonas e se torna a heroína conhecida como Moça-Maravilha.

Ela se junta também aos Jovens Titãs, e se torna uma heroína favorita pelo público, recebendo uma legião tremenda de fãs por onde passa. Além disso, ela compôs uma grande história com a Mulher-Maravilha, servindo ocasionalmente como sua ajudante.

Imagem de capa do item

Rick Jones

De todos dessa lista, Rick Jones merece um cantinho especial por ter sido ajudante de diversos heróis. Se ele se popularizou ao lado do Incrível Hulk - chegando inclusive a se tornar um herói gama posteriormente -, ele também fez nome ao lado do Capitão América, do Capitão Marvel, de Rom, e de Genis-Vell.

Ele é um dos líderes de uma das primeiras versões da Brigada Juvenil, o grupo jovem que assistia os heróis em batalha na cidade de Nova York. Além disso, sua participação ao lado de Bruce Banner é crucial para que o doutor se transformasse no Hulk.

Imagem de capa do item

Hit-Girl

Fora do centro Marvel/DC - ainda que Kick-Ass seja uma publicação independente dentro da própria Marvel -, uma sidekick que se destaca por sua extrema violência e sanguinolência - ainda que seja apenas uma garotinha.

Ela é filha do Big Daddy, que a iniciou no mundo da luta contra o crime por... nenhum motivo aparente. E tanto nas HQs quanto nos filmes, é consenso entre os fãs que a personagem se destaca e chega a ser melhor que o próprio protagonista da série.

Imagem de capa do item

Arlequina

Afinal, não é só de heróis que essa lista vive. A Arlequina foi criada na série do Batman, e é o alter-ego de Harleen Quinzel, uma psiquiatra que ficou responsável por cuidar do Coringa durante seu tempo no Asilo Arkham. Fascinada e manipulada pelo vilão, ela passou para o mundo do crime e virou sua assistente.

Inicialmente, ela passou longos anos em um relacionamento abusivo e hediondo ao lado do Coringa, ao mesmo tempo que era sua parceira de crimes. Aos poucos, ela foi tomando sua própria identidade e atualmente posa como anti-heroína.

Imagem de capa do item

Kitty Pryde

Ainda que a noção de sidekick seja até mesmo um pouco estranha quando se trata de um grupo de super-heróis, Kitty Pryde é alguém que precisa ser mencionada. Quando entrou, era a integrante mais jovem dos X-Men até o momento, e se tornou o elo perfeito entre o público e a equipe.

A heroína era dócil e conquistou o carinho de todos os integrantes da equipe, principalmente do Wolverine. Juntos, os dois viveram aventuras separadamente dos X-Men, e tiveram uma boa história no Japão, onde Kitty foi treinada como ninja.

Imagem de capa do item

Wally West

Sobrinho de Iris West, Wally foi capaz de recriar o experimento que deu poderes a Barry Allen, e logo se transformou no Kid Flash, integrando os Novos Titãs e lutando ao lado do Flash original. Após a morte de Barry, Wally assumiu o manto do Flash e se tornou um grande herói.

Ele é responsável por grandes feitos com o manto do Velocista Escarlate, sendo considerado por alguns fãs como o melhor Flash dos quadrinhos. Recentemente, ele retornou diretamente do universo pós-Crise para trazer o advento do Rebirth ao Universo DC.

Imagem de capa do item

Bucky Barnes

Um dos primeiros sidekicks da Marvel, Bucky Barnes foi o parceiro juvenil do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial, criado para inspirar a juventude americana durante o conflito. O personagem durou pouco tempo, e logo foi uma grande peça em toda a motivação da carreira do Capitão.

Anos após sua suposta morte, ele retornou como Soldado Invernal, o que colocou Steve em uma jornada para recuperar o passado de Bucky. Mais uma vez no lado dos heróis, ele chegou a assumir o papel do Capitão América após a "morte" de Steve Rogers.

Imagem de capa do item

Robin

Não importa se é Dick, Jason, Tim, Carrie, Damien ou qualquer um que seja, o Robin sempre será o sidekick mais reconhecido e mais importante das histórias em quadrinhos - ainda que cada fã tenha o seu favorito.

Ao lado do Batman, cada Robin encontrou um jeito de combater o crime, e todos conseguiram crescer e tomar sua própria carreira independente, seja no mundo heroico ou não.