Os 10 melhores personagens de Avatar: A Lenda de Aang!

Capa da Publicação

Os 10 melhores personagens de Avatar: A Lenda de Aang!

Por Gus Fiaux

Exibida inicialmente de 2005 a 2008, Avatar: A Lenda de Aang se tornou uma das animações mais celebradas de todos os tempos, formando uma legião de fãs que ainda lembra carinhosamente desse universo, mesmo uma década após o fim da série original. Pensando nisso, vamos relembrar os 10 melhores personagens da série!

Para a lista, estamos contando apenas com personagens de A Lenda de Aang. Posteriormente, devemos fazer uma lista dedicada exclusivamente aos personagens de A Lenda de Korra, a série produzida depois. Além disso, como critério de seleção e organização, estamos levando em conta o desenvolvimento e a trama de cada personagem, e não seus níveis de poder.

Créditos: Nickelodeon

Imagem de capa do item

Menção honrosa: O Homem do Repolho

Antes de começar a lista em si, temos que lembrar de um grande ícone desse universo, que apesar de ter participado pouco de A Lenda de Aang, posteriormente ganhou uma importância fundamental para A Lenda de Korra, mesmo não dando as caras na segunda série.

O Homem do Repolho está sempre por aí, lamentando-se sobre os baderneiros arrasando com seu carrinho de repolho. Curiosamente, ele seria um personagem que só apareceria em um episódio, mas foi tão querido que logo se tornou uma figura recorrente, ainda que só sofrendo nas mãos de Aang, seus aliados e seus inimigos.

Imagem de capa do item

Avatar Roku

Começando de fato a contagem, temos o Avatar Roku em um digno décimo lugar. O antecessor de Aang, pertencente à Nação do Fogo, Roku não tem nada a ver com os tiranos que assolaram o equilíbrio da Terra - pelo contrário, ele bateu de frente com seu melhor amigo na época, o Senhor do Fogo Sozin.

Roku constantemente aparece para Aang, trazendo alguns poderosos ensinamentos sobre o Estado Avatar, e sobre como o jovem herói precisa aprender o quanto antes a descobrir seus poderes para parar de vez o avanço da guerra. Além disso, ele tem alguns episódios maravilhosos focados só nele.

Imagem de capa do item

Rei Ozai

O Senhor do Fogo atual, pai de Zuko e Azula, o Rei Ozai é um personagem bem peculiar da animação. Embora seja considerado o vilão principal da série, ele só aparece a partir da terceira temporada, onde pode mostrar todo seu poder no confronto com Aang.

O vilão é muito bem trabalhado, e toda sua história, embora seja envolta por mentiras, segredos e sombras, têm uma forte carga dramática, especialmente no que diz respeito à sua relação com sua família. Ah, e vale lembrar que ele foi dublado por ninguém menos que Mark Hamill, o nosso eterno Luke Skywalker, no idioma original da série.

Imagem de capa do item

Appa

Nunca pensamos que poderíamos nos apaixonar por um bisão voador como nos apaixonamos por Appa. O "mascote" de Aang, e meio de transporte oficial da Equipe Avatar, essa adorável bola de pelos pode não falar, mas isso é compensado por sua imensa fofura e lealdade aos heróis.

O grande destaque do personagem se dá durante a segunda temporada, quando ele é sequestrado por dobradores de areia e passa vários episódios sumido. É só quando a equipe finalmente chega a Ba-Sing-Se, a capital do Reino da Terra, que ele tem todo um episódio individual focado em sua triste jornada. E como nós sofremos com isso!

Imagem de capa do item

Iroh

Tio de Zuko e irmão do Rei Ozai, o dobrador de fogo Iroh pode não ser muito brilhante a princípio. Ele sempre parece estar muito de bem com a vida, e sempre muito mais confiante do que deveria estar, o que chega a ser um pouco irritante. Mas, uma vez que conhecemos melhor o personagem, vemos que as aparências definitivamente enganam.

Ele é o verdadeiro mentor de Zuko, e um poderoso renegado que vai contra os princípios da Nação do Fogo, chegando a bater de frente com sua própria família. Sua importância é fundamental para o andamento da série, conforme ele se torna um aliado dos heróis, e se revela o mais importante membro da Ordem do Lótus Branco.

Imagem de capa do item

Azula

Se o demônio tivesse um rosto, com certeza seria o da Princesa Azula. A filha mais nova do Rei Ozai, ela é o próprio diabo, e uma das maiores vilãs da série. Debochada, dissimulada, cínica e sarcástica, ela fica encarregada pelo próprio pai de caçar o Avatar, enquanto não faz questão de aterrorizar a vida de seu irmão, Zuko.

Porém, não há só maldade a ser vista aqui. Temos momentos bem específicos onde vemos toda a origem de sua vilania, principalmente levando em conta toda sua tradição familiar, além da loucura que é desenvolvida aos poucos pela conquista do poder. Vale lembrar que ela é uma dobradora de fogo sem igual, manipulando fogo azul e raios.

Imagem de capa do item

Sokka

Em um mundo repleto de dobradores e dominadores de elementos, é fácil pensar que uma pessoa sem poderes é inútil. E a prova mais importante de que isso não é verdade é Sokka, o irmão mais velho de Katara. Ele pode não ter a mesma capacidade de dobra da água de sua irmã, mas isso não faz com que ele deixe de ser um dos heróis mais cruciais da série.

Sokka é um estrategista nato, que sabe conceber planos como ninguém. É graças a ele que os heróis sempre conseguem levar a melhor em todos os grandes momentos da saga. Além disso, ele é um lutador formidável, seja com sua espada de meteorito ou com seu bumerangue.

Imagem de capa do item

Toph

Toph pode ter sido introduzida apenas na segunda temporada, mas a personagem foi tão marcante que todos desejávamos que ela estivesse presente desde o início. Uma dobradora de terra poderosíssima, ela frequentava torneios clandestinos em segredo de seus pais, até que precisou fugir para atender um chamado maior.

O legal da personagem é que ela é cega, e ainda assim, é uma das heroínas mais poderosas desse universo. Ela não apenas é a melhor dominadora de terra mostrada na série, como também descobre toda a dominação de metal, que passa a usar de forma extremamente valiosa para a sobrevivência e o sucesso de sua equipe.

Imagem de capa do item

Katara

Uma das protagonistas mais adoradas de todos os tempos, Katara é a voz da razão e a grande "mãezona" na equipe de Aang. Ela é uma dobradora de água sem igual, e que vai evoluindo ao longo da série, tornando-se uma guerreira nata, mas principalmente, uma mulher boa, justa e leal - e não é à toa que é uma das favoritas dos fãs.

Ao longo da série, vamos acompanhando sua jornada ao lado do Avatar, e como ela amadurece de menina para mulher. Ela também é uma peça crucial no treinamento de Aang e descobre novos poderes muito valorosos, como a capacidade de curar com a água, e até mesmo a perigosa e cruel dobra de sangue.

Imagem de capa do item

Aang

Agora, chegamos ao protagonista da série. Aang é uma das encarnações do Avatar, um ser místico que consegue controlar - e, assim, trazer equilíbrio - aos quatro elementos. Após cem anos desaparecido, ele retorna e precisa confrontar um mundo imerso em guerra, provocada pela Nação do Fogo.

Como o último dos Nômades do Ar, ele precisa se aliar a amigos improváveis, e sua jornada é muito bonita, conforme ele aprende sobre os segredos e mistérios desse universo, e descobre seu local no mundo. É um protagonista memorável, e que mesmo passando pelas piores situações, nunca tira o sorriso do rosto, e jamais para de lutar a favor de todas as vidas.

Imagem de capa do item

Zuko

Chegando ao nosso primeiro lugar, temos ninguém menos que o Príncipe Zuko, um personagem tão intrigante e bem construído que, muitas vezes, até podemos suspeitar que ele é o verdadeiro protagonista em vez de Aang. O filho do Rei Ozai passa boa parte de sua jornada tentando capturar o Avatar, para recuperar sua honra e se livrar do exílio.

Contudo, sua vida muda drasticamente, conforme ele passa a ser ensinado pelo seu tio Iroh e confronta sua irmã, Azula. Com o passar do tempo, ele se torna um anti-herói e até mesmo um grande aliado dos protagonistas, e é fundamental na derrota da Nação do Fogo, posteriormente se tornando o Senhor do Fogo, e ajudando a mudar o legado de seu país.