Os 10 melhores personagens que usaram a Força Fênix!

Capa da Publicação

Os 10 melhores personagens que usaram a Força Fênix!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Colossus

O primeiro membro do Quinteto Fênix a figurar em nossa lista, Colossus demonstrou pouco durante sua época controlando uma parte da entidade. Ainda assim, trabalhando em conjunto com os outros possuidores do poder da Fênix, ele foi capaz de fazer maravilhas ao planeta Terra, encerrando guerras e trazendo a paz e a fartura que prevaleceram durante um curto período de tempo.

Mais memorável que isso, vale lembrar o quanto o herói, através da Fênix, foi capaz de se livrar quase que completamente da influência do demoníaco Cyttorak.

Imagem de capa do item

Rachel Summers

Filha de Jean Grey e Scott Summers em um futuro alternativo, Rachel chegou a ser encontrada e estudada pela Força Fênix durante uma viagem astral ao passado. A partir daí, a entidade continuou a caminhar de mãos dadas com a heroína, chegando a transformá-la em avatar durante um curto período de tempo.

Rachel não mostrou muito como Fênix, não sendo capaz de nenhum grande feito sob a posse da entidade. Ainda assim, foi uma das que mais conseguiu contê-la, devido a todo o auto-controle que teve de desenvolver ao longo de sua vida.

Imagem de capa do item

Magia

Assim como seu irmão, Illyana Rasputin também fez parte do quinteto que recebeu parte da Força Fênix, após um confronto entre X-Men e Vingadores na Lua. A heroína usou a entidade a seu bel-prazer, fortificando-se e tomando controle mais rígido do Limbo, a dimensão-entre-dimensões que ela controla desde criança.

Mesmo depois de perder a Força Fênix, Magia se manteve mais forte devido ao uso da entidade, sendo capaz de conjurar energia direto do Limbo, fortalecendo seus laços místicos e seu poder mutante de teletransporte.

Imagem de capa do item

Madelyne Pryor

Madelyne pode ter se descoberto um clone de Jean Grey criada pelo Senhor Sinistro tarde demais, mas isso não muda o fato de que, ao longo do tempo, várias pistas foram dadas sobre a Rainha dos Duendes.

Já tendo brevemente manipulado a Força Fênix em uma ilusão do Mestre Mental, Pryor chegou a manifestar a Fênix anos depois, quando já havia abraçado completamente seu lado maligno e estava liberando o inferno na Terra. Naquele momento, ela só pode ser impedida por outro avatar da Fênix – aliás, o avatar original.

Imagem de capa do item

Emma Frost

Uma das mais poderosas a manipular a Força Fênix durante a guerra entre Vingadores e X-Men, Emma utilizou a entidade para amplificar seus poderes a um nível infinito. Ela conseguiu enxergar a mente de qualquer pessoa na Terra e foi capaz de se reconstruir mesmo depois de destruída em milhares de pedaços pelo Thor.

Não fosse seu pouco tempo manipulando a Fênix – e o fato de ter que dividi-la com mais quatro mutantes - Emma poderia ter sido a mais poderosa mutante a controlar a entidade cósmica, usando seus poderes para atos impronunciáveis.

Imagem de capa do item

Namor

Por mais que Namor tenha sido o primeiro do quinteto a perder a Força Fênix, os atos realizados pelo Príncipe Submarino, em posse do poder, foram suficientes para colocá-lo acima de três outros usuários da entidade.

Ainda que não seja tão poderoso quanto Emma, ou tão habilidoso quanto Magia, Namor conseguiu resolver o problema da poluição submarina no mundo todo e ainda foi responsável por uma catastrófica demonstração de poder, quase dizimando Wakanda e sua população inteira.

Imagem de capa do item

Hope Summers

De todos na lista, Hope foi quem teve o controle da Fênix pelo menor tempo... mas foi um controle sabiamente utilizado e, através do treinamento que a menina recebeu, foi capaz de canalizar a entidade sem perder o controle ou enlouquecer com seu poder.

Ao lado da Feiticeira Escarlate, Hope corrigiu o estrago causado pelo Quinteto Fênix, trouxe novamente um apogeu da raça mutante e conseguiu extinguir a Força Fênix para o bem do universo – ainda que, posteriormente, fosse revelado que a entidade ainda tinha algumas surpresas guardadas...

Imagem de capa do item

Fongji Wu

Possivelmente, a heroína mais desconhecida da lista, Fongji merece o terceiro lugar por todo o controle que exerceu sobre a entidade. Mas isso não veio de graça: além de controlar a Fênix, Fongji chegou a treinar para ser o Punho de Ferro... ao mesmo tempo!

Exercendo tanto o papel de avatar da Fênix quanto de Punho de Ferro de K’un-Lun, Fongji demonstrou ser uma heroína nata e, embora seu passado seja solidificado em uma base de mistério, a heroína permanece como uma das maiores usuárias da Força Fênix.

Imagem de capa do item

Ciclope

O último membro do Quinteto Fênix, Scott Summers foi, de todos, o que mais manteve o poder da entidade. Porém, assim como a maior parte dos avatares da Fênix, ele perdeu o controle e o domínio do poder, enlouquecendo pela força, tornando-se a nova Fênix Negra e assassinando o Professor Xavier.

Pouco tempo depois, ele usaria um fragmento da Fênix chocado a partir de um ovo cósmico, tornando-se novamente um avatar da entidade e se transformando em um perigoso oponente nas Guerras Secretas – o que fez com que o Doutor Destino logo lhe tirasse de cena. Mesmo com todos os defeitos, Scott foi quem mais teve o interesse de usar a Fênix em prol de algo bom e, mesmo que ela tivesse o corrompido, jamais foi por interesse pessoal do herói.

Imagem de capa do item

Jean Grey

Independente de quantos tenham utilizado a Fênix ao longo da história, nenhum manteve a entidade por tempo suficiente e nem foi tão reconhecido por conta dela como Jean Grey. Escolhida a dedo pela Força Fênix para ser sua avatar na Terra, Jean foi moldada por ela desde a primeira manifestação da entidade cósmica.

Sua posse sempre será lembrada, principalmente depois que ela conseguiu salvar todo o universo reestruturando o cristal de M’Kraan, um objeto de poder inominável, que ao ser maculado por um déspota Shi’ar, pôs em risco a sobrevivência de todos os seres existentes.