Os 10 melhores momentos do 3º episódio da última temporada de “Game of Thrones”!
Os 10 melhores momentos do 3º episódio da última temporada de “Game of Thrones”!
Um episódio simplesmente épico!
Atenção: Alerta de Spoilers!
No último domingo (28), testemunhamos a grande Batalha de Winterfell na oitava temporada de Game of Thrones. Foi um dos episódios mais emocionantes da série, trazendo uma conclusão muito inesperada para a incursão do Rei da Noite.
Agora, após termos nos recuperado de tantos ataques cardíacos e surtos, resolvemos elencar os 10 melhores momentos de “The Long Night”, o terceiro episódio da última temporada de GoT!
Créditos: HBO
Reencontro amigável
Tyrion Lannister e Sansa Stark possuem uma história que data desde a segunda temporada da série, quando a mulher - ainda uma menina, na época, foi prometida em casamento ao anão. E por mais que esse casamento arranjado fosse um pesadelo para Sansa, Tyrion sempre a tratou do jeito certo.
Agora, foi incrível ver a breve, porém emocionante conversa dos dois, enquanto estavam na cripta de Winterfell, assustados com a incursão do exército do Rei da Noite. A cena fica ainda melhor quando Sansa manda aquela indireta sobre Daenerys Targaryen e é retrucada por Missandei.
A Khaleesi e seu cavaleiro
Falando na Mãe dos Dragões, ela finalmente fez algo útil nesse episódio e não posou como a tirana que estava se impondo nos dois episódios anteriores. Durante todo o episódio, vemos ela voando em um de seus dragões, e posteriormente sendo atirada no campo de batalha repleto de Wights.
É aqui que entra Sor Jorah Mormont, um grande aliado da Khaleesi, que aparece para defendê-la enquanto o cerco aperta cada vez mais. O sacrifício de Jorah foi muito sentido pelos fãs - e não foi a única baixa que a Casa Mormont sentiu nesse episódio.
A magia da Mulher Vermelha
Quando os pôsteres individuais da oitava temporada de Game of Thrones foram divulgados, já sabíamos que Melisandre teria um papel a desempenhar na oitava temporada, antes de sua morte que já havia sido prenunciada em sua última aparição.
Ela aparece e sua ajuda é fundamental para o exército de Winterfell. Rogando ao Senhor da Luz, ela não consegue apenas fazer com que as espadas do exército brilhem com a chama eterna, como também incendiou a fortaleza ao redor do castelo, antes de um reencontro formidável...
Propósito cumprido
Beric Dondarrion é um guerreiro que já está há muito tempo inserido na trama de Game of Thrones. Sabíamos que ele era um grande aliado de Melisandre, que sempre o ressuscitava por conta de um propósito que ele ainda teria de cumprir no futuro, embora não soubéssemos qual era.
E agora, finalmente descobrimos. Quando Arya Stark está sendo perseguida, ele aparece ao lado do Cão de Caça para salvá-la, mas acaba sendo irremediavelmente ferido. E é assim que a Mulher Vermelha afirma que ele deveria morrer: protegendo aquela que se tornaria o Azor Ahai.
A dança dos dragões
Um dos momentos mais sufocantes do episódio se deu quando Jon Snow, montado em um dos dragões de Daenerys Targaryen, é atacado pelo Rei da Noite, que por sua vez comanda o dragão morto e ressurgido na temporada anterior. É uma luta que, apesar de breve, nos deixou com o coração na mão.
E tudo só piora quando o líder dos Caminhantes Brancos é arremessado de seu dragão pela própria Khaleesi, que tenta destruí-lo com o fogo draconiano. Entretanto, o vilão sobrevive, se provando mais uma vez como uma das ameaças mais poderosas já enviadas na série, e partindo em direção de Bran Stark.
Theon em casa
Theon Greyjoy pode não ser o personagem mais importante da série, mas certamente é um dos que teve a maior evolução. Ao longo de sua jornada, ele precisou abandonar seu orgulho para se provar digno e para se redimir após a traição imperdoável com a Casa Stark, que o acolheu desde cedo.
Nesse episódio, ele finalmente tem sua redenção definitiva, conforme fica protegendo Bran Stark do exército do Rei da Noite. Ele e Bran compartilham um diálogo muito tocante - antes de Theon se sacrificar para salvar a vida do Corvo de Três Olhos, um futuro premeditado pelo menino.
Guerreira do Norte
Lyanna Mormont, como alguns fãs sabem, era uma personagem que só apareceria em um episódio. Porém, após ser imediatamente abraçada pelos fãs, os produtores decidiram dar-lhe um papel maior, sendo uma das peças mais importantes na batalha gélida de Winterfell.
Aqui, ela se sacrifica por um propósito, se provando uma guerreira maior do que qualquer um poderia admitir. Mesmo sendo esmagada por um gigante wight, ela ainda é capaz de pegar uma lâmina de Aço Valiriano e matá-lo ali, com uma violenta incisão no olho do inimigo.
O retorno da profecia
Na terceira temporada, testemunhamos um encontro bem surpreendente entre Arya Stark e Melisandre. Essa reunião foi rápida, mas serviu para que a Mulher Vermelha deixasse claro que as duas se reencontrariam - mas até lá, a menina teria fechado diversos olhos definitivamente: olhos verdes, marrons e azuis.
Agora, finalmente vemos a conclusão dessa profecia, com a chegada da Mulher Vermelha a Winterfell. As duas se reencontram mais uma vez, e Melisandre deixa claro que a menina terá um papel gigantesco a desempenhar na guerra com os Caminhantes Brancos - algo que certamente foi revelado no fim do episódio.
O Rei da Noite comanda um novo exército
Quando o Rei da Noite é derrubado de seu dragão e sobrevive ao ataque de Daenerys Targaryen, o vemos caminhando seriamente em direção a Bran Stark. E é nesse momento que Jon Snow aparece para tentar detê-lo antes que chegue em seu irmão... porém o vilão ainda tem uma surpresa guardada.
Sem jamais perder a calma, o inimigo simplesmente estende seus braços - e vemos todos os mortos de Winterfell se erguendo, entre os caídos na batalha aos que já haviam sido enterrados no Norte. É uma cena de arrepiar a espinha, que ainda por cima mostra o novo exército quase inderrotável dos Caminhantes Brancos.
O ataque de Arya Stark
Por fim, temos o momento mais surpreendente do episódio, que acontece logo no final. Quando tudo está prestes a acabar e o Rei da Noite já alcançou Bran Stark, prestes a matá-lo, eis que surge aquela cuja profecia já havia sido estabelecida há anos. Contrariando o que todos esperavam, Arya Stark mata o grande vilão da série.
Por conta disso, é bem provável que a profecia do Azor Ahai tenha sido sobre a menina, que após um grande desenvolvimento de personagem, aparece como uma guerreira muito poderosa e, com um simples ataque, consegue pôr fim à guerra de Winterfell e destruir todo o exército dos Caminhantes Brancos.
No entanto...
Embora não consigamos pensar em um momento ruim de "The Long Night", precisamos mencionar sobre a qualidade visual do episódio, algo que foi muito criticado pelos fãs nas redes sociais. A batalha foi épica e grandiosa - quando conseguíamos enxergar algo e entender o que estava acontecendo.
Por mais que se passe de noite - e o motivo disso seja uma maneira de disfarçar alguns efeitos visuais - o episódio tende a ser incompreensível em alguns momentos, devido à escuridão na fotografia. Isso poderia ser contornado com mais fogo e mais iluminação, e é uma pena que um episódio tão bom tenha sido marcado por esse detalhe.