Os 10 melhores livros da série Goosebumps!
Os 10 melhores livros da série Goosebumps!
Pronto para sentir calafrios?
Atenção: Alerta de Spoilers!
Uma das séries infanto-juvenis mais vendidas no mundo todo, Goosebumps é um achado para quem gosta de um horror mais leve. A série de livros publicada por R.L. Stine ganhou o coração dos fãs, graças ao seu tom divertido e ao mesmo tempo sinistro. Ao todo, já são mais de cem livros, com vários tendo sido publicados no Brasil.
Além disso, o domínio da série se estendeu para a TV, para os cinemas e para os games, já que várias adaptações foram lançadas em diversas mídias. Mas se você está disposto a embarcar de vez nessa jornada cheia de monstros e arrepios, aqui selecionamos os 10 melhores livros da série Goosebumps!
Para esta lista, no entanto, só estamos contando os livros da série clássica, deixando de lado publicações mais recentes que fazem parte de outras séries, como Goosebumps Horrorland e Goosebumps: Os Mais Procurados.
Créditos: Divulgação
O Lobisomem do Pântano da Febre
O décimo quarto livro da série, publicado em 1993, foi um dos que realmente colocou o nome de R.L. Stine no mapa, tendo ganhado prêmios literários e se tornado um dos maiores best-seller do USA Today por 73 semanas. A história segue Grady Tucker, um menino que se muda com sua família para a Flórida, em uma casa próxima a um pântano.
O mistério começa quando ele escuta uivos e barulhos sinistros de noite, e os animais da vizinhança começam a morrer misteriosamente. Tudo isso parece estar ligado a um lobisomem, que pode estar mais perto do que ele imagina. O livro se destaca pela construção de seus personagens e pelo seu mistério, já que traz mais surpresas do que aparenta.
O Ataque do Mutante
Para quem gosta de super-heróis, o vigésimo quinto livro da franquia é um prato cheio. Em O Ataque do Mutante, seguimos um menino chamado Skipper Matthews, que é um verdadeiro aficionado por quadrinhos e super-heróis. Sua história favorita é a do Mutante Mascarado, um vilão assustador.
No entanto, certo dia ele se vê perdido em um canto afastado da cidade, e encontra um prédio muito parecido com o do vilão. Ao entrar, ele percebe que a linha que separa a ficção e a fantasia está se rompendo. O livro foi um grande sucesso, rendendo inclusive um jogo para PC, em 1997. É uma pena que o livro nunca tenha sido publicado no Brasil.
Vamos Ficar Invisíveis!
Max é um menino esperto, que um dia encontra um espelho no sótão de sua casa, junto com seu irmão caçula Canhoto. Porém, o espelho guarda um segredo macabro: toda vez que você se olha nele, fica invisível por alguns segundos. O problema é que Max, Canhoto e seus amigos começam a usar muito o artefato, e a cada vez ficam invisíveis por mais tempo...
Vamos Ficar Invisíveis! é muito mais um mistério do que um livro de terror. Ainda assim, a história acaba com uma reviravolta surpreendente, quando Max descobre que os habitantes da "realidade" do espelho estão tentando trocar de lugar com ele e seus amigos. É uma leitura bem divertida, cheia de momentos de suspense e surpresa.
O Espantalho Anda à Meia-Noite
Espantalhos são, por definição, criaturas assustadoras. Eles sempre estão à espreita em milharais, espantando pássaros e outras pragas. Mas o que acontece quando esses seres começam a ganhar vida e assustar quem quer que esteja em seu caminho? Essa é a premissa básica de O Espantalho Anda à Meia-Noite.
Na trama, Jodie e Mark vão para a casa de campo de seus avós, mas começam a testemunhas eventos bizarros. O velho espantalho da plantação foi substituído por vários novos, e seus avós estão com um comportamento bizarro. Tudo isso faz parte de um esquema maior, que parece ter envolvido todos os moradores da fazenda e vai assustar os meninos para sempre.
Sorria e Morra
Um dos primeiros livros da série, Sorria e Morra foi o quarto publicado cronologicamente, e é uma história arrepiante que segue Greg Banks, um menino que, junto com seus amigos, encontra uma câmera polaroid em uma casa abandonada. No entanto, conforme ele começa a fotografar seus conhecidos, as fotos reveladas mostram futuros sinistros.
O livro é um dos grandes clássicos da série Goosebumps. Além de ter um enredo bem original para a época, é uma história divertida e com muitas reviravoltas impressionantes. Foi um sucesso de vendas na época, e chegou a render duas continuações, além de ser adaptado na série de TV que era exibida na Fox Kids.
Um Dia no Parque do Terror
Parques de diversão são lugares de alegria e momentos inesquecíveis... a não ser que você esteja em um parque temático de terror. Em Um Dia no Parque do Terror, vemos uma família perdida em meio a um parque cheio de diversões sinistras e macabras, comandado por pessoas fantasiadas de monstros, conhecidas como Terrores.
Porém, o que parece ser um dia inofensivo de diversão logo se transforma no horror de suas vidas, quando eles embarcam em brinquedos cada vez mais assustadores e macabros. Para variar, o livro também conta com vários plot twists, e foi tão popular que rendeu adaptações na TV, um game e uma série de livros à parte, conhecida como Goosebumps Horrorland.
Bem-Vindo ao Acampamento dos Pesadelos
Qual criança nunca sonhou com os acampamentos de verão que vemos em diversos filmes e séries norte-americanas? Em Bem-Vindo ao Acampamento dos Pesadelos, temos motivos suficientes para nunca mais querer nem ouvir falar sobre um desses - e tudo porque o desafortunado Billy tem o azar de ser mandado para o misterioso Acampamento dos Sonhos.
Porém, ao chegar lá ele percebe que está em um verdadeiro pesadelo, conforme seus colegas começam a desaparecer e ele escuta barulhos estranhos fora de seu aposento. Além disso, há uma criatura sinistra que parece rodeá-los... e os monitores não parecem fazer nada a respeito. Ao fim, como é típico de R.L. Stine, temos outra reviravolta sensacional.
A Máscara Monstruosa
Outro grande ícone da série Goosebumps - que teve várias adaptações ao longo da série de TV - é a terrível máscara de Halloween citada em A Máscara Monstruosa. A personagem central aqui é Carly Beth, uma menina que quer se vingar de dois garotos que vivem a assustando. Porém, ao comprar uma máscara bizarra, ela paga um preço sombrio.
Tudo começa quando a máscara se recusa a sair de seu rosto, e aos poucos ela vai se tornando tão monstruosa quanto seu adereço. O livro é um dos poucos que realmente tem momentos assustadores, mesmo sendo voltado ao público infanto-juvenil, além de ser um clássico obrigatório para quem gosta de comemorar o Dia das Bruxas.
O Fantasma da Casa ao Lado
Em segundo lugar, temos um dos livros mais tocantes de toda a série. Em O Fantasma da Casa ao Lado, acompanhamos a vida de Hannah, uma menina que suspeita que seu vizinho seja um fantasma. Porém, aos poucos ela vai se dando conta da realidade sinistra que a assola: a fantasma é ela, que morreu em um incêndio há cinco anos atrás.
Por mais que Goosebumps sempre tenha sido uma série mais voltada ao público infantil, o livro realmente tem uma bela maturidade para tratar de um assunto tão delicado, ao mesmo tempo que nos faz ter compaixão por Hannah, especialmente quando ela descobre toda a verdade. O livro também serviu de base para uma personagem no primeiro filme, de 2015.
O Mistério do Boneco
De todos os monstros que surgiram das páginas de Goosebumps, nenhum é tão horripilante quanto o boneco Slappy - ou, se preferir, Bofetada, em português. O personagem foi criado em O Mistério do Boneco, o sétimo livro da série, mas ganhou diversas sequências e protagonizou episódios da série de TV e os dois filmes da franquia.
Ainda assim, O Mistério do Boneco talvez seja a melhor participação de Slappy nos livros. O ventríloquo é frio, calculista e ao mesmo tempo, irônico e sarcástico, o que o torna um inimigo imprevisível. No livro, ele acaba caindo nas mãos das gêmeas Lindy e Kris Powell, mas começa a tecer seu plano macabro ao ofender pessoas e machucar as meninas...