Os 10 melhores integrantes do X-Factor!
Os 10 melhores integrantes do X-Factor!
Não, ninguém veio para cantar e impressionar jurados em um show de talentos televisionado! O X-Factor é uma equipe derivada dos X-Men, surgida com o propósito de melhorar a imagem dos mutantes na mídia e no governo. Ao longo dos anos, a equipe foi evoluindo, e adquirindo uma parcela formidável de fãs, principalmente no Brasil. Aqui, listamos os 10 melhores membros da equipe!
Para essa lista, desconsideramos a formação original do X-Factor, uma vez que o grupo era composto basicamente pelos cinco X-Men originais (Fera, Anjo, Homem de Gelo, Garota Marvel e Ciclope). Assim sendo, decidimos contar a partir da formação apresentada em X-Factor #71, que trazia os membros designados pelo governo dos EUA.
Fortão
Em membro duradouro da equipe, Guido Carosella, ou Fortão, sempre foi o esquentadinho, e utilizado como brutamontes devido aos seus poderes, que permitiam absorver energia cinética e convertê-la em massa muscular e força.
Guido é leal à equipe, e nutriu grande amizade com todos os membros. Seu momento de maior destaque se deu ao derrotar o filho de Rahne Sinclair e se tornar o líder dos Lordes do Inferno.
Polaris
Lorna Dane é uma das filhas de Magneto, resultado de um breve caso com Suzanna Dane. Muito cedo, em um surto dos seus poderes magnéticos, ela matou sua mãe e seu padrasto, e acabou adquirindo o seu icônico cabelo verde.
Após participar brevemente dos X-Men, ela e seu namorado, Destrutor, foram convidados por Valerie Cooper para integrar a nova formação do X-Factor. Ela permaneceu nessa segunda versão da equipe até seu derradeiro final, e retornaria posteriormente, quando a equipe já havia se tornado uma agência de investigação particular.
Shatterstar
Um guerreiro vindo do Mojoverso, Shatterstar integrou o X-Factor de forma bem intensa: ele estava sendo controlado mentalmente pelo vilão Cortex - uma duplicata de Madrox vinda do futuro -, quando foi programado para matar outra duplicata de Madrox, e acaba se metendo no caminho de Guido e Rictor.
Uma vez que o controle mental passa, ele reconhece Rictor, com quem teve uma forte amizade anteriormente, e os dois se beijam. A partir dali, ele se torna um aliado da equipe e chega a integrá-la de fato. Shatterstar nasceu graças a Longshot, e foi desenvolvido como o guerreiro perfeito. Seus ossos são ocos, seus sentidos são especiais e ele é capaz de se teleportar, além de criar ondas de choque vibratórias.
Lupina
Nascida na Escócia, Rahne foi criada por seu pai, um Reverendo local que a tratava como órfã, e em decorrência disso, cresceu seguindo uma moral religiosa muito rigorosa. Quando seus poderes licantropos despertaram pela primeira vez, o vilarejo acusou-a de ter sido possuída pelo diabo, e a perseguiram decididos a matá-la. Ela acabou sendo resgatada pela dra. Moira MacTaggert, e levada para os Estados Unidos.
Lá, ela passou a pertencer aos Novos Mutantes durante um tempo, e foi logo integrada à segunda formação do X-Factor. Rahne voltaria depois, e foi uma grande adição à agência de investigações. Porém, em um período conturbado, ela acabou ficando grávida de um príncipe-lobo e seu filho se tornou um ser místico maligno.
Rictor
Depressivo e com tendências alcoólatras e suicidas, Julio Richter foi um dos mutantes que perdeu seus poderes após o Dia M, quando a Feiticeira Escarlate fez o gene X quase desaparecer da Terra. Enraivecido e perdido na vida, ele é encontrado por Rahne durante uma tentativa de suicídio, e acaba entrando na equipe.
Rictor posteriormente ganha seus poderes novamente, mas o que o torna uma peça de destaque na equipe, nos primeiros anos, é justamente o fato dele ser um humano normal ao lado de seres superpoderosos, o que o torna um contraponto interessantíssimo para a história.
Destrutor
Líder da segunda formação do X-Factor, Destrutor surgiu aqui, e pela primeira vez, o herói ganha o destaque necessário para sair da sombra de seu irmão, o Ciclope. Capaz de canalizar energia cósmica através do seu corpo, ele se torna um líder que tem de enfrentar todas as responsabilidades que a liderança carrega com si.
Ao lado de Polaris, ele coordena a equipe, ainda que tenha de, diversas vezes, peitar a autoridade de Valerie Cooper e do governo, mas num geral, entregando uma sólida chefia para o grupo.
M
Rica, poderosa e perfeita. Três palavras que definem bem Monet St Croix, ou apenas M. Filha de um rico Embaixador, ela ingressou na equipe investigativa de Madrox após ajudá-los a resolver um caso de assassinato.
Telepata, super-forte, capaz de voar e com um fator regenerativo acelerado, a heroína é um dos membros mais "humanos" da equipe, por possuir uma personalidade palpável e distinta. E apesar de todo seu dinheiro e sucesso, ela não se nega a ajudar seus colegas de equipe.
Layla Miller
Outra mutante que também perdeu seus poderes após o Dia M, Layla tem uma história bastante complexa. Sua versão do futuro retornou no tempo e instalou em sua versão infantil conhecimentos dos próximos oitenta anos.
Com esse conhecimento, ela se juntou ao X-Factor - algo renegado a princípio por Madrox, já que ela era uma criança -, e ajudava a equipe resolvendo problemas dos quais ela já tinha noção de que aconteceriam. Posteriormente, foi revelado que ela também era capaz de ressuscitar pessoas e animais. Sua trama movimenta basicamente grande parte dos arcos da equipe investigativa, e ela se tornou de grande valia, tanto para a equipe como um todo quanto para Jamie Madrox, que se apaixonou por ela.
Mercúrio
Ao contrário de sua irmã Wanda, Pietro nunca teve tanto destaque nos Vingadores. E suas participações pelos X-Men sempre foram bem pontuais. Foi nas duas versões do X-Factor (a do governo e a de Investigações) que o herói conseguiu ser desenvolvido psicologicamente e ter uma valia ao Universo Marvel.
Aqui, somos apresentados ao mais profundo da mente de Pietro, que sempre é arrogante e desprezível porque ele está sempre vivendo o mundo de forma mais rápida que outras pessoas. Ainda que tenha traído a equipe e tomado decisões questionáveis mais de uma vez, ele é um dos membros que mais cresce sempre que aparece na equipe.
Homem-Múltiplo
Visivelmente um dos personagens favoritos do roteirista por trás da equipe, Peter David, o Homem-Múltiplo é o herói que mais se destaca em qualquer formação do X-Factor. Alter-ego de James Madrox, ele é capaz de se replicar... porém, nem todas suas duplicatas agem conforme sua vontade.
O herói vive uma contradição literal, por ser retratado como um homem capaz de se replicar infinitamente mas ainda assim, se sentir solitário ao extremo. Ao longo de sua participação pelas equipes, pudemos acompanhar não apenas seu crescimento, mas também o de algumas de suas duplicatas, como o Padre John Maddox, que formou sua própria família e é figura constante nas histórias do X-Factor.