Os 10 melhores filmes originais do Disney Channel!

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes originais do Disney Channel!

Por Gus Fiaux

Disney Channel pode até ter ficado conhecido por suas séries originais, mas isso não significa que eles não investiram ferrenhamente na produção de filmes, sejam especiais de suas próprias séries ou histórias completamente originais!

Ao longo dos anos, a emissora produziu longas que viraram grandes fenômenos – alguns inclusive ganhando status nos cinemas. E é por isso que selecionamos os 10 melhores filmes originais do Disney Channel!

Para esta lista, só estamos contabilizando os filmes que foram lançados na emissora, excluindo lançamentos de cinema, como High School Musical 3 Hannah Montana: O Filme.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

High School Musical 2 (2007)

High School Musical foi um dos maiores fenômenos do Disney Channel. Nos anos 2000, qualquer criança sabia decoradas as letras das músicas e adorava personagens como Troy Bolton e Gabriella Montez. E High School Musical 2, lançado apenas um ano após o longa original, foi um dos responsáveis por esse sucesso.

O longa segue os alunos do East High em suas férias de verão. Todos precisam conseguir um trabalho, então acabam indo ao resort comandado pelos pais de Sharpay e Ryan Evans... mas lá logo se veem vítimas de uma opressão local, enquanto Sharpay parece disposta a tudo para pôr um fim no namoro de Troy e Gabriella.

Imagem de capa do item

Phineas e Ferb: O Filme - Através da 2ª Dimensão (Phineas and Ferb the Movie: Across the 2nd Dimension, 2011)

Phineas e Ferb foi uma das séries animadas mais populares e duradouras do Disney Channel. Não foi surpresa para ninguém que a emissora tenha produzido um longa-metragem especial. Na trama, os irmãos finalmente descobrem que Perry, seu ornitorrinco de estimação, é na verdade um agente secreto.

A partir daí, a dupla passa a ajudá-lo em uma grande batalha contra o Dr. Doofenshmirtz, que conseguiu abrir um portal para uma dimensão sombria e perigosa, onde todos se vestem como personagens de Matrix. O filme teve uma das maiores audiências do Disney Channel e ajudou a aumentar o público da série animada.

Imagem de capa do item

Os Feiticeiros de Waverly Place: O Filme (Wizards of Waverly Place: The Movie, 2009)

Durante toda a história de Os Feiticeiros de Waverly Place, descobrimos que os Irmãos Russo (não os diretores de Vingadores: Ultimato) precisam se enfrentar em um confronto para decidir quem será o único membro feiticeiro da família. E é justamente isso que vemos acontecendo no filme derivado da série.

O longa conquistou bastante os fãs. Os efeitos visuais utilizados foram muito bons para o nível do Disney Channel, e a história tomou contornos um pouco mais maduros do que estávamos acostumados no sitcom. Aqui, Alex Russo precisou realmente enfrentar vários dilemas morais para poder salvar sua família do esquecimento.

Imagem de capa do item

Descendentes (Descendants, 2015)

Se tem uma coisa que sempre marcou a história da Disney, essa coisa foram os contos de fadas e histórias fantásticas. Em 2015, o Disney Channel decidiu dar uma completa repaginada nesses contos, graças a Descendentes, filme que foi dirigido por Kenny Ortega - o idealizador por trás da trilogia High School Musical.

Aqui, acompanhamos quatro filhos de vilões clássicos da Disney - Mal, a filha de Malévola; Carlos, o filho de Cruella; Jay, o filho de Jafar; e Evie, a filha da Rainha Má. Juntos, eles são transferidos para um colégio frequentado pelos filhos dos príncipes e princesas... e lá eles são confrontados com a ideia de serem vilões ou não.

Imagem de capa do item

Programa de Proteção para Princesas (Princess Protection Program, 2009)

O ano era 2009. As duas grandes estrelas em ascensão da Disney eram ninguém menos que Demi Lovato e Selena Gomez, muito anos de suas carreiras consolidadas na música pop. Nada fazia mais sentido para o Disney Channel do que produzir um filme com as duas atrizes juntas, não é mesmo?

Em Programa de Proteção para Princesas, vemos a Princesa Rosalinda Montoya precisando se disfarçar como uma adolescente normal, para fugir de um golpe que ameaça seu futuro reinado. Após ser resgatada, ela precisa se enturmar com Carter Mason, uma menina rebelde. As duas começam se detestando, mas logo se tornam melhores amigas.

Imagem de capa do item

Jump In! (2007)

Após ter feito uma baita estreia em High School Musical como Chad, o melhor amigo de Troy Bolton, o ator Corbin Bleu se arriscou em um papel principal em Jump In!, filme que possuía uma trama ligeiramente similar. Porém, em vez de musicais, o jovem Izzy Duncan precisava decidir entre o boxe e outra paixão secreta: pular corda.

O filme apresenta um grande campeonato espetacular, e Izzy precisa da ajuda de Mary Thomas, uma menina muito decidida, para poder se distanciar do que os outros esperam dele, para que finalmente aceite o que ele quer da sua própria vida. O filme abriu as portas para Keke Palmer, que posteriormente ficou conhecida por séries como True Jackson e Scream Queens.

Imagem de capa do item

Teen Beach Movie (2013)

Por mais que os filmes do Disney Channel sejam bobinhos e voltados a um público mais infantil, alguns se destacam por usar muito bom humor para falar sobre alguns assuntos sérios. Em Teen Beach Movie, um casal de surfistas é magicamente transportado para um musical da década de 60, e logo precisam se adaptar à realidade da época.

Entretanto, o filme brinca com diversos aspectos interessantes da época, desde a sociedade machista à forma como os filmes musicais eram produzidos. Ao fim, eles deixam mais sua marca nos anos 60 do que os anos 60 deixam neles. Foi um dos filmes que apresentou Ross Lynch (o Harvey Kinkle de O Mundo Sombrio de Sabrina) ao mundo.

Imagem de capa do item

Camp Rock (2008)

Seguindo o sucesso de High School Musical, a Disney aproveitou para lançar Camp Rock, usando algumas estrelas em ascensão da época - Demi Lovato e os Jonas Brothers. No primeiro filme, vemos a tímida Mitchie Torres indo para um acampamento musical, onde precisa provar seu valor como cantora e compositora.

Lá ela se apaixona por Shane Gray, o líder de uma banda de rock bem popular. Juntos, eles precisam se redescobrir e afirmar suas identidades, enquanto enfrentam a inveja de alguns membros do acampamento. O longa se saiu muito bem com o público, e ainda rendeu a canção This is Me, que foi muito bem-sucedida comercialmente.

Imagem de capa do item

Halloweentown: Um Lugar Mágico (Halloweentown, 1998)

Bruxas e feiticeiras sempre foram um grande objeto de fantasia das crianças - vide o gigantesco sucesso de sagas como Harry Potter. Em 1998, o Disney Channel teve a oportunidade de trabalhar com esse tema, graças a Halloweentown: Um Lugar Mágico, um filme que acabou gerando uma franquia de longas originais da emissora.

Na trama, a jovem Marnie Piper descobre uma herança sombria: ela é descendente de uma longa linhagem de feiticeiras. Após ser cobrada por suas responsabilidades mágicas, ela precisa ir até a cidade de sua avó, Halloweentown, para salvá-la de um mal ancestral. O filme conta com a participação da fantástica Debbie Reynolds.

Imagem de capa do item

High School Musical (2006)

Em primeiro lugar, é óbvio que não podia faltar o longa que deu origem ao maior fenômeno do Disney Channel. Na trama, Troy Bolton e Gabriella Montez se conhecem e se apaixonam em uma festa de ano novo. No ano seguinte, ela vai estudar na mesma escola que ele, e os dois precisam se decidir a respeito dos estudos, do basquete ou de um musical.

As músicas de High School Musical marcaram uma geração, mas o sucesso da franquia se estendeu bem além de sua trilha sonora. O longa teve uma repercussão mundial, gerando spin-offs em vários países, além de ter tido seu terceiro filme lançado nos cinemas, comprovando o sucesso dessa saga musical.