Os 10 melhores filmes de Star Trek!

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de Star Trek!

Por Gus Fiaux

Fãs de ficção científica estão se rejubilando com a volta de uma saga fenomenal à TV: Star Trek: Discovery. E por mais que tenha surgido nas telinhas, Star Trek – ou Jornada nas Estrelas, se preferir – já teve um grande destaque nos cinemas, com mais de uma dúzia de filmes lançados até hoje.

Nessa lista, separamos os 10 melhores filmes da franquia, desde os da Série Original, passando pelos da Nova Geração e lembrando da nova trilogia reboot da franquia.

Créditos: Paramount Pictures
Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas: Generations

Começando a lista, temos um item um tanto quanto controverso entre os fãs. Lançado em 1994, Generations é o primeiro filme inspirado na Nova Geração de Jornada nas Estrelas - que por sua vez já existia desde 1987 e co-existia com os filmes da Série Original.

A ideia principal de Generations era passar o manto da geração original para a nova, comandada pelo capitão Jean-Luc Picard. A trama traz uma história cinematográfica para a franquia televisiva e, apesar de não ter conquistado muito os críticos, rendeu um bom público e foi o bastante para dar início à própria série de filmes da Nova Geração.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas: O Filme

Tendo ido ao ar por três anos, de 1966 a 1969, Jornada nas Estrelas deixou saudades nos fãs, que retornariam uma década depois para verem o primeiro filme inspirado na série chegando aos cinemas. Com um elenco visivelmente envelhecido, Jornada nas Estrelas: O Filme continuava dando aventuras a Kirk, Spock e seus associados.

Embora tenha um ritmo bem lento e uma história que não agradou muito na época, O Filme precisa ser visto como o primeiro de uma safra. Ele foi bom ao trazer o espírito de Trek para os cinemas, abordando questões mais diplomáticas e utópicas em vez do banho de ação, que sempre foi algo mais usado em outra franquia-irmã: Star Wars.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock

Seguindo de perto a história de Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, esse terceiro filme trouxe a Tripulação da Enterprise em busca de um Spock ressuscitado graças ao projeto Gênesis. E embora não seja tão interessante quanto seu antecessor ou até mesmo seu sucessor, o longa traz um sentimento especial, principalmente para os fãs de Leonard Nimoy.

Esse foi o primeiro filme dirigido pelo intérprete do amado Vulcano e é também o primeiro filme a fugir um pouco da estética da série televisiva - algo que foi bem criticado nos dois primeiros filmes da franquia. Além disso, é uma carta de amor ao criador da série, Gene Roddenberry, uma vez que o filme aproveita bastante da mitologia criada pelo roteirista.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa

Finalizando a "trilogia" iniciada por Ira de Khan, Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa também foi dirigido por Leonard Nimoy e é lembrado até hoje como um dos filmes mais positivos e otimistas da franquia. E em vez de explorar o espaço, o filme resolveu migrar para um ambiente bem instigante: a Terra de 1986.

Foi o primeiro filme da saga a lidar abertamente com viagem no tempo - algo que sempre foi trabalhado de forma divertida e inovadora. Aqui, é excelente ver os membros da Enterprise deslocados cerca de seis séculos de sua era original, convivendo em um ambiente muito mais hostil e absurdo. Sem dúvidas, figura como um dos filmes mais bem-humorados e divertidos da franquia.

Imagem de capa do item

Além da Escuridão: Star Trek

Partindo da nova série de filmes iniciada em 2009, Além da Escuridão: Star Trek serve como uma espécie de reboot para A Ira de Khan, invertendo alguns detalhes da história original e escalando o britânico Benedict Cumberbatch no papel do vilão megalomaníaco.

Por mais que seja um filme excelente, no que diz respeito ao seu elemento cinematográfico, Além da Escuridão é o filme mais "rejeitado" da nova trilogia, por parte dos fãs. Isso se deve às mudanças trazidas para a história de Khan e alguns elementos que fogem muito da essência de Star Trek. Ainda assim, vale a conferida, por retratar o vilão de uma forma bem humana e realista.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida

Último filme da Série Original, Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida é também um dos melhores de sua franquia. Lançado no vigésimo quinto aniversário da série, o filme serviu para apagar da memória os eventos de A Fronteira Final, filme antecessor que por pouco não destruiu a saga nos cinemas.

O filme foi dirigido com um orçamento relativamente baixo e é um dos mais "humanos" de toda a série. A história foi baseada em um argumento de Leonard Nimoy e traz paralelos importantes com a Guerra Fria. Além de tudo isso, ele tem um ponto emocional a mais por ser a última jornada do elenco original reunido.

Imagem de capa do item

Star Trek: Sem Fronteiras

Lançado no ano passado, Star Trek: Sem Fronteiras pode não ter correspondido às expectativas do estúdio e ter deixado alguns fãs temerosos devido à saída de J.J. Abrams da série. Ainda assim, o longa surpreendeu e logo se tornou um dos melhores filmes da franquia.

Aqui, seguimos a tripulação da Enterprise, que precisa lidar com um problema grave: dessa vez, eles não podem recorrer à nave. Além disso, o grupo está separado e precisa se aliar com novas figuras, como a amável Jaylah, enquanto derrotam o misterioso Krall. O filme é mais voltado para a ação e aventura, mas trouxe elementos tão ricos, visualmente falando, e um otimismo tão próprio de Star Trek que é impossível não considerá-lo um excelente filme.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato

Em Primeiro Contato, o segundo longa-metragem baseado na Nova Geração, temos o retorno dos Borgs, personagens extremamente adorados na franquia. Com um roteiro bem amarrado, a história trazia uma viagem no tempo para tentar sabotar a invenção da Dobra Espacial, o que causaria um verdadeiro transtorno no contínuo espaço-tempo.

Dirigido por Jonathan Frakes - que também interpreta o comandante William T. Riker no filme - Primeiro Contato é um longa espetacular, e o melhor da safra de A Nova Geração. Aliás, isso torna extremamente decepcionante o fato de que Insurreição e Nêmesis - os filmes seguintes - tenham sido tão aquém das expectativas.

Imagem de capa do item

Star Trek

Há alguns anos, Star Trek passou por uma grande revitalização e foi assim que a Paramount decidiu que era hora de dar uma nova roupagem à franquia nos cinemas. J.J. Abrams foi contratado e logo deu início à produção de um reboot, que acompanharia as aventuras de Kirk, Spock e Uhura mais novos.

Contudo, o filme foi brilhante em diversos aspectos - e um deles foi incorporar a necessidade do reboot à própria história. Aqui, descobrimos que essa "nova geração" vive em uma realidade alternativa causada pela viagem no tempo do Spock original - também interpretado por Leonard Nimoy. E o resultado é um filme cheio de ação que respeita à origem e ao conteúdo de Jornada nas Estrelas.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan

Encerrando a lista, nenhum outro filme poderia ocupar esse lugar com tanta honra do que Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan - até hoje eleito como o filme favorito dos fãs da franquia. O brilhantismo desse longa transcende a sua existência - ele recupera a trama de um dos episódios da Série Original e dá uma sequência inspiradora.

O filme conseguiu redimir o primeiro longa da série, que foi bem criticado na época. Além disso, ele aborda temas tão importantes como diplomacia e humanidade, que é basicamente toda a essência de Star Trek condensada em um único filme. E nem vamos falar do final emocionante envolvendo Kirk e Spock para não dar spoilers...