Os 10 melhores filmes de terror de 2019

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de terror de 2019

Por Gus Fiaux

O ano 2019 finalmente está terminando, e trouxe consigo muitos filmes de terror.

O horror foi um dos gêneros que mais se beneficiou no ano, seja nas grandes produções, nos filmes independentes, nos lançamentos americanos ou nas pérolas internacionais. E por isso, aqui listamos os 10 melhores filmes de terror do ano. 

Ah, mas vale lembrar. Por mais que, neste ano, tenhamos tido muitos filmes que “flertam” com o gênero, como Bacurau ou Parasita, estamos priorizando apenas filmes que são considerados de fato como horror – então não espere encontrar esses por aqui!

Créditos: Divulgação

Fique agora com os melhores filmes de terror de 2019!

 

Imagem de capa do item

Pequenos Monstros (Little Monsters)

2019 foi, sem a menor sombra de dúvidas, o ano de Lupita Nyong'o. A atriz se destacou muito nos cinemas, especialmente nos filmes de terror. E um de seus longas mais importantes foi Pequenos Monstros, lançado exclusivamente na Hulu.

O filme, que mistura comédia e horror na dose certa, segue Audrey Caroline uma professora que conduz seus alunos em meio a um ataque de zumbis. Ela precisa fazer de tudo para não espantar as crianças, enquanto enfrenta as hordas de mortos-vivos, ao lado de um marmanjo rabugento.

Imagem de capa do item

O Bar Luva Dourada (Der Goldene Handschuh)

Todo ano temos uma leva de filmes baseados em histórias reais, e em 2019 não foi diferente. No entanto, o filme de terror que mais se destacou nesse quesito foi O Bar Luva Dourada, uma produção franco-alemã que conta a história de um perigoso serial killer.

Fritz Honka foi conhecido por matar quatro mulheres durante a década de 70, e no filme vemos um pouco do modus operandi desse assassino. Dirigido por Fatih Akin, o filme não poupa violência e momentos grotescos de gore.

Imagem de capa do item

I Trapped the Devil

Um filme de terror americano que passou batido por muitos foi o excepcional I Trapped the Devil, que mistura elementos de horror com um suspense psicológico poderoso. O longa não chegou a estrear no Brasil, mas está disponível em diversas lojas de Video on Demand.

A história segue um homem que alega ter capturado o próprio Diabo no porão de sua casa. Após receber seu irmão e sua cunhada em casa, começa uma noite de horrores, conforme a sanidade do trio parece ser cada vez mais desafiada pelo homem enclausurado - seja ele ou não o Príncipe das Trevas.

Imagem de capa do item

Morto Não Fala

Nos últimos anos, o horror nacional tem crescido de uma forma excepcional, e em 2019 temos como exemplo o maravilhoso Morto Não Fala, de Dennison Ramalho, que fez muito barulho lá fora por ter sido lançado no streaming norte-americano Shudder.

O filme segue a história de um trabalhador de um médico legista (Daniel de Oliveira) que tem a habilidade nada comum de conversar com os cadáveres em seu necrotério. Sua vida vira de cabeça para baixo quando sua esposa é morta - e isso desencadeia uma série de momentos sinistros e diabólicos.

Imagem de capa do item

Doutor Sono (Doctor Sleep)

Stephen King teve um ano muito rico, com quatro adaptações de suas obras sendo lançadas nos cinemas e nas plataformas de streaming. Entre elas, a melhor - sem dúvidas - é Doutor Sono, que por sua vez foi dirigido por Mike Flanagan (de A Maldição da Residência Hill).

Uma continuação direta de O Iluminado - tanto o livro de King quanto do filme de Stanley Kubrick -, o filme de terror segue de perto a vida de Dan Torrance, que depois de adulto, precisa ajudar a jovem Abra a fugir de uma seita macabra que devora a "alma" de crianças iluminadas.

Imagem de capa do item

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (Scary Stories to Tell in the Dark)

Apesar de não ter lançado nenhum filme novo em 2019, Guillermo del Toro veio com tudo ao produzir *Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, o filme de terror que adapta uma série de livros infanto-juvenis de horror, publicados na década de 80.

Lidando com várias lendas urbanas e mitos dos Estados Unidos, o filme é um horror "para toda a família", mas que nunca deixa de ser sinistro e assustador. Na história, um grupo de amigos é aterrorizado depois que um livro amaldiçoado começa a contar várias histórias que preveem suas mortes.

Imagem de capa do item

O Farol (The Lighthouse)

Após ter feito uma estreia magistral com A Bruxa, em 2015, o cineasta Robert Eggers voltou com tudo no degenerado O Farol, um horror nada convencional em preto-e-branco e que conta a história de dois faroleiros no final do Século XIX.

Apesar de ainda não ter chegado ao circuito comercial brasileiro, o filme já estreou em diversos festivais pelo país, e é um dos longas mais aclamados do ano, misturando elementos de horror cósmico e lendas de marinheiros - além de contar com as brilhantes atuações de Robert Pattinson e Willem Dafoe. Sem dúvidas um dos destaques dos filmes de terror em 2019.

Imagem de capa do item

Ready or Not

Outro filme que fez muito sucesso lá fora mas sequer chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros é o divertido Ready or Not, um terrir que mostra as desventuras de uma noiva que é caçada violentamente pela inescrupulosa família de seu noivo.

O filme, estrelado por Samara Weaving e Adam Brody, desconstrói vários clichês dos filmes de horror, sempre surpreendendo o filme com reviravoltas divertidas. Além disso, é um longa com bastante sangue e gore, essencial para os fãs do gênero.

Imagem de capa do item

Midsommar: O Mal Não Espera a Noite (Midsommar)

Outro queridinho do horror independente que fez grande sucesso neste ano foi Ari Aster. Após sua estreia arrebatadora com Hereditário, no ano passado, ele retornou aos cinemas com Midsommar: O Mal Não Espera a Noite, um folk horror inspirado em filmes como O Homem de Palha.

Na trama, a jovem Dani Ardor vai com seu namorado e os amigos dele para uma vila na Suécia, onde se comemora o solstício de verão. Porém, o que começa como as férias perfeitas logo se transforma em um pesadelo, quando todos começam a morrer em um assustador ritual pagão.

Imagem de capa do item

Nós (Us)

Porém, nenhum filme de terror de 2019 foi tão espetacular quanto Nós, o segundo longa-metragem dirigido por Jordan Peele, que também estrela Lupita Nyong'o. Na trama, uma família americana começa a viver seu maior pesadelo quando encontram suas "duplicatas malignas".

Isso, é claro, é apenas o começo de uma trama muito instigante e cheia de simbologias, que envolve não apenas a família, mas todos os Estados Unidos. O filme traz a melhor atuação de Lupita em toda sua carreira - e é uma pena que a atriz provavelmente será esnobada no Oscar do ano que vem.