Os 10 melhores filmes de aventura dos anos 80!
Os 10 melhores filmes de aventura dos anos 80!
Deixa a nostalgia tomar conta de você!
A década de 80 pode não ter sido muito boa para o mundo, mas certamente rendeu alguns dos melhores exemplares da cultura pop, especialmente nos cinemas. Não é à toa que, hoje em dia, várias séries e filmes vivem da nostalgia desse período – vide Stranger Things, por exemplo.
Os anos 80 trouxeram diversos filmes memorável, especialmente no campo da fantasia e da ficção científica. Pensando nisso, resolvemos selecionar os 10 melhores filmes de aventura da década de 80, para que você possa relembrar com carinho essa época tão marcante!
Créditos: Divulgação
A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte, 1984)
Quando falamos de aventura e fantasia, não podemos esquecer de um dos exemplares mais adorados do período, que ganhou uma legião de fãs que prestigia o filme até hoje. Estamos falando de A História Sem Fim, uma produção alemã que segue o jovem e aventureiro Bastian Balthazar Bux.
O menino é um devorador ávido de livros, e um dia se vê em uma jornada fantástica por um mundo mágico, chamado Fantasia. Lá, ele precisa cumprir uma série de tarefas, que vão aumentando conforme ele lê um livro, até se tornar amigo de um dragão da sorte. O filme é baseado na obra homônima de Michael Ende.
A Lenda (Legend, 1985)
Para quem gosta de contos de fadas, A Lenda é um sucesso garantido, por mais que não tenha recebido boas críticas à época de seu lançamento. O filme segue a jornada do cavaleiro Jack (um dos primeiros papéis de Tom Cruise), enquanto ele tenta resgatar a Princesa Lili (Mia Sara) das garras do Senhor das Trevas.
O filme é cheio de criaturas mágicas saídas dos mais fantásticos contos, como elfos, fadas e unicórnios. Além disso, é um filme surpreendentemente sombrio, com destaque para a atuação de Tim Curry no papel do vilão principal. Tendo ganhado uma reputação cult, o filme é uma das obras mais memoráveis de Ridley Scott.
Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, 1986)
Mudando o cenário das aventuras fantásticas para um local mais urbano, temos um clássico dirigido por John Carpenter e protagonizado por Kurt Russell. Em Os Aventureiros do Bairro Proibido, vemos o carrancudo Jack Burton a resgatar a noiva de seu melhor amigo, Wang Chi, de bandidos de Chinatown.
Inspirado pelo cinema oriental, o filme é uma verdadeira viagem de ácido, com magos chineses usando seus poderes e serviçais que sabem lutar todos os estilos de luta possíveis. O filme é cheio de sequências marcantes, e seu título original ("Grandes problemas na pequena China") é um resumo bem satisfatório da trama.
Gremlins (1984)
Outro clássico da década de 80, Gremlins se encaixa em diversas categorias. Pode ser considerado um filme de horror, como também pode ser visto como uma comédia ou como uma aventura. O filme é sobre o adorável Gizmo, um mogwai que é dado de presente ao jovem Billy Peltzer, por seu pai inventor.
O problema é que o bichinho, por mais adorável que seja, vem com um "conjunto de regras" que precisa ser seguido à risca. Mas quando Billy se descuida e as normas são quebradas, ele "dá luz" a uma horda de Gremlins, criaturas travessas que vão fazer de tudo para transformar a cidade em que Billy vive num verdadeiro inferno.
Labirinto: A Magia do Tempo (Labyrinth, 1986)
Voltando aos mundos fantásticos, podemos citar Labirinto: A Magia do Tempo, um dos primeiros filmes de Jennifer Connelly, que estrela aqui como a adolescente Sarah, que fica cada vez mais entediada de sua vidinha normal e logo se torna alvo do malévolo Jareth, Rei dos Goblins (interpretado por David Bowie).
Jareth deseja trazer Sarah para seu reino encantado, e para isso usa seu exército de duendes para sequestrar o irmão bebê da garota. Decidida a embarcar na jornada para resgatar a criança, Sarah precisa enfrentar um labirinto encantado cheio de criaturas mágicas e ilusões que podem tirar todo o seu senso de realidade.
De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985)
Não importa o tema, qualquer lista dos anos 80 que não fale de De Volta para o Futuro está errada. O filme se tornou um clássico, gerando uma trilogia que até hoje é amada e referenciada pelos fãs, e tudo começou com a aventura temporal de Marty McFly, que ao entrar numa máquina do tempo, parou no ano de 1955.
Lá, Marty precisa evitar o máximo causar mudanças no tempo, para que não destrua seu futuro. Ele chega ao ponto de quase deixar de existir, porque sua mãe acaba se apaixonando por ele, em vez de se apaixonar por seu pai (sim, é bizarro numa ótica atual). É um clássico atemporal que eternizou Marty e o maluco Dr. Emmett Brown.
A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987)
Dirigido por Rob Reiner, o clássico A Princesa Prometida, de 1987, é um filme obrigatório quando falamos de romance e aventura. O longa discorre a jornada de Westley, um fazendeiro comum que precisa viajar o mundo para resgatar a bela Buttercup, que se mete em uma quantidade inimaginável de desventuras.
O mais interessante sobre A Princesa Prometida é que a trama principal do filme é contada por um avô ao seu neto, o que cria uma atmosfera ainda maior de fantasia e fábula. Cheio de cenas memoráveis e uma trilha sonora inesquecível, esse clássico dos anos 80 é nostalgia pura.
Os Goonies (The Goonies, 1985)
Quando crianças se reúnem, podemos ter certeza que a aventura é garantida. Especialmente se isso envolver um tesouro secreto e uma caverna cheia de bandidos. Pois bem, isso é o que torna Os Goonies um dos filmes mais relembrados da década de 80, além de ter apresentado astros como Sean Astin e Josh Brolin.
Na trama, um grupo de garotos auto-denominados "Goonies" partem em uma aventura em busca de um lendário tesouro. No caminho, eles começam a ser perseguidos por bandidos mafiosos, que desejam o tesouro para si. Felizmente, com a ajuda do adorável Sloth, eles conseguem passar por perigos mortais.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981)
A saga de Indiana Jones conquistou muitos fãs ao redor do mundo, por mostrar as aventuras de um explorador destemido interpretado por Harrison Ford, que passa boa parte de seu tempo se aventurando em busca de artefatos místicos e locais que são frutos da imaginação mais criativa.
Em Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro filme da franquia, vemos Indy partindo em busca da Arca da Aliança, uma das relíquias mais sagradas da história. O filme é um verdadeiro festival de aventuras do início ao fim, além de ter sido o longa que colocou o nome de Steven Spielberg definitivamente no mapa de Hollywood.
Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980)
Fantasia, ficção científica, ação e aventura. Tudo se mistura perfeitamente na saga de filmes de Star Wars, um dos maiores épicos do blockbuster contemporâneo. E para encabeçar essa lista, nenhum filme é mais digno de atenção que O Império Contra-Ataca, considerado por muitos como o melhor da saga.
O filme mostra mais das aventuras de Luke Skywalker, conforme ele parte para o treinamento Jedi com o Mestre Yoda. Além disso, vemos o Imperador e seu pupilo sombrio, Darth Vader, perseguindo a Aliança Rebelde com força total. O filme termina com um dos maiores plot twists da história do cinema.