Os 10 melhores filmes de 2024, até agora
Os 10 melhores filmes de 2024, até agora
O melhor que o ano de 2024 entregou até agora no cinema!
Seja em partidas de tênis ou em areias escaldantes, o cinema anda impressionando em 2024 com excelentes surpresas. Tem coisa boa para todos os gostos e idades, então nada mais justo do que olharmos para trás – afinal, metade do ano já foi – e relembrarmos os filmes que nos conquistaram graças a uma baita qualidade.
Assim, nesta lista, selecionamos os 10 melhores filmes de 2024 até agora. Mas atenção: para a criação da lista, foram considerados apenas filmes que já estrearam nos cinemas brasileiros este ano. Considerações feitas, vamos lá!
Rivais
Um dos principais fenômenos de 2024, o filme Rivais fez todo mundo querer ir para uma quadra jogar tênis (ou viver um intenso triângulo amoroso). Com direção de Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), o longa estrelado por Zendaya (Euphoria), Josh O'Connor (The Crown) e Mike Faist (Amor, Sublime Amor) usou o esporte para destrinchar uma complicada relação entre três pessoas, explorando como o poder e o sexo podem influenciar o comportamento humano.
Na trama, acompanhamos a história de Tashi (Zendaya), uma tenista prodígio que acabou se tornando treinadora de seu então marido Art (Mike Faist), um jogador que saiu da mediocridade apenas para se tornar um famoso campeão de tênis. Até que Art para do outro lado da rede de Patrick (Josh O’Connor), seu ex-melhor amigo e ex-namorado de Tashi que passa por um momento difícil na carreira. O reencontro reacende antigas rivalidades, colocando os três cara a cara com o passado e seus desejos reprimidos.
Duna: Parte 2
Com retorno de Denis Villeneuve (A Chegada) à direção, Duna: Parte 2 foi mais um grande destaque do cinema em 2024. O longa chegou às telonas no final de fevereiro apenas para se tornar um dos filmes mais lucrativos do ano, conquistando a grande maioria do público que foi aos cinemas para assisti-lo.
Inspirado na clássica saga literária escrita por Frank Herbert, Duna: Parte 2 deu continuidade aos eventos narrados em Duna (2021), expandindo o universo da franquia com visuais ainda mais impressionantes e performances arrebatadoras, com tempo ainda para explorar a construção de uma lenda messiânica.
Na trama, Paul Atreides (Timothée Chalamet) finalmente se une aos Fremen, enquanto busca vingança por aqueles que destruíram sua família e ainda precisa lidar com a escolha entre seu destino ou seu amor por Chani (Zendaya).
Divertida Mente 2
Chegando aos cinemas quase uma década após o lançamento do primeiro filme, Divertida Mente 2 mal estreou mas já é seguro dizer que a nova animação da Pixar é uma das melhores produções cinematográficas do ano. Com direção de Kelsey Mann (O Bom Dinossauro), o longa-metragem foi o primeiro filme de 2024 a ultrapassar o marco de US$ 1 bilhão arrecadado em bilheteria mundial, um ponto de virada para o estúdio, já que ele vinha enfrentando uma crise considerável nos últimos anos.
Em Divertida Mente 2, Riley agora enfrenta a tão temida adolescência, que coloca a sala de controle de sua mente em um verdadeiro caos. Assim como a jovem enfrenta novas sensações, as queridas emoções Alegria, Raiva, Medo, Nojinho e Tristeza também precisam se adaptar às novidades com a chegada de sentimentos novos, como a Ansiedade, uma emoção complexa e agitada que faz todos passarem por apuros.
Furiosa: Uma Saga Mad Max
Spin-off de Mad Max: Estrada da Fúria (2015), o filme Furiosa: Uma Saga Mad Max é a prova de que produções derivadas podem ser tão boas – ou ainda melhores – quanto seus originais. Com retorno de George Miller (Mad Max) como diretor, o longa-metragem estrelado por Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha) expandiu o universo da franquia com uma história de origem complexa e eletrizante, apoiando-se em excelentes coreografias de ação e visuais impressionantes.
Furiosa: Uma Saga Mad Max acompanha a jornada da jovem Furiosa (Anya Taylor-Joy), personagem interpretada por Charlize Theron (Atômica) em Mad Max: Estrada da Fúria. Na trama, conhecemos mais do passado da guerreira, quando ela é raptada por uma horda de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra Dementus (Chris Hemsworth) e acaba parando no meio de uma guerra entre gangues. Determinada a voltar para a casa, custe o que custar, Furiosa embarca em uma jornada perigosa pelos desertos de Wasteland.
A Primeira Profecia
O terror também produziu muita coisa boa em 2024, como o surpreendente A Primeira Profecia. Prelúdio do clássico A Profecia (1976), o filme dirigido por Arkasha Stevenson (Channel Zero, Legion), sua estreia na direção de longas-metragens, é muito mais do que um simples derivado, trazendo reflexões atuais sobre o controle e a violência contra corpos femininos, enquanto aborda a concepção do anticristo.
Com a brasileira Sônia Braga (Dona Flor e Seus Dois Maridos, Aquarius) no elenco, A Primeira Profecia acompanha Margaret (Nell Tiger Free), uma jovem americana que é enviada a Roma para servir a Igreja. Mas o que parecia ser uma jornada de paz acaba se transformando em um terrível pesadelo à medida que ela passa a questionar sua fé com a descoberta de uma conspiração macabra que planeja colocar o anticristo no mundo.
Assassino Por Acaso
Outro filme excelente lançado em 2024 foi Assassino Por Acaso, comédia dirigida por Richard Linklater (Trilogia do Antes) que aproveitou todo o carisma de Glen Powell (Todos Menos Você) e Adria Arjona (Andor) para contar uma história divertida e revigorante que, com certeza, vai te fazer rir com piadas inteligentes e momentos absurdos.
Em Assassino Por Acaso, Gary Johnson (Glen Powell) vive uma vida dupla entre seus afazeres como um professor entediante e um assassino de aluguel que, na verdade, só está trabalhando em conjunto com a polícia para capturar pessoas que procuram por tais serviços. Sempre seguindo à risca os protocolos do trabalho, esse cenário muda quando uma mulher desesperada para fugir do marido abusivo o contrata para fazer o trabalho sujo, fazendo com que ele se apaixone por ela e ainda ocasione situações inusitadas.
Guerra Civil
Estrelado por Kirsten Dunst (As Virgens Suicidas) e Wagner Moura (Tropa de Elite, Narcos), Guerra Civil é mais um grande destaque do primeiro semestre de 2024 no cinema. O filme do diretor Alex Garland (Ex_Machina: Instinto Artificial) reflete sobre temáticas políticas atuais usando como pano de fundo um Estados Unidos distópico e dividido por uma intensa guerra civil.
Na trama, acompanhamos um grupo de jornalistas da Reuters que embarcam em uma road trip perigosa para chegar a Washington D.C.. O objetivo dos repórteres é conseguir um furo de reportagem com o Presidente antes que a oposição o tire do poder. Usando registros fotográficos para compor a narrativa, Guerra Civil explora as consequências de vivermos em uma sociedade polarizada.
Fúria Primitiva
Dirigido e estrelado por Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário?), Fúria Primitiva é mais uma surpresa de 2024 que merece ser mencionada. Com uma atmosfera similar a de John Wick, o filme fez sucesso entre o público por apresentar um ótimo thriller e ainda consolidar a estreia de Patel na direção de longas-metragens.
Em Fúria Primitiva, um homem ganha a vida participando de um clube da luta brutal usando uma máscara de gorila. Até que, após anos de raiva acumulada, ele encontra uma maneira de se infiltrar na elite, colocando em prática um plano de vingança para acertar as contas com aqueles que lhe tiraram tudo.
Um Lugar Silencioso: Dia Um
Primeira produção derivada da franquia Um Lugar Silencioso, a prequel Um Lugar Silencioso: Dia Um chegou aos cinemas recentemente com um ótimo drama existencialista estrelado por Lupita Nyong'o (Nós) e Joseph Quinn (Stranger Things), que expandiu a saga com novos personagens e mais detalhes sobre as origens do cenário apocalíptico que conhecemos nos dois longas anteriores.
Com direção de Michael Sarnoski (Pig), o spin-off dos filmes dirigidos por John Krasinski (The Office) explora o primeiro dia da invasão alienígena na cidade de Nova York, acompanhando a história de uma mulher que, ao lado de seu gatinho, precisa enfrentar os horrores do ataque em total silêncio.
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
Estrelado por Kristen Stewart (Spencer, Crepúsculo), o filme Love Lies Bleeding: O Amor Sangra foi mais um bom destaque de 2024 nas telonas. Dirigido por Rose Glass (Santa Maud), o longa é uma combinação entre romance, thriller e muito fisiculturismo, uma junção que culmina em uma conclusão bastante inusitada.
Na trama, Lou (Kristen Stewart) trabalha em uma academia, onde se apaixona por Jackie (Katy M. O'Brian), uma fisiculturista que sonha em ir para Las Vegas com o intuito de entrar em uma competição. Porém, à medida que o amor entre as duas aumenta, ambas acabam caindo em uma perigosa empreitada graças à família criminosa de Lou.