Os 10 melhores detetives dos quadrinhos de super-herói!
Os 10 melhores detetives dos quadrinhos de super-herói!
As primeiras histórias de super-herói vêm das histórias de detetive – afinal, o DC, de DC Comics, vem de Detective Comics – então, não é estranho ver referências aos investigadores ou, até mesmo, empregar os heróis, nas horas vagas ou não, para procurar pistas.
No fim, todos os heróis tem um pouco de detetive, xeretando a vida alheia, solucionando crimes, entrando num clima mais noir, com o ventilador de teto fazendo sombra e o cigarro queimando no cinzeiro. Aqui estão os 10 melhores detetives dos quadrinhos de super-herói, com direito a alguns casos bem curiosos.
O tema foi sugerido pelo leitor Paulo Muniz.
Batman
Um dos maiores detetives dos quadrinhos de super-herói, o Homem Morcego teve sua primeira aparição exatamente na Detective Comics, numa época menos super, mais misteriosa.
Mesmo sendo deixado de escanteio com o tempo, ofuscado com a proporção que as histórias do morcego tomaram, o talento do Batman como detetive ainda figura nos seus traços principais, como sua paranoia excessiva, com fichas e mais fichas sobre todos os outros personagens com quem se envolve, suas habilidades dedutivas e forenses a níveis CSI, além do clima noturno, noir e violento das histórias.
Jessica Jones
Em alta, atualmente, pela série da Netflix, Alias, a primeira saga da ex-Jewel nos quadrinhos, conta a história de Jessica, pós tentativa de ser super-heroína, trabalhando como Investigadora Particular. Utilizando um pouco das suas habilidades sobre-humanas no trabalho, Jones é realmente muito boa no que faz.
Tanto os quadrinhos, quanto a série, acertaram a mão na dose de referências às histórias de detetive antigas, dando um ar de filme antigo, regado a cigarros, álcool, depressão e tensão. Numa mistura do seu antigo trabalho super-heróico, as cicatrizes do trauma deixado pelo Homem-Púrpura, combinados com armadilhas, paranoias e reviravoltas, a trama da detetive Jones é obrigatória nessa lista.
Flash
A encarnação do Velocista Escarlate na pele de Barry Allen traz consigo a profissão de policial forense. Inspirando a série de tv da CW, a versão de Barry do Flash trabalhava na polícia científica quando foi atingido por um raio e levou um banho de produtos químicos em seu laboratório, dando origem aos seus poderes. Allen conhece seu principal par romântico, a repórter Iris West, em uma investigação de assassinato. Assim, o herói passa a dividir seu tempo nos dois empregos, inclusive, depois dos eventos que geraram os Novos 52, tornando-se o Flash principal, da Terra-1.
X-Factor Investigations
Com nome de reality show musical, o grupo de mutantes liderado pelo Homem-Múltiplo é, também, uma agência de investigações. XXX Investigations, que passou para X-Factor Investigations, ou XF, pela dualidade safadinha do primeiro nome, foi fundada pelo mutante James Madrox, depois de ganhar um game-show no estilo de “Quem quer ser um milionário”, permitindo, com o dinheiro, recrutar o grupo para ajudar os mutantes, após os eventos da saga Dinastia M e a dizimação da raça.
Já passaram pela agência o Strong Guy, “Fortão”, melhor amigo de Madrox, Rahne “Lupina” Sinclair, Rictor, Layla Miller, os irmãos Longshot e Shatterstar, Polaris, Destrutor, entre outros. A revista faz diversos crossovers com as tramas em acontecendo em paralelo, como Guerra Civil e Complexo de Messias, ainda que mantenha sua história mais fechada, sendo contada sempre no clima noir, cinza, urbano, das histórias de detetive.
Constantine
Saído das histórias do Monstro do Pântano, o detetive paranormal de Alan Moore, John Constantine, é um dos personagens mais icônicos da DC/Vertigo. Trazendo consigo todo o clima e desenvolvimento das histórias de mistério e terror, Hellblazer, a revista do anti-herói, é regada a cigarro, bebida, gore e todo tipo de conteúdo adulto.
Constantine aparece em várias outras histórias do universo DC/Vertigo, de Sandman ao Batman, na era Novos 52 é um dos personagens principais da Liga da Justiça Sombria. O britânico ganhou um filme, em 2005, que não agradou muito os fãs, depois uma série própria, em 2014, pela NBC, que não passou do primeiro ano. O personagem fez uma aparição na 4ª temporada de Arrow e pode voltar aparecer nas séries da CW.
Nightwing Restorations Ltda.
O duo de heroínas urbanas da Marvel, Misty Knight e Colleen Wing, além de participarem algumas vezes do “Heróis de Aluguel”, do Luke Cage e Punho de Ferro, já tiveram sua própria agência de investigações, focada, principalmente, em pessoas desaparecidas, a Nightwing Restorations Ltda. As duas se uniram pela primeira vez no final da década de 70, já trabalharam com diversos super-heróis, como o Homem Aranha, e, por fim, ganharam uma série entre 2005 e 2006. Misty Knight também está cotada para aparecer na série da Netflix do Luke Cage.
Questão
O Questão, criação de Steve Ditko, de 1967, dos heróis e anti-heróis no estilo detetive, é uma das maiores referências. Vic Sage, o jornalista investigador sem rosto, apareceu nos quadrinhos da DC pela primeira vez na saga Crise nas Infinitas Terras, após a sua primeira casa, a Charlton Comics, ser adquirida pela empresa. Agressivo e incisivo, Sage utiliza uma máscara que simula a pele para esconder o rosto, protegendo sua identidade. Na DC, estreou com uma série solo em 87, onde aprendeu artes marciais e uma filosofia mais zen.
Nos novos 52, o Questão passou o manto para Reneé Montoya, ex-policial de Gotham, presente nos quadrinhos do Batman, quando morre de câncer no pulmão, uma estratégia da empresa para renovar o personagem, por conta de seu passado envolto em polêmicas e decisões éticas duvidosas.
Rorschach
O dicotômico personagem de Alan Moore, baseado nas criações de Steve Ditko, o Questão e o Mr. A, é um dos personagens centrais da aclamada Watchmen. Usando uma mascara confeccionada como um dos desenhos de tinta do teste de Rorschach, de onde tirou seu nome, Walter Kovacs é um dos últimos vigilantes atuando no arco inicial da história. Guiado por preceitos morais extremamente bipartidos, o vigilante-investigador é extremamente violento na aplicação da sua justiça dura. Watchmen foi lançado em 1986 e ganhou prelúdios para os personagens em 2012, incluindo Rorschach, com quatro edições.
Howard, The Duck
Um dos personagens mais bizarros da Marvel, Howard, o Pato, também figura na lista de detetives. Depois da aparição no filme dos Guardiões da Galáxia, o pato de terno, criado por Stephen Gerber, na década de 70, ganhou uma coletânea com suas publicações antigas e voltou com uma nova história, com direito a sua própria salinha de Investigações Privadas em Nova York.
Howard vem de uma dimensão paralela, a Terra Pato, e ficou preso na Terra-616 depois de uma tentativa de unificação de realidades do demônio Thog. Agora, já acostumado ao mundo 616, Howard tenta ganhar a vida resolvendo crimes. Como se a coisa não pudesse ficar mais esquisita, o pato é vizinho da Mulher-Hulk.
Bobo T. Chimpanzee
Pra tirar um pouco da bizarrice de Howard, o Pato, como detetive, a DC tem o Detetive Chimpanzé há muito tempo no seu armário. Bobo foi uma criação do final da Era de Ouro dos quadrinhos, aparecendo esporadicamente nos quadrinhos do Rex, o Cão Maravilha. O Detetive Chimp voltou aparecer nas histórias na década de 80, quando voltou a ser regular, principalmente nas histórias do Lanterna Verde e do Flash. Em 2005, ganhou um papel mais visível na minissérie Dias de Vingança e suas sequências. Bobo ainda é referenciado nos quadrinhos após os Novos 52.