Os 10 melhores contos dos quadrinhos de “The Sandman”!
Os 10 melhores contos dos quadrinhos de “The Sandman”!
Em um sonho, às vezes, quando você cai, você acorda. Às vezes a queda te mata. Mas, em alguns casos, nos sonhos, quando você cai, você voa. Neil Gaiman liderou o público pelo universo do Sonhar em The Sandman, mas não é apenas a história linear da HQ que é maravilhosa.
The Sandman é recheada de contos fechados, que se aprofundam na mitologia dos sonhos e de todo mundo místico criado pelo autor na obra. Se você não conhece e quer se apaixonar ainda mais por essa trama, aqui estão os 10 melhores contos dos quadrinhos de “The Sandman”! Se sonharmos o suficiente, as impossibilidades são infinitas.
Fear of Falling - Fábulas e Reflexões
Da segunda coleção de contos da HQ, “Fear of Falling”, ou “Medo de Cair”, é uma das histórias mais famosas de The Sandman. E nem tanto por todo o enredo em si, mas pelo inspirador trecho final da narração.
Aqui, um autor de teatro está ansioso e temeroso pelos resultados de sua nova peça. Assim, em suas terras, o Sonho tenta ensinar uma lição para o rapaz, falando sobre possibilidades e os perigos e recompensas de arriscar e enfrentar situações. Não é por menos que essa é uma das mais famosas.
Soft Places - Fábulas e Reflexões
Entrando de cabeça na ideia da barreira fina entre o Sonhar e o mundo desperto, “Soft Places” – Lugares Maleáveis – é histórica. Ela mostra a jornada do lendário Marco Polo em um deserto misterioso, onde os limites entre a realidade e os sonhos são muito finos.
Ali ele encontra algumas figuras, incluindo o próprio Sonho, logo depois dele escapar de seu cativeiro nas primeiras edições da trama. Assim vemos as ligações do Sonhar com o mundo desperto e uma das brincadeiras do autor com personagens históricos.
The Parliament of Rooks - Fábulas e Reflexões
Essa é uma história mais conectada com o enredo linear de Sandman – mas nem por isso perde seu charme como conto. A trama acompanha o bebê Daniel Hall no mundo dos sonhos, quando ele encontra Cain, Abel, a Eva e o Matthew, que contam pequenas histórias para o pequenino.
Temos a descrição das três esposas de Adão, como Cain e Abel chegaram até o Sonhar e, enfim, a história que dá nome ao conto, sobre o “Parlamento dos Corvos”. Sensacional para quem quer entender um pouco mais sobre o universo do sonho e se divertir um pouco com as ótimas referências e contos do autor.
Ramadan - Fábulas e Reflexões
Com inspiração vinda diretamente de “Mil e Uma Noites”, Ramadan conta um conto fantástico. Somos apresentados à brilhante cidade de Bagdá, liderada pelo Califa Harun al-Rashid e sua incrível evolução e cultura.
Temendo o declínio de sua cidade perfeita, o Califa procura a ajuda do Sonho para preservar a brilhante Baghdad. O resto é história para outra hora.
A Dream of a Thousand Cats - Terra dos Sonhos
Mas se é para pegar o melhor lado de Neil Gaiman, não tem conto melhor em The Sandman que “Um sonho de mil gatos”. Somos transportados para a visão de um pequeno filhote de gato que vai ouvir, junto de uma multidão de outros felinos, a história de uma viajante.
A gata siamesa conta sua jornada de encontro com o “Gato dos Sonhos” – o Sonho para os gatos – e como foi iluminada com uma verdade terrível, mas, ao mesmo tempo, esperançosa para o futuro dos gatos. É uma trama simples, mas profunda, tocante e envolta no melhor do místico que o Sonhar tem a oferecer.
Sonhos de uma noite de verão - Terra dos Sonhos
O Sonho e William Shakespeare possuem uma relação interessante no decorrer da HQ.
Em “Sonhos de uma noite de verão”, o conto da vez mostra Shakespeare cumprindo uma parte do trato que fez com Morfeu, apresentando a peça do título para o mágico povo Fada.
Uma mistura de mitologia, história e fantasia simplesmente incrível.
Façade - Terra dos Sonhos
Muita gente esquece, mas The Sandman faz parte da DC Comics/Vertigo. Várias vezes somos lembrados disso ao decorrer da história, com a aparição de alguns personagens. Em Façade, no entanto, seguimos o destino de uma heroína da DC dentro do universo Sandman.
Assim, acompanhamos a triste história da Moça-Elemento, aposentada da vida heroica e tentando sobreviver com suas limitações. A edição inclui também uma participação da Morte, irmã do Sonho.
A Tale of Two Cities - Fim dos Mundos
Se seu gosto pende mais para o lado assustador dos sonhos, “Um conto de Duas Cidades” é o melhor para você. Nessa história, vemos um lado Lovecraft de Neil Gaiman, quando ele discorre sobre um homem que se descobre preso no sonho da cidade onde ele vive.
O legal desse conto é como ele lida com algo tão absurdamente assustador quanto o “sonho de uma cidade” e suas consequências na psique do protagonista.
The Golden Boy - Fim dos Mundos
Mais um que faz referências aos quadrinhos DC! Sendo mais específico, Watchmen. Em Garoto de Ouro, vemos o conto de uma realidade alternativa onde o jovem Prez Rickard assume a presidência dos EUA.
Rickard é mostrado como o presidente perfeito, porém sua administração é ameaçada pelo bizarro Chefe Smiley, um ser assustador que possui a cabeça deformada em um símbolo de “Smile”, que controla o planeta por baixo dos panos.
Exile - O Despertar
Enfim, das últimas edições de The Sandman, mais um conto incrível. “Exílio” volta a explorar a ideia dos “lugares maleáveis”, quando um conselheiro do Imperador da China se perde no deserto e acaba no limite entre o Sonhar e o mundo desperto.
Mais que os “lugares maleáveis”, Exílio explora o lado histórico do Sonho, a relação dos gatos com o Morfeu e se liga ao desenrolar final da trama.