Os 10 melhores Animais Fantásticos do universo de Harry Potter!
Os 10 melhores Animais Fantásticos do universo de Harry Potter!
O universo criado por J.K. Rowling é vasto e fascinante o suficiente para ter sua própria mitologia no que diz respeito aos seres que o habitam. Em breve, veremos uma maior exploração desse universo em Animais Fantásticos e Onde Habitam, e aqui listamos os dez melhores animais apresentados no mundo mágico de Harry Potter.
Como não podia deixar de ser, temos que listar algumas menções honrosas para essa lista: os Centauros, as Fadas Mordentes, Unicórnios os Explosivins, Veelas, Elfos Domésticos, Vampiros e Gnomos aqui ficam registrados, ainda que alguns deles – como os Elfos Domésticos e os Vampiros não estejam listados no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam – assim como alguns itens listados a seguir:
Bicho-Papão
Criaturas sem um formato físico fixo - quando expostas em público -, os Bichos-Papões são seres que se alimentam do medo. Para isso, eles tem a capacidade inteligentíssima de assumir a forma do maior medo de uma pessoa.
Isso os torna perigosos em casos onde as pessoas são dominadas por seu próprio medo, como é o caso de Molly Weasley, que via toda sua família morrendo ao ser confrontada por um Bicho-Papão. A única forma de derrotá-lo é através do riso, que o confunde e enfraquece.
Acromântula
Tirem os aracnofóbicos da sala! Acromântulas são aranhas gigantescas, cujo tamanho pode ser medido em metros.
O maior exemplo de uma acromântula na saga é Aragogue, criada como um animal de estimação e amigo de Hagrid. Esses seres são famintos e tem como principal inimigo o basilisco.
Sereianos e Grindylows
Ambos seres de vida aquática, eles vivem em comunidades submersas, e evitam fazer contato com o mundo da superfície. Sereianos é o nome do povo que engloba as sereias e os tritões, seres extremamente temperamentais e que buscam maior isolamento.
Já o Grindylow é uma espécie de demônio aquático, quase sempre irracional e que ataca perigosamente em bandos.
Testrálios
Criaturas extremamente fascinantes, os Testrálios são seres que só podem ser vistos por quem já encarou a morte.
Tratam-se de grandes figuras equestres esqueléticas e aladas, com uma aparência verdadeiramente assustadora. Apesar disso, são seres dóceis e extremamente úteis.
Lobisomens
O grande diferencial dos lobisomens reside no fato de que são seres humanos que acabam se transformando em criaturas irracionais e extremamente violentas.
Para se transformar em lobisomem, é necessário ter sido atacado por um. Com sorte, o passar dos anos evoluiu o conhecimento da magia, de modo que algumas poções podem enfraquecer os efeitos licantropos.
Basilisco
Extremamente letais e criados, normalmente, por bruxos das trevas, os basiliscos são grandes serpentes nascidas de ovos de galinha chocados por rãs. Seu olhar causa morte instantânea, e suas presas são impregnadas com um veneno letal.
Ainda assim, esses seres possuem algumas fraquezas, dentre as quais se destaca o canto do galo, que lhe é mortal.
Hipogrifo
Diferente dos Grifos, que possuem cabeça de águia e corpo de leão, um Hipogrifo, apesar de manter a cabeça de águia, possui um corpo mais similar ao de um cavalo. São criaturas temperamentais e que podem ser domesticadas, apesar disso requerer cautela.
Os Hipogrifos são seres um tanto quanto incompreendidos e tachados como violentos, mas, se tratados com o devido respeito, são dóceis e fiéis.
Dementadores
Seres malignos e facilmente associados ao lado das trevas - apesar de terem sido utilizados, durante muito tempo, como os guardas de Azkaban, a maior prisão dos bruxos -, dementadores se alimentam de sentimentos negativos e são extremamente perigosos.
Seres esqueléticos e flutuantes com grandes capuzes negros, o dementador suga toda a felicidade de uma pessoa, e quando se aproxima o suficiente, pode dar o Beijo do Dementador, mantendo a vítima viva, porém, sem alma. A forma mais eficiente de derrotá-los é através do feitiço do patrono.
Dragões
Violentos e perigosos, quase indomesticáveis, os dragões representam os seres mitológicos que já conhecemos há tempos.
Divididos em diversas raças diferentes, eles são encontrados em todo o mundo, podendo voar e cuspir fogo. São quase indestrutíveis, devido a sua pele impenetrável, mas possuem diversas propriedades mágicas. Seu sangue é extremamente valioso, e seu coração produz um dos componentes necessários para a manufaturação de uma varinha mágica.
Fênix
Apesar de encontrarmos alguns animais que são tão poderosos, como os Unicórnios e Dragões, nenhum deles se compara à Fênix. A pena de sua cauda também fornece o núcleo de varinhas mágicas, mas sua utilidade não para por aí.
São animais que renascem das cinzas, após terem morrido. São fieis aos seus donos, e podem carregar cargas muito pesadas. Além disso, suas lágrimas possuem habilidades curativas. Sua canção inspira a pureza no coração e coragem, e além disso, ela também pode desaparecer em um lugar e aparecer em outro, de modo similar à aparatação dos bruxos.