Os 10 maiores inimigos do Capitão América nos quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 10 maiores inimigos do Capitão América nos quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

Hoje nós vamos falar sobre os 10 maiores inimigos do Capitão América nos quadrinhos! Assim como o herói, seus arque-inimigos são, em partes, mais simbólicos que os de outros personagens, quando, em sua maioria, possuem uma base mais política.

Imagem de capa do item

Batroc

Começando por um mercenário francês treinado na arte marcial Savate. Georges Batroc geralmente aparece nas histórias do Capitão contratado por outro vilão, porém não deve ser subestimado.

Na verdade, ele considera uma “honra” que Steve Rogers conheça seu "trabalho". Seu episódio principal é quando ele é contratado pela HIDRA para sequestrar a Sharon Carter.

Imagem de capa do item

Treinador

O Treinador é um dos inimigos mais perigosos do Capitão, quando suas técnicas lhe permitiram lutar de igual para igual contra o herói e o Homem de Ferro ao mesmo tempo.

Ele possui a habilidade de copiar o estilo de luta de qualquer combatente apenas observando, aprendendo os movimentos de vários Vingadores.

A princípio, depois de um tempo como um criminoso comum, ele usou seu conhecimento para treinar outros aspirantes ao crime.

Imagem de capa do item

Ossos-Cruzados

Aprendiz do Treinador – e um de seus melhores estudantes – Brock Rumlow sempre foi um talento nato para o crime. Considerado um dos vilões mais formidáveis do Capitão, ele trabalhou tanto para o Treinador, como para o Caveira Vermelha, que o batizou como Ossos-Cruzados. Depois, junto da Pecado, ele ajudou reconstruir a HIDRA.

Imagem de capa do item

Império Secreto

A organização criminosa responsável por fazer Steve Rogers desistir do manto do Capitão América por algum tempo. O Império Secreto é uma divisão da HIDRA que, a primeiro momento, serviu para distrair a S.H.I.E.L.D. dos ataques mais internos dos criminosos. As coisas complicam na segunda incursão do grupo.

Sob nova liderança, o Império tentou arruinar a reputação do Capitão. O líder dessa versão do grupo nunca foi revelado explicitamente, mas tudo leva crer que era o próprio Presidente dos Estados Unidos na época, Richard Nixon. Após a conclusão desse arco, Steve deixou seu cargo heroico para trabalhar como Nômade, desiludido com seu país e governo.

Imagem de capa do item

Madame Hidra

Criada dentro da HIDRA, protegida do Comandante Kraken, a Madame Hidra está entre as vilãs mais clássicas do Capitão e da S.H.I.E.L.D.

Por algum tempo ela também usou o codinome Víbora, quando Madame Hidra a ligava diretamente com a HIDRA e, bom, isso pode ser um problema. Depois de tentar matar o Presidente e ser capturada por Steve, ela tomou ódio mortal do herói.

Imagem de capa do item

Pecado

Filha do maior vilão do Capitão América, Sinthea Schimidt seguiu perfeitamente o caminho nazista do Caveira Vermelha.

A moça foi concebida quando o Caveira resolveu que precisava de um herdeiro. Quando nasceu, depois de ficar horrorizado que era pai de uma menina, ele a colocou em uma máquina para fazê-la envelhecer rapidamente, o que lhe deu poderes.

Seguindo no caminho de seu pai, ela liderou um grupo de vilãs até ser derrotada pelo Capitão América e retornar para sua idade normal.

Capturada pela S.H.I.E.L.D., a organização tentou dar uma vida comum para a garota, mas, após a morte do Caveira, o Ossos-Cruzados a encontrou e reverteu a reprogramação feita na moça, lhe fazendo voltar para seu estado vilanesco. Depois de um tempo, ela assumiu o manto de Caveira Vermelha, enquanto seu pai ainda estava morto.

Imagem de capa do item

Arnim Zola

Mais um nazista para a lista, Arnim Zola era um bioquímico especializado em engenharia genética, trabalhando para o Caveira Vermelha e o próprio Hitler durante a Segunda Guerra.

Para sobreviver para atormentar o Capitão em suas aventuras modernas, Arnim transferiu sua mente para um corpo robótico.

Imagem de capa do item

Barão Von Strucker

Chegamos ao topo do esquadrão nazista, com um dos líderes da HIDRA, o Barão Von Strucker. Seu primeiro encontro com o Capitão foi em 1941, pouco depois do Steve se tornar herói.

O embate aconteceu em Madripoor, quando Strucker estava auxiliando o Tentáculo, que tentava transformar Natasha Romanoff – que ainda não era a Viúva Negra – em sua mestre assassina. O vilão sobreviveu ao hiato do Capitão usando uma fórmula similar a Fórmula do Infinito do Nick Fury.

Imagem de capa do item

Barão Zemo

Heinrich e Helmut Zemo, os dois Barões Zemo do Universo Marvel. Heinrich veio direto do exército nazista, durante a Segunda Guerra, notório por sua inteligência e sadismo.

Sua reputação cresceu tanto que ele chegou rivalizar com o Caveira Vermelha, que armou uma emboscada para o colega de vilania entregando sua localização para o Capitão América. É nesse evento que o Bucky é tido como morto e o Steve é congelado, entrando em animação suspensa.

O primeiro Zemo viveu até a volta de Steve, quando continuou sua cruzada contra o herói. Ele morreu durante uma de suas emboscadas preparadas para o Capitão, em um deslizamento de pedras. O herdeiro Zemo, Helmut, é filho de Heinrich e assumiu o manto para vingar seu pai.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

O maior vilão do Capitão América, figurando entre os maiores antagonistas de todo o Universo Marvel, o Caveira Vermelha é visto por alguns como uma espécie de encarnação do mal. Protegido do próprio Hitler desde muito novo, ele recebeu seu codinome e a máscara de Caveira dos nazistas.

Ele e o Capitão são inimigos desde o princípio, quando o Caveira é um ícone contrário a tudo o que o Steve representa. Com o tempo, o vilão morreu, voltou, teve sua filha, trocou de corpo e causou todo tipo de destruição e calamidade no mundo e na vida de Rogers.

Imagem de capa do item

Bônus: Adolf Hitler

Obviamente, a maioria desses inimigos nem existiria se não fosse ele, o líder nazista, primeira figura a levar um soco do Capitão América, Adolf Hitler.

Já tentaram ressuscitá-lo, transferir sua consciência para outro corpo, clonagem, etc. Os fantasmas do nazismo e do fascismo permanecem até hoje nas histórias do Capitão e, infelizmente, no mundo real.