Os 10 maiores atores na arte da captura de movimentos e uso de trajes nas telonas!
Os 10 maiores atores na arte da captura de movimentos e uso de trajes nas telonas!
Atuar pode ser mais duro do que parece. Agora, imagine atuar com centenas de pontos de captura de movimento colados ao seu corpo ou usando uma roupa gigante de borracha. Existem atores que decidiram se dedicar exclusivamente à essa arte e apesar de fazer um grande trabalho, quase nunca são lembrados.
Aqui estão alguns deles em uma lista adaptada da Mandatory!
Ian Whyte
Depois de nove anos se dedicando ao basquete profissional, Ian Whyte decidiu arriscar um esporte mais perigoso ao aparecer no criticado "Alien vs. Predador". Whyte interpretou diversos Predadores, mudando os detalhes de sua roupa durante todo o dia.
Sua performance durante as gravações agradou e ele foi convidado para retornar como o Engenheiro em "Prometheus". Apesar dos filmes em que o ator trabalhou terem ficado abaixo da qualidade de suas franquias, a atuação de Ian Whyte foi assustadora.
Hoje, o ator encarna diversos papeis em Game of Thrones. Já foi um White Walker, Gregor Clegane e, mais recentemente, um Gigante.
John Alexander
Desde sua estreia em 1984 todos os diretores sabem que quando precisam de um macaco podem chamar John Alexander.
Bailarino e acrobata desde a infância, Alexander participou de uma audição para o filme "Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da selva" e desde então se tornou um dos atores mais requisitados em Hollywood. Ele atuou em "Nas Montanhas dos Gorilas", "Poderoso Joe", "Planeta dos Macacos" e incontáveis comerciais de TV que um cara vestido de gorila pode fazer.
Fora do universo dos macacos, Alexander esteve nos dois primeiros "MIB: Homens de Preto" e em "Hellboy II: O Exército Dourado".
Brian Steele
Brian Steele começou sua carreira como o Frankenstein do parque temático da Universal, mas não demorou muito para que ele fosse chamado para substituir Kevin Peter Hall na franquia "Um Hóspede do Barulho".
Com uma performance energética, os diretores voltaram seus olhos para o ator. Talvez seu ápice tenha sido como o demônio Sammael em "Hellboy", mas ele também já esteve em "Anjos da Noite", "Avatar", "O Exterminador do Futuro" e "Predadores".
Talvez, aqui, caiba uma menção honrosa a Ron Perlman, mas decidi não incluí-lo na lista por ter apenas dois papéis com o uso de próteses e fantasias: o próprio Hellboy e Vincent, na série "A Bela e a Fera".
Tom Woodruff Jr
Em "Aliens" James Cameron, obviamente, precisava de mais de um alien e a fantasia original era muito pesada e desajeitada para garantir a ação frenética que o diretor estava planejando.
Foi quando entrou em ação a Stan Winston Studios e o brilhante trabalho de Tom Woodruff Jr. Tom projetou e construiu todas as novas fantasias e ele o fez com uma dedicação enorme já que o próprio Tom foi quem usou as novas próteses dos aliens.
O trabalho agradou e o artista retornou em todas as sequências da franquia.
Bolaji Badejo
Tornar as grotescas criações de HR Giger realidade foi o principal problema de "Aliens". Parecia impossível encontrar um dublê que não parecesse um pênicas gigante dentro da fantasia.
A equipe já não sabia mais o que fazer quando o diretor de elenco Peter Archer encontrou o jovem estudante nigeriano Bolaji Badejo em um bar e o convidou para conhecer o estúdio.
Badejo jamais havia atuado antes e teve de passar os próximos meses aprendendo técnicas de respiração e movimentação para garantir os movimentos sinistros e ao mesmo tempo graciosos dos aliens.
A equipe foi paciente e até mesmo os atores se preocuparam em garantir um ambiente harmonioso para que Badejo pudesse aperfeiçoar seu trabalho. O resultado foi tão impressionante que a atriz Veronica Cartwright disse que quando o diretor pediu a ela que fingisse estar com medo ela admitiu que estava apavorada de verdade, pois mal conseguia olhar para Badejo em sua fantasia.
Kevin Peter Hall
Originalmente, Jean-Claude van Damme seria o Predador no filme de 1987, mas achou a fantasia muito quente e desconfortável e se negou a continuar no papel. O diretor decidiu substituí-lo por Kevin Peter Hall e seus 2 metros e 20 cm de altura!
O ex-jogador de basquete garantiu a imponência necessária para o caçador intergaláctico bater de frente com o brutamontes Arnold Schwarzenegger. O traje era realmente muito quente e por diversas vezes o ator chegava a desmaiar dentro da fantasia, mas jamais reclamou. Ele também interpretou o Predador na sequência do filme e viveu Harry em "Um Hóspede do Barulho".
Kevin morreu em 1991 por conta de uma pneumonia. O ator contraiu AIDS durante uma transfusão de sangue e seu sistema imune já estava bastante prejudicado.
Peter Mayhew
O nosso Wookie favorito é vivido por Peter Mayhew e seus modestos 2 metros e 18 cm de altura. O trabalho consistia apenas em ficar parado vestindo um carpete e usando um crossbow a laser, mas o ator inglês se comprometeu com o trabalho e passava horas no zoológico estudando o comportamento e a movimentação de grandes animais. Foi assim que ele desenvolveu os movimentos e os maneirismos de Chewbacca.
Em "O Império Contra-ataca" Mayhew estava doente e teve de ser substituído, mas nenhum outro ator conseguiu dar o ar de "realidade" que Peter transmitia ao personagem. A equipe resolveu aguardar o retorno do ator e ele teve de regravar quase todas as cenas.
Hoje, Peter visita crianças doentes nos hospitais do Texas em seu traje de Chewbacca.
Doug Jones
Alto, magro e capaz de entrar em qualquer traje.
O ator e contorcionista Doug Jones é mais conhecido por seu trabalho com Guillermo del Toro em "O Labirinto do Fauno". Jones trabalhou duro para interpretar o Fauno e Pale Man, embora ele tenha admitido que a parte mais difícil das gravações foi ter de aprender espanhol.
Jones foi o Surfista Prateado no segundo filme do Quarteto Fantástico e também esteve em "Hellboy" como Abe Sapien e no papel do gigantesco Anjo da Morte. A estrutura do personagem era tão pesada e cheia de mecanismos que o ator sofreu cortes profundos nas costas enquanto usava o traje, mas Jones não disse nada à equipe até que suas gravações estivessem finalizadas!
Andy Serkis
Acharam que tínhamos esquecido dele?
Muitos cineastas tradicionais não consideram a captura de movimentos, bem como o uso de trajes, como "atuar de verdade", mas o sucesso de Andy Serkis contradiz isso.
Sem dúvida, sua performance mais marcante tenha sido como Gollum em "O Senhor dos Anéis", papel que garantiu ao ator uma indicação ao Oscar. Mas, Serkis possui diversos outros papeis memoráveis como Capitão Haddock em "Tintin", "King Kong", "Godzilla" e Caesar, nos novos filmes da franquia "Planeta dos Macacos".
Serkis destaca-se como ator, dublador e diretor de filmes, TV e videogames!
Haruo Nakajima
Se você já assistiu "Os Sete Samurais", preste atenção em um bandido grandalhão que é retalhado por Kyuzo.
Esse é Haruo Nakajima que no mesmo ano conquistou a fama dentro de uma roupa de borracha destruindo uma maquete de Tóquio.
Nakajima foi o primeiro Godzilla e um dos mais premiados atores da Toho Company, um dos maiores estúdios do Japão. Além do monstrengo, Nakajima também interpretou King Kong e Ultraman. O ator usou o traje por 18 anos, tendo atuado em 12 filmes.
Ele resolveu se aposentar depois da morte do diretor e amigo Eiji Tsuburaya.