Os 10 heróis mais antigos das histórias em quadrinhos!

Capa da Publicação

Os 10 heróis mais antigos das histórias em quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

De lá pra cá, muitos heróis surgiram, muitos morreram, muitos foram transformados e, às vezes, esquecemos que, antes da aparição do Superman, em 1938, alguns vigilantes, não tão poderosos como o Homem de Aço, já habitavam o imaginário coletivo. Separamos aqui os 10 heróis mais antigos das histórias em quadrinhos!

Lembrando que não estamos contando as revistas pulp, quadrinhos de jornal ou outras mídias, senão teríamos aqui clássicos como o Zorro, o Conan, o Fantasma, etc. Esses ficam para outra lista.

Tema sugerido pelo leitor titilevra8_8!

Imagem de capa do item

Doutor Oculto

Dos mesmos criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, o Doutor Oculto é um dos primeiros personagens criados pelos quadrinhos da DC Comics. Com poderes como projeção astral, hipnose, ilusão e telecinese, Richard Occult surgiu em Outubro de 1935, na New Fun Comics #6.

Imagem de capa do item

Gongo

Um ano depois, pelas mãos de George Brenner, o primeiro herói mascarado dos quadrinhos foi criado. Em Novembro de 1936, na Funny Pages #6, o Gongo (ou O Relógio) surgiu como um detetive mascarado, pronto para combater o crime com diversos truques.

Imagem de capa do item

Sheena

E um pouco antes da Mulher-Maravilha fazer sua estreia, em 1941, Sheena, a Rainha das Selvas, foi criada por Will Eisner e S.M. Jerry Iger, para a Wags #1. A personagem data de 1937, podendo se comunicar e se transformar em animais e sendo uma grande lutadora.

Imagem de capa do item

Superman!

Enfim, em Junho de 1938, na capa da Action Comics #1 temos a primeira aparição do Superman, levantando o carro sobre sua cabeça. Na época, o Homem de Aço nem voava ainda. Clark é uma criação de Jerry Siegel e Joe Shuster.

Imagem de capa do item

Zatara

Na mesma Action Comics #1 também vemos a criação do pai de uma das personagens mais queridas da DC Comics quando o assunto é magia: o Zatara, que, no futuro, daria vida à Zatanna. O mágico Giovanni Zatara é uma criação de Fred Guardineer.

Imagem de capa do item

Flecha

Antes do Arqueiro Verde ajustar sua mira em 1941, outro arqueiro, pela Centaur Publications, fez seu nome. O Flecha apareceu em 1938, na Funny Pages #21, sendo a identidade secreta de Ralph Payne – que, depois de mudar de editora, se tornaria Rick Parker.

Imagem de capa do item

Vingador Escarlate

E o primeiro Vingador dos quadrinhos, na verdade, foi da DC Comics – pelo menos no nome. O Vingador Escarlate, Lee Travis, surgiu em 1938, criado por Jim Chambers, na revista Detective Comics #20. Ele é o primeiro herói mascarado da DC.

Imagem de capa do item

Namor

Em 1939 vemos nascer o primeiro mutante – pelo menos depois do retcon (e apenas em idade de publicação). Antes do Aquaman emergir na DC Comics, o primeiro Príncipe dos Oceanos foi o Namor, pela Marvel/Timely Comics, criado por Bill Everett.

Imagem de capa do item

Batman!

Maio de 1939, enfim, marca o nascimento do Homem-Morcego! O Batman, criação de Bob Kane e Bill Finger, faz sua primeira aparição em Detective Comics #27 e dele até os próprios quadrinistas estão cansados de falar – vide Alan Moore.

Imagem de capa do item

Homem-Miraculoso

Para fechar, o primeiro Wonder Man dos quadrinhos, nomeado Homem-Miraculoso por aqui, Fred Carson surgiu em 1939. Sua estreia foi na Wonder Comics #1 e seu criador é o icônico Will Eisner.