Os 10 finais mais controversos das séries de TV!
Os 10 finais mais controversos das séries de TV!
Os fãs ficaram revoltados!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Quando se lida com uma base tão fiel de fãs, é sempre bom estar pronto para qualquer tipo de reação. E isso é extremamente impactante quando falamos de séries de TV, que precisam sempre estar se atualizando para manter sua fanbase satisfeita. Porém, nada é mais letal do que um final controverso…
Nesta lista, reunimos dez séries que tiveram um final… polêmico. Algumas tiveram encerramentos ruins, enquanto outras acabaram dividindo os fãs a respeito de sua qualidade ou até mesmo de seu sentido. Aproveite para dizer se você gostou ou não do final de cada seriado apresentado aqui!
Créditos: Divulgação
Família Dinossauros
Todo mundo lembra desse clássico aclamado. Família Dinossauros ficou famosa por sua longa exibição na Band, mas também foi um sucesso nos Estados Unidos, rendendo quatro temporadas e quase setenta episódios. Contudo, as aventuras dessa família liderada por Dino da Silva Sauro acabaram de uma forma bem triste.
O último episódio, que foi ao ar em julho de 1994, mostra os dinossauros sendo responsáveis por sua própria extinção, devido à falta de cuidado com o meio ambiente. No encerramento, vimos Dino declamando seu amor à sua família, enquanto a casa começa a ser coberta por neve - dando início a uma Era Glacial.
Alf, o ETeimoso
Outra série que acaba de um fim abruptamente triste, após ter sido construída por anos de bom humor e leveza é Alf, o ETeimoso, série sobre um espirituoso alienígena que, ao "naufragar" na Terra, passa a morar com uma família de humanos - enquanto tem dificuldade em se adaptar aos hábitos terráqueos.
Contudo, o final da série é de partir o coração. Alf descobre que dois membros de sua raça, os Melmacianos, ainda estão vivos e prontos para colonizar um novo planeta. A caminho dessa nova vida, o extraterrestre é sequestrado por membros da divisão de pesquisas alienígenas do governo - e logo é mandado para uma mesa de dissecação.
How I Met Your Mother
Para uma série que passou inexplicáveis nove anos para contar a história de como Ted Mosby conheceu a mãe de seus filhos, How I Met Your Mother acabou de uma forma extremamente decepcionante para todos os fãs que esperavam entender a jornada pessoal do protagonista. E tudo começa a partir do começo da nona temporada.
A série não soube aproveitar o tempo que tinha em mãos, e acabou enrolando diversas tramas que foram tomando muito espaço. Ao fim, tiveram que produzir uma conclusão corrida, que mostrasse como a Mãe simplesmente morreu - o que fez com que Ted voltasse seus olhos para Robin, mesmo após anos em que essa relação não parecia frutífera.
Smallville: As Aventuras do Superboy
Muito antes de se tornar o Superman, o maior herói da DC Comics precisava aprender a ser Clark Kent - e ter responsabilidades com os seus poderes kryptonianos. Essa foi a premissa que carregou Smallville: As Aventuras do Superboy durante um bom tempo. Contudo, graças às dez temporadas, os fãs ficaram com o gosto da enrolação na boca.
O maior problema foi o fato da série ter demorado tanto para introduzir de vez o herói com sua alcunha clássica - e seu traje azul e vermelho. Contudo, a series finale resolveu deixar isso de lado, focando em uma história individual para, apenas nos segundos finais, mostrar Clark abrindo sua camisa e revelando um traje por baixo - que nem sequer vimos completo.
Heroes
Mesmo que tenha sido considerada extremamente promissora em sua primeira temporada, Heroes - a partir de seu terceiro ano - só desceu ladeira abaixo, em uma espiral de decisões erradas. A quarta temporada veio para assassinar a série de uma vez por todas, com uma season finale que, como poucas na lista, só é ruim por ter sido condicionada por toda uma temporada.
O fim de Heroes é considerado "chato" e "sem emoção" por fãs e críticos. O encerramento veio quase como um golpe de misericórdia, para salvar a série de uma quinta temporada ainda pior. Curiosamente, ela veio na forma da minissérie Heroes Reborn, que foi destroçada pela crítica.
Arquivo X
Assim como Heroes, temos aqui uma série cujo final posteriormente foi "descartado" devido a um revival, que veio para trazer a série de volta para o público moderno. Ainda assim, o último episódio da nona temporada de Arquivo X foi plenamente alvejado pelos fãs, revoltados com o encerramento da história de Fox Mulder e Dana Scully.
O episódio final mostrava Mulder sendo julgado por um crime. Contudo, em vez de oferecer um encerramento digno, o episódio resolveu contar, de modo expositivo, toda a mitologia da série apresentada até ali. Ao fim, Scully e Mulder fogem, o que abriu espaço para um terrível filme (Eu Quero Acreditar) e o revival, que também não foi bem-aceito pelos fãs.
Família Soprano
Considerada uma das maiores séries de todos os tempos, Família Soprano trouxe a guerra entre facções mafiosas para a televisão, em uma jornada sangrenta, violenta e com bastante espaço para a maldade inerente ao ser humano. Os fãs esperavam que o fim fosse manter esse legado vivo, especialmente com uma grande guerra no horizonte.
No entanto, o episódio final da série acabou subvertendo expectativas, e terminou de uma forma bem inusitada - que até hoje divide opiniões. Em vez de uma violenta batalha familiar, a série acaba com um jantar em um restaurante, acompanhado de fundo por Don't Stop Believin' do Journey... até que a tela fica preta, deixando tudo no ar.
Dexter
Se há um nome que deveria passar longe de qualquer série de TV, esse nome é Scott Buck. Muito antes de causar seus estragos na primeira temporada de Punho de Ferro ou em Inumanos, esse produtor havia conduzido as três últimas temporadas de Dexter, dando um terrível final à história do psicopata que matava "pelo bem".
A oitava temporada é até hoje considerada um dos pontos mais baixos da série, mas nada é tão revoltante quanto o series finale, que traz uma trama aberrantemente chata e acaba da forma mais estúpida possível: Dexter Morgan, por alguma força do destino, sobrevive a ira de um furacão... e se torna um lenhador em uma cidade distante!
Battlestar Galactica
Considerada uma das melhores séries de ficção científicas já feita, o remake de 2004 de Battlestar Galactica construiu uma intrínseca mitologia formada às bases da evolução desmedida da ciência, a política de guerra e até mesmo a religião. Ainda assim, alguns fãs ficaram razoavelmente desapontados com o final da série.
Isso porque, segundo alguns, a trama acabou deixando de lado a história do eterno conflito entre Cylons e humanos para se enraizar em uma trama mais espiritual, com uma forte noção de "destino" e a natureza cíclica das coisas, já que é revelado que a Terra foi colonizada pelos sobreviventes - e as alucinações de Gaius e Caprica Six não passavam de "anjos".
Lost
As outras podem até tentar, mas é difícil imaginar uma série de TV que tenha tido um final tão divisivo e polêmico quanto Lost - a criação suprema de J.J. Abrams. A série foi tida como uma das melhores e mais intrigantes à época de seu lançamento, mas a última temporada acabou deixando alguns fãs bem decepcionados.
O final, assim como o de Battlestar Galactica, decidiu resolver as questões deixadas em aberto de uma forma mais religiosa e espiritualizada, o que certamente revoltou parte do público. Outro problema apontado foi o fato do último episódio ter deixado mais perguntas do que dado respostas. Ainda assim, há quem defenda com unhas e dentes esse encerramento.